quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cabrália comemora aprovação do maior projeto do Extremo Sul da Bahia


Mais uma vez, a Administração Municipal do Prefeito Jorge Pontes vence a oposição e consegue aprovação do Projeto de Lei que cria o Polo Empresarial e Industrial de Cabrália

Após inúmeras tentativas de impedir que o Polo Industrial de Santa Cruz Cabrália se torne realidade, o Projeto de Lei nº 019/2011 foi votado e aprovado na última sessão da Câmara de Vereadores que aconteceu nesta terça-feira, dia 30/08.

A sessão da Câmara em que ocorreu a primeira aprovação, realizada no dia 05/07, foi anulada por ter acontecido um dia antes do prazo determinado pelo regimento interno da Câmara de Vereadores, adiando a realização deste projeto que representa uma nova alternativa de profissionalização e geração de emprego e renda para o município.

Assim como em todas as sessões referentes ao projeto de lei, a população de Cabrália e os secretários de governo compareceram em massa para acompanhar a votação desta importante iniciativa, cuja aprovação se deu por aprovação da maioria absoluta dos vereadores, causando grande satisfação do público presente e uma imensa alegria de todos.

A aprovação do projeto é uma vitória não apenas do Poder Executivo, mas de toda a população cabraliense, já que com a criação do Polo o município se coloca na dianteira do processo de crescimento econômico e tecnológico do Extremo Sul da Bahia, com a expectativa de geração de mais de 2000 empregos diretos e cerca de 4000 indiretos.

VOTAÇÃO

Votaram contra a criação do Polo os vereadores Israel Marinho/sem partido, Nicélia Carvalho/PMN e Romário Dantas (Pichula)/PMN. Votaram a favor os vereadores Luciano Monteiro/PT, Fabiano Vadão/PT, Pastor Johnson/PSC, Cacique Carajá/PR, Humberto Cachoeira/PR e Sinvaldo Viana (Vavá)/PSDB.

O Polo será instalado em Coroa Vermelha, em uma área próxima ao Loteamento Paraíso do Descobrimento.

Fotos Toni Ormundo

A favor do Polo: Vereadores Johnson Peixoto e Humberto Cachoeira
Contra o Polo: Vereadora Nicélia Carvalho



A favor do Polo: Vereador Fabiano da Glória
Contra o Polo: Vereador Israel Marinho
A favor do Polo: Vereadores Carajá e Sinvaldo Viana (Vavá)
Contra o Polo: Vereador Romário Dantas (Pichula)
A favor do Polo: Vereador Luciano Monteiro

Curso de Formação de Aquaviários capacita pescadores de Cabrália



Em uma nação como o Brasil, de dimensões continentais, com extenso litoral e com mais de noventa por cento do volume do comércio exterior processado por via marítima, é de fundamental importância criar oportunidades que capacitem os aquaviários.  A prefeitura de Cabrália sabe disso e por isso, através da Diretoria de Pesca, em parceria com a Marinha do Brasil ofereceu o Curso de Formação de Aquaviários – Módulo Especial a toda a comunidade pesqueira. O curso formou mais de 30 pescadores e foi realizado, entre os dias 22 e 26 de agosto, na Colônia de Pesca Z51, que também apoiou o evento. 

Para tal avanço, torna-se primordial atentar para a formação, aperfeiçoamento e atualização de todo pessoal que compõe as tripulações dos barcos pesqueiros e embarcações que operam nos rios e mares. Por isso o curso habilitou os participantes para pesca profissional, para auxiliar de convés e embarcações turísticas. Entre os temas debatidos no curso estavam: prática de navegação, primeiros socorros, conhecimentos em manutenção, combate a incêndio, funcionamento de embarcações. Tornando assim os aquaviários a trabalhar com segurança nos rios e mares. O curso foi encerrado com uma prova que avaliou o aproveitamento dos alunos.

A Diretoria de Pesca vem concentrando esforços para suprir a instrução e atender ao maior número possível de cursos, e o resultado é um dos setores pesqueiros mais modernos do País. “Essa habilitação é de extrema importância para que as pessoas que trabalham embarcadas estejam prontas e aptas ao mercado de trabalho na área de navegação”, declarou o diretor, Cláudio Mendes (Xepa). O diretor também fez questão de agradecer o apoio da Secretaria de Saúde e a coordenadora de Atenção Básica, Paula Aragão, que forneceu a todos o atestado médico, exigido pelo curso, de forma gratuita.

