No dia em que a Câmara de Vereadores de Cabrália aprovou lei que favorece os Empreendedores Individuais (EI), com um ano de isenção fiscal e participação em licitações públicas de até 80 mil reais, representantes do Sebrae estiveram na cidade divulgando o serviço e realizando o cadastrando os interessados. Atualmente, de acordo com Antonio Robson Araújo, gestor de orientação empresarial da entidade, Cabrália conta com 89 EI registrados e até o término do mutirão, no dia 30/11, deverá estender esse número a 200. O EI é uma iniciativa do Sebrae e conta com o apoio da Prefeitura de Cabrália.
São muitos os benefícios de quem procura se legalizar, dentre eles, ter direito à Seguridade Social (aposentadoria, pensão, licença médica e demais benefícios) pagando uma quantia mínima de impostos e sem burocracia. Com o recolhimento mensal da Previdência Social, o empreendedor passa a contar com um seguro, que garante a renda dele e de sua família em casos de doença, gravidez, prisão, morte e velhice.
Mais uma questão importante é o acesso ao crédito na rede bancária. Afinal, uma coisa é dizer ao gerente de banco que trabalha por conta própria sem poder provar, e a outra é apresentar a documentação de inscrição no Empreendedor Individual (EI), comprovando que você tem um pequeno negócio regularizado. Os bancos Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste estão abalizados a fornecer crédito para esses novos empresários. Finalmente, vender para outra empresa e até mesmo para o governo é uma nova oportunidade. Elas precisam de notas fiscais para demonstrar a operação de compra. O mesmo vale para venda ao governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário