segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cabrália realiza II Conferência Municipal de Cultura




Aconteceu em Santa Cruz Cabrália neste sábado, dia 20, a II Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Planejar é preciso: consolidação dos planos de cultura”. O evento, promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura, reuniu cerca de duzentas pessoas no colégio Terezinha Scaramussa. Os participantes realizaram atividades, discussões e assistiram a belas apresentações durante todo o dia.

Os trabalhos foram conduzidos por Rita Xavier, diretora municipal de Cultura e por Raquel Galvão, representante cultural do Governo do Estado no Extremo Sul da Bahia, que apresentou o vídeo com a metodologia da IV Conferência Estadual de Cultura e os mediadores dos eixos temáticos. “A Conferência é muito importante, um grande passo para obtenção de políticas públicas que beneficiem o maior patrimônio cultural de Cabrália: o seu talentoso povo”, declarou a diretora municipal de Cultura.

Além de autoridades, como o vereador Luciano Monteiro (membro do Conselho Municipal de Cultura) e de secretários municipais, a conferência contou com a presença maciça de pessoas ligadas à arte e à cultura, como músicos, artesãos, dançarinos, indígenas, atores, poetas e artistas em geral.

Foram seis eixos de discussão, onde os participantes puderam debater, trocar idéias e propor políticas voltadas para a cultura local:


EIXO 01: Expressões Artísticas – Mediadora: Roberta Carneiro
EIXO 02: Patrimônio e Memória – Mediador: Sidrach Carvalho
EIXO 03: Pensamento e Leitura – Mediador: Rui Bastos
EIXO 04: Transversalidade da Cultura – Mediador: Professor Leonardo de Oliveira
EIXO 05: Gestão da Cultura – Mediadora: Ana Carolina (Lola) 
EIXO 06: Redes Produtivas e Serviços Criativos – Mediadora: Mickie

Dia da Cultura

Durante todo o dia o público se surpreendeu com cada detalhe preparado pela organização da conferência, que abriu espaço para as manifestações artísticas e culturais. Os artesãos e pintores tiveram uma área reservada onde puderam expor e vender seus trabalhos.

Para tornar o ambiente ainda mais propício para as discussões que aconteceriam ao longo da conferência, funcionários da Secretaria de Cultura estavam vestidos a caráter, representando a Chegança e a Réplica da Primeira Missa. Destaque para o homenageado da festa, senhor Benedito Costa Alves, conhecido como “Seu Jique”, que com seu trabalho incansável durante décadas, tem contribuído para manter vivas em Santa Cruz Cabrália tradições como Chegança, Bicharada, Terno de Reis e Cordão de Caboclo.

Após a solenidade de abertura, o público apreciou o espetáculo de dança do ventre com o grupo Arabesque, coordenado pela professora Amancay Ibarra. Em seguida, a bela poesia de Rui Bastos enalteceu as belezas de Santa Cruz Cabrália. O momento musical ficou por conta dos cantores Luciano Marinho e Emanuel.

Para enriquecer a programação, houve apresentação de dança indígena Pataxó “Auê” e, para finalizar o evento, apresentação musical do projeto “Ambiente  Musical”, do IASA, sob a regência da Maestrina Simone Passos e o grupo Suniatê, de Coroa Vermelha, que encantaram o público com boa música e alto nível profissional.

Na vanguarda

Para a representante do Governo do Estado, Cabrália e o prefeito Jorge Pontes estão a frente de muitos outros municípios, pois criaram a Secretária Municipal de Cultura, Comunicação e Eventos. “No Brasil ainda não existe hoje, políticas públicas voltadas para a Cultura. Tanto o Ministério de Cultura, quanto a Secretaria Estadual de Cultura, são recentes. Foi neste governo que a Cultura passou a virar pauta de fato. A Bahia sai na frente, organizando as conferências e Cabrália também, tendo a sua própria Secretaria de Cultura. Isso é muito importante, um gestor que não valoriza a Cultura Popular, não valoriza seu povo e o gestor de Cabrália sabe disso”, declarou Raquel Galvão.

Ela declarou ainda, que a Conferência é um espaço voltado para o diálogo e faz parte do sistema de Cultura, juntamente com o Fundo de Cultura e o Conselho de Cultura. “Conferências como essa, mostram o respeito e a prioridade que estamos dando a Cultura. É a chance da comunidade e o Poder Público construírem em conjunto projetos viáveis para incentivar a prática cultural. Oferecendo aos próprios artistas a chance de desenvolver seus projetos, isso é muito positivo”.

Finalizando, Raquel Galvão, informou que após as conferências municipais de Cultura, que irão acontecer em 16 cidades do Estado, ocorrerá a etapa Territorial, que na região será realizada em Porto Seguro em outubro. Já a etapa Estadual acontecerá em Vitória da Conquista, provavelmente no mês de dezembro.

O encontro foi encerrado após a escolha dos cinco delegados e seus suplentes, que representarão Santa Cruz Cabrália na Conferência Territorial de Cultura. 


Fotos Toni Ormundo

Vereador Luciano Monteiro, Castilho Andrade, Rita Xavier, Fernando Oliveira, Vinícius Tavares, Katão, Raquel Galvão

 Dança do ventre
 Rui Bastos
 Seu Jique
 Vereador Luciano Monteiro
Leitura do Regimento por Ray Rangel



 Equipe da Cultura


 Dança Indígena
 Projeto "Ambiente Musical", do IASA, encantou o público

Maestrina Simone Passos e o grupo Suniatê, de Coroa Vermelha

Espaço para exposição e venda de produtos










 Salas de discussão por eixo temático










 Delegados Eleitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário