segunda-feira, 14 de setembro de 2009

1º Fórum de Delegados do Orçamento Participativo







O Primeiro Fórum de Delegados do Orçamento Participativo de Santa Cruz Cabrália aconteceu neste sábado, 12, no Colégio Terezinha Scaramussa.
O encontro reuniu os Delegados eleitos em Assembléias Deliberativas nas comunidades, os quais participaram de uma capacitação sobre a elaboração do orçamento municipal, promovida pelo sociólogo José Renato Melo. A reunião contou com a presença do Prefeito Jorge Pontes, da Vice-Prefeita Professora Ozélia e dos Secretários Fernando Oliveira (Infraestrutura) e Terezinha Almeida (Cultura).
Pela manhã, os presentes puderam esclarecer dúvidas sobre a sua atuação como delegados do orçamento, além de terem a oportunidade de debater junto ao Prefeito Jorge Pontes sobre os principais problemas que o município enfrenta atualmente, como a queda da arrecadação, limpeza pública, transporte escolar, entre outros, também propondo soluções. Em seguida, foram exibidos os slides com as prioridades eleitas em cada região.
Após o almoço, o Estatuto do Orçamento Participativo de Santa Cruz Cabrália foi lido e discutido, sendo posto em votação e aprovado com algumas alterações sugeridas pelos Delegados. Conforme determinação do Estatuto, foi eleito o Conselho Municipal do Orçamento Participativo, sendo escolhidos cinco conselheiros: Adilson Ribeiro da Silva, Joilson Alcântara dos Santos, Rildo Monteiro dos Santos, Maurício Dias Brito e José Carlos da Purificação. Os suplentes são Evandro Pinheiro da Silva e Horácio Rocha Novaes Filho.
A pactuação foi feita pelo Prefeito Jorge Pontes junto com o Secretário Fernando Oliveira, que apresentaram quais serão as obras implantadas no exercício do próximo ano em cada região do Orçamento Participativo. Pela ordem de apresentação, as obras escolhidas pela população e que serão realizadas são as seguintes:
- Ponto Central: Construção de quadra poliesportiva (incentivo ao esporte, organização de campeonatos)
- Guaiú: Construção da Escola Municipal
- Santo André: Infraestrutura da saúde (construção de um posto de saúde, médicos, ambulância)
- São Miguel: Conservação de reservatórios de água e barragens
- Vila Orádia: Ampliação do Colégio Laranjeiras
- Santo Antônio: Abastecimento e qualidade da água
- Campo Verde: Resolução do problema da água
- Geraldão / Tânia: Resolução do problema da água do Geraldão
- Coroa Vermelha: Construção de um posto de saúde
- Campinho: Construção de um posto de saúde
- Centro: Aumento do número de coletores de lixo
Na próxima Assembléia, o Conselho Municipal apresentará o Plano de Investimento do OP, inserido na proposta de Lei Orçamentária Municipal para aprovação dos Delegados, que será imediatamente encaminhado à Câmara Municipal.
Conforme destacou o Prefeito, “Cabrália será um canteiro de obras”, explicando que a pactuação não significa que apenas uma obra será feita em cada região, mas alguns lugares poderão realizar duas ou até três das prioridades votadas nas reuniões deliberativas do Orçamento Participativo.

Um comentário:

  1. Parabéns pela transparência e pelo excelente trabalho feito pela equipe da comunicação! Sempre atualizandoo blog e informando o cidadão os acontecimentos de Cabrália, parabéns.
    Lola do IASA

    ResponderExcluir