 Participantes aprendem como proceder em uma embarcação
 Secretaria de Saúde realiza exames médicos
 Curso contemplou manutenção de motores de embarcações
 Representantes da Marinha marcaram presença
 Diretor de Pesca, Xepa, aproveitou para se habilitar
 Pescadores recebem o certificado
 Participantes do curso recebem os certificados e posam para fotos

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em Cabrália

  Conselheiros Tutelares, Titulares e Suplentes, posam para foto com autoridades presentes

Os novos membros eleitos do Conselho Tutelar de Santa Cruz Cabrália tomaram posse na segunda-feira, 29 de agosto, na Câmara Municipal, em cerimônia iniciada às 21 horas, depois da realização da disputa eleitoral com participação popular ocorrida em 21 do mesmo mês.  Na solenidade de posse participaram a secretária executiva do CMDCA, Ana Carolina Pinto, representando a presidente Emília Teles; o presidente da Comissão Eleitoral, Edivan Sampaio, a secretária Desenvolvimento e Cidadania, Janete Pontes, o prefeito Jorge Pontes, além dos familiares e amigos dos conselheiros eleitos. 

Tomaram posse os Conselheiros Titulares: Eliel Oliveira Paz, Renildo Neres Cerqueira, Alainy Marley Gonçalves Lacerda, Sergio Costa Reis e Ângela Maria Figueiredo Abreu. Também foram empossados os Conselheiros Suplentes: Paulo Bonfim Leal Junior, Ivaldo José Marinho Muniz, Darlene Aparecida Teixeira Chiarelli, Kariza Chaves Souza Gusmão e Orlando Ferreira Costa. 

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, assim, de acordo com o prefeito, os Conselheiros são muito importantes para a cidade. “Gostaríamos de agradecer a todos que trabalharam na realização das eleições e parabenizar os conselheiros que irão desempenhar o importante papel de proteger e orientar as crianças e adolescentes de Cabrália”, declarou Pontes, que também lembrou que sempre lutou pelos conselheiros, em sua gestão como vereador, foi criado o projeto de Lei que garante a eles todos os direitos trabalhistas, como férias e licença maternidade.

Os demais membros da mesa aproveitaram a oportunidade para agradecer a todos que trabalharam, de forma voluntária, durante as eleições e agradeceram, especialmente, o apoio da consultora Tatiana Barreto. O conselheiro Eliel representou os demais colegas lendo o juramento, em seguida, todos os conselheiros tutelares assinaram o termo de posse e receberam seus diplomas das mãos das autoridades presentes. No encerramento da cerimônia o microfone foi aberto aos conselheiros eleitos, que fizeram a questão de usar a palavra, agradecendo a todos que votaram neles e auxiliaram a realização de um processo eleitoral democrático e transparente.

Fotografias Toni Ormundo

 Auditório estava lotado para parabenizar os novos conselheiros
 Mesa composta por Ana Carolina - CMDCA, secretária de Desenvolvimento e Cidadania, Janete Pontes, o Prefeito Jorge Pontes e Edivan Sampaio, presidente da Comissão Eleitoral,
ao lado dos conselheiros Eliel e Reninaldo
 Prefeito Jorge Pontes agradece a colaboração da equipe que realizou a Eleição
e parabeniza os conselheiros
 Secretária, que apoiou totalmente a realização das Eleições dá parbéns a todos os eleitos
 Secretária executiva do CMDCA, Ana Carolina, fez questão de deixar o seu abraço a
todos os conselheiros
 Janete Pontes entrega certificado a conselheira Alayni
 Conselheiro Renildo recebe certificado das mãos do Prefeito


domingo, 28 de agosto de 2011

Conferência Municipal de Assistência Social em Santa Cruz Cabrália debate políticas públicas para o setor


Aconteceu em Cabrália, na noite do dia 25 e durante todo o dia 26 de agosto no Colégio Estadual Terezinha Scaramussa, a IV Conferência Municipal de Assistência Social, que foi um sucesso e teve como tema central “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”. Na abertura do evento, que contou com cerca de 200 pessoas, foram muitas as emoções, com apresentações culturais e belos depoimentos de usuários do SUAS  em Cabrália.

O evento promovido pela prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, contou com a presença de membros do Conselho Municipal de Assistência Social, do secretariado municipal, de autoridades locais, representantes de entidades, profissionais da área e usuários, além de representantes de instituições dos serviços de assistência social, do poder público e da sociedade civil organizada, como o CMDCA.

A primeira dama e secretária Janete Pontes deu início aos trabalhos da primeira noite. Após uma bela apresentação musical do PETI, onde as crianças tocaram o hino de Cabrália com flauta, a assistente social Silvia Boa Morte realizou uma explanação sobre os serviços ofertados pela Secretaria, como o CRAS, o PETI, o Plano Municipal de Habitação, o Bolsa Família, dentre outros. "Nossa secretaria tem realizado um trabalho sério, contamos com o apoio da secretária e do prefeito Jorge Pontes e estamos à frente da maioria dos municípios da região", informou a assistente, que falou também da importância de se debater políticas e melhorias para o setor.

A programação do evento incluiu a exibição de depoimentos gravados na sede e nos distritos de Cabrália, de usuários e da equipe que trabalha na Secretaria, que emocionaram os presentes. Usuários do Bolsa Família no distrito de Ponto Central, beneficiários das casas populares, alunos do Projovem, idosos, todos manifestaram o quanto estão felizes com o atendimento, que está saindo da sede e indo ao encontro do povo. O que antes só existia no papel, neste governo é realidade e os programas estão chegando àqueles que precisam, conforme os presentes puderam ouvir das pessoas beneficiadas, que agora estão sendo atendidas pelo poder público, tanto pelos funcionários quanto pela própria secretária, que realiza constantes visitas às casas, atendendo pessoalmente as famílias e resolvendo dos casos mais simples aos mais complexos.

"É gratificante ouvir esses depoimentos, tentamos fazer o melhor e sabemos que os Programas itinerantes estão chegando a quem precisa e essa é a nossa função, levar à comunidade o auxilio que ela merece, para isso contamos com uma equipe de profissionais qualificados e capacitados. Realizamos diversas ações e esta conferência representa o compromisso da administração com o social, com a transparência e com as pessoas que precisam de atenção e carinho por parte do município", declarou Janete Pontes.

A noite foi encerrada com uma apresentação de dança do Projovem e com um coquetel e apresentação da banda de forró Trio Jesuíno.

Oficinas

O segundo dia de Conferência foi marcado por palestras e pela elaboração de propostas de políticas públicas para o setor. O evento iniciou com as falas de Rosilma Santos, coordenadora do PETI, Mônica Berreto, coordenadora do CRAS e Eliane Gonzaga, coordenadora de Habitação, que fizeram um resumo das atividades por elas executadas. Após, quatro palestras foram ministradas, representado cada eixo de discussão. O Eixo I, "Estratégias para a estruturação na gestão do trabalho no SUAS", ficou a cargo de Altemar Felberg. Já no Eixo II, "Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais, o palestrante foi Everaldo Lauritizen. O tema "Fortalecimento da participação e do controle social", foi abordado no Eixo III, por Tatiana Barreto e encerrando o Eixo IV foi "A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil, com palestra ministrada por Flaelma Almeida da Silva.

Durante a tarde, os participantes apresentaram as propostas debatidas e criadas por cada eixo de discussão e realizaram a eleição dos delegados para participar da Conferência Estadual, marcada para acontecer em setembro.

Secretários Castilho Andrade, Janete Pontes, Fernando Oliveira, Mariléia Monteiro e Katão, junto com Geraldo Pompa (Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social) e Sívia Boa Morte na tribuna de honra da Conferência
 Hino de Santa Cruz Cabrália pelo PETI


 Secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira representou o prefeito Jorge Pontes, que estava em Salvador para audiência com o governador Jaques Wagner
 A bela voz e o carisma da locutora Junara abrilhantaram ainda mais o evento


Assistente Social Sílvia Boa Morte falou sobre o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania
Depoimentos emocionados de pessoas atendidas pelo poder público, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania
 Terezinha Almeida (Secretária de Educação) e Moacir Rosa (Tesoureiro Municipal) marcaram presença no evento
 Projovem agitou o público com apresentação de Free Step
 Forró do grupo Trio Jesuíno embalou o coquetel de encerramento da primeira noite da IV Conferência de Assistência Social
Pessoas de todas as idades compareceram ao evento

SEGUNDO DIA - OFICINAS E ELEIÇÃO DE DELEGADOS
 Credenciamento começou às 7:30
 Rosilma Santos, coordenadora do PETI
 Eliane Gonzaga, coordenadora de Habitação
Mônica Berreto, coordenadora do CRAS
Eixo I - Altemar Felberg
Eixo II - Everaldo Lauritizen
Eixo III - Tatiana Barreto
Eixo IV - Flaelma Almeida da Silva
 Salas de discussão por eixo temático
  Salas de discussão por eixo temático
  Salas de discussão por eixo temático
  Salas de discussão por eixo temático
 Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sr. Geraldo Pompa assina Certificados
 Conferência reuniu alunos de cursos de graduação em Serviço Social
 Conferência reuniu alunos de curso de graduação em Serviço Social
 Apresentação das propostas de cada eixo
  Apresentação das propostas de cada eixo
  Apresentação das propostas de cada eixo
  Apresentação das propostas de cada eixo
 Eleição de Delegados
  Eleição de Delegados
  Eleição de Delegados
 Secretária Janete Pontes transmitiu mensagem do prefeito Jorge Pontes aos presentes, informando que o município acabara de ser contemplado com o mutirão de cirurgia de catarata, que acontecerá de 12 a 15 de setembro, com equipe especializada do Day Horc - mais uma conquista do governo para beneficiar a população.
 Mais votadas: Alainy Lacerda (Delegada da Sociedade Civil) e Ângela Abreu (Suplente)
 Sílvia Boa Morte: Delegada do Poder Público