domingo, 28 de agosto de 2011

Conferência Municipal de Assistência Social em Santa Cruz Cabrália debate políticas públicas para o setor


Aconteceu em Cabrália, na noite do dia 25 e durante todo o dia 26 de agosto no Colégio Estadual Terezinha Scaramussa, a IV Conferência Municipal de Assistência Social, que foi um sucesso e teve como tema central “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”. Na abertura do evento, que contou com cerca de 200 pessoas, foram muitas as emoções, com apresentações culturais e belos depoimentos de usuários do SUAS  em Cabrália.

O evento promovido pela prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, contou com a presença de membros do Conselho Municipal de Assistência Social, do secretariado municipal, de autoridades locais, representantes de entidades, profissionais da área e usuários, além de representantes de instituições dos serviços de assistência social, do poder público e da sociedade civil organizada, como o CMDCA.

A primeira dama e secretária Janete Pontes deu início aos trabalhos da primeira noite. Após uma bela apresentação musical do PETI, onde as crianças tocaram o hino de Cabrália com flauta, a assistente social Silvia Boa Morte realizou uma explanação sobre os serviços ofertados pela Secretaria, como o CRAS, o PETI, o Plano Municipal de Habitação, o Bolsa Família, dentre outros. "Nossa secretaria tem realizado um trabalho sério, contamos com o apoio da secretária e do prefeito Jorge Pontes e estamos à frente da maioria dos municípios da região", informou a assistente, que falou também da importância de se debater políticas e melhorias para o setor.

A programação do evento incluiu a exibição de depoimentos gravados na sede e nos distritos de Cabrália, de usuários e da equipe que trabalha na Secretaria, que emocionaram os presentes. Usuários do Bolsa Família no distrito de Ponto Central, beneficiários das casas populares, alunos do Projovem, idosos, todos manifestaram o quanto estão felizes com o atendimento, que está saindo da sede e indo ao encontro do povo. O que antes só existia no papel, neste governo é realidade e os programas estão chegando àqueles que precisam, conforme os presentes puderam ouvir das pessoas beneficiadas, que agora estão sendo atendidas pelo poder público, tanto pelos funcionários quanto pela própria secretária, que realiza constantes visitas às casas, atendendo pessoalmente as famílias e resolvendo dos casos mais simples aos mais complexos.

"É gratificante ouvir esses depoimentos, tentamos fazer o melhor e sabemos que os Programas itinerantes estão chegando a quem precisa e essa é a nossa função, levar à comunidade o auxilio que ela merece, para isso contamos com uma equipe de profissionais qualificados e capacitados. Realizamos diversas ações e esta conferência representa o compromisso da administração com o social, com a transparência e com as pessoas que precisam de atenção e carinho por parte do município", declarou Janete Pontes.

A noite foi encerrada com uma apresentação de dança do Projovem e com um coquetel e apresentação da banda de forró Trio Jesuíno.

Oficinas

O segundo dia de Conferência foi marcado por palestras e pela elaboração de propostas de políticas públicas para o setor. O evento iniciou com as falas de Rosilma Santos, coordenadora do PETI, Mônica Berreto, coordenadora do CRAS e Eliane Gonzaga, coordenadora de Habitação, que fizeram um resumo das atividades por elas executadas. Após, quatro palestras foram ministradas, representado cada eixo de discussão. O Eixo I, "Estratégias para a estruturação na gestão do trabalho no SUAS", ficou a cargo de Altemar Felberg. Já no Eixo II, "Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais, o palestrante foi Everaldo Lauritizen. O tema "Fortalecimento da participação e do controle social", foi abordado no Eixo III, por Tatiana Barreto e encerrando o Eixo IV foi "A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil, com palestra ministrada por Flaelma Almeida da Silva.

Durante a tarde, os participantes apresentaram as propostas debatidas e criadas por cada eixo de discussão e realizaram a eleição dos delegados para participar da Conferência Estadual, marcada para acontecer em setembro.

Secretários Castilho Andrade, Janete Pontes, Fernando Oliveira, Mariléia Monteiro e Katão, junto com Geraldo Pompa (Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social) e Sívia Boa Morte na tribuna de honra da Conferência
 Hino de Santa Cruz Cabrália pelo PETI


 Secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira representou o prefeito Jorge Pontes, que estava em Salvador para audiência com o governador Jaques Wagner
 A bela voz e o carisma da locutora Junara abrilhantaram ainda mais o evento


Assistente Social Sílvia Boa Morte falou sobre o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania
Depoimentos emocionados de pessoas atendidas pelo poder público, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania
 Terezinha Almeida (Secretária de Educação) e Moacir Rosa (Tesoureiro Municipal) marcaram presença no evento
 Projovem agitou o público com apresentação de Free Step
 Forró do grupo Trio Jesuíno embalou o coquetel de encerramento da primeira noite da IV Conferência de Assistência Social
Pessoas de todas as idades compareceram ao evento

SEGUNDO DIA - OFICINAS E ELEIÇÃO DE DELEGADOS
 Credenciamento começou às 7:30
 Rosilma Santos, coordenadora do PETI
 Eliane Gonzaga, coordenadora de Habitação
Mônica Berreto, coordenadora do CRAS
Eixo I - Altemar Felberg
Eixo II - Everaldo Lauritizen
Eixo III - Tatiana Barreto
Eixo IV - Flaelma Almeida da Silva
 Salas de discussão por eixo temático
  Salas de discussão por eixo temático
  Salas de discussão por eixo temático
  Salas de discussão por eixo temático
 Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sr. Geraldo Pompa assina Certificados
 Conferência reuniu alunos de cursos de graduação em Serviço Social
 Conferência reuniu alunos de curso de graduação em Serviço Social
 Apresentação das propostas de cada eixo
  Apresentação das propostas de cada eixo
  Apresentação das propostas de cada eixo
  Apresentação das propostas de cada eixo
 Eleição de Delegados
  Eleição de Delegados
  Eleição de Delegados
 Secretária Janete Pontes transmitiu mensagem do prefeito Jorge Pontes aos presentes, informando que o município acabara de ser contemplado com o mutirão de cirurgia de catarata, que acontecerá de 12 a 15 de setembro, com equipe especializada do Day Horc - mais uma conquista do governo para beneficiar a população.
 Mais votadas: Alainy Lacerda (Delegada da Sociedade Civil) e Ângela Abreu (Suplente)
 Sílvia Boa Morte: Delegada do Poder Público



Um comentário:

  1. É GRATIFICANTE E ATÉ MOTIVO DE ORGULHO SABER QUE SANTA CRUZ CABRÁLIA VEM INVESTINDO EM AÇÕES DE INCENTIVO SOCIAL, INTERAGINDO COM A COMUNIDADE EM EVENTOS COMO ESTES QUE RESULTAM EM BENEFÍCIOS PARA POPULAÇÃO QUE CARECE DE UM OLHAR CUIDADOSO PARA AS QUESTÕES DE CIDADANIA E BEM ESTAR SOCIAL. A PREFEITURA DE SANTA CRUZ CABRÁLIA E A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA, NA PESSOA DO PREFEITO JORGE PONTES E DA PRIMEIRA DAMA E SECRETÁRIA JANETE PONTES ESTÃO DE PARABÉNS EM ACREDITAREM E PROMOVEREM ESTA CONFERÊNCIA QUE TEVE A PARTICIPAÇÃO ENRIQUECEDORA, E DIGO MAIS: PRIVILEGIADOS AQUELES QUE LÁ ESTAVAM PARA SE DELEITAREM COM A MAGNÍFICA EXPLANAÇÃO DA ASSISTENTE SOCIAL SÍLVIA BOA MORTE: PERFEITA EM SUAS COLOCAÇÕES, COM UMA VISÃO VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO E DE SUA COMUNIDADE A PARTIR DA VALORIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE SEU POVO, PRIORIZANDO A POLÍTICA SOCIAL COMO BASE PARA TAL DESENVOLVIMENTO. A ASSISTENTE SOCIAL SILVIA BOA MORTE, É MERECEDORA DE TAIS ELOGIOS, NÃO SÓ PELA SUA COMPETÊNCIA E DOMÍNIO DO QUE FAZ, MAS TAMBÉM PELO EMPENHO, DEDICAÇÃO CONSTANTE PELAS CAUSAS SOCIAIS, BUSCANDO, ATRAVÉS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, O SORRISO DA SOCIEDADE SATISFEITA.

    ResponderExcluir