


O Primeiro
Fórum de Delegados do Orçamento Participativo de Santa Cruz Cabrália aconteceu neste sábado, 12, no Colégio Terezinha Scaramussa.
O encontro reuniu os Delegados eleitos em Assembléias Deliberativas nas comunidades, os quais participaram de uma capacitação sobre a elaboração do orçamento municipal, promovida pelo sociólogo José Renato Melo. A reunião contou com a presença do Prefeito Jorge Pontes, da Vice-Prefeita Professora Ozélia e dos Secretários Fernando Oliveira (Infraestrutura) e Terezinha Almeida (Cultura).
Pela manhã, os presentes puderam esclarecer dúvidas sobre a sua atuação como delegados do orçamento, além de terem a oportunidade de debater junto ao Prefeito Jorge Pontes sobre os principais problemas que o município enfrenta atualmente, como a queda da arrecadação, limpeza pública, transporte escolar, entre outros, também propondo soluções. Em seguida, foram exibidos os slides com as prioridades eleitas em cada região.
Após o almoço, o Estatuto do Orçamento Participativo de Santa Cruz Cabrália foi lido e discutido, sendo posto em votação e aprovado com algumas alterações sugeridas pelos Delegados. Conforme determinação do Estatuto, foi eleito o Conselho Municipal do Orçamento Participativo, sendo escolhidos cinco conselheiros: Adilson Ribeiro da Silva, Joilson Alcântara dos Santos, Rildo Monteiro dos Santos, Maurício Dias Brito e José Carlos da Purificação. Os suplentes são Evandro Pinheiro da Silva e Horácio Rocha Novaes Filho.
A pactuação foi feita pelo Prefeito Jorge Pontes junto com o Secretário Fernando Oliveira, que apresentaram quais serão as obras implantadas no exercício do próximo ano em cada região do Orçamento Participativo. Pela ordem de apresentação, as obras escolhidas pela população e que serão realizadas são as seguintes:
- Ponto Central: Construção de quadra poliesportiva (incentivo ao esporte