quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cultura: Cabrália realiza 1ª Oficina Participativa do Plano de Ação para Cidades Históricas







Aconteceu nesta quarta-feira (2), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz Cabrália, a Primeira Oficina Participativa do Plano de Ação para cidades históricas. Promovido pela Secretaria de Cultura, o evento faz parte da Chamada Pública nº. 12/009, para municípios com sítios e conjuntos urbanos tombados.
O encontro reuniu pessoas e entidades ligadas à cultura, com objetivo de fazer o diagnóstico local, identificando os problemas e potencialidades das áreas urbanas de interesse patrimonial.
A Secretária de Cultura, Terezinha Almeida, fez a abertura do evento esclarecendo o que é, para que serve e qual a importância do Plano de Ação para as cidades históricas, apresentando slides explicativos e com exemplos de ações bem sucedidas em outras cidades.
Em seguida, mostrou fotos do patrimônio de Santa Cruz Cabrália, destacando a situação precária em que se encontra. Na sequência, foram exibidas imagens que revelam as potencialidades turísticas e artísticas da cidade.
O público participou da discussão apontando os problemas e sugerindo soluções para a questão da cultura e patrimônio da cidade. As informações foram listadas para elaboração do relatório de diagnóstico local, que servirá de base para o Plano de Ação de Santa Cruz Cabrália.
Após o debate, foi marcada uma nova reunião para o próximo dia 23, cumprindo o calendário estabelecido pelo Iphan, quando serão definidos os objetivos gerais e específicos, além das proposições e priorizações das ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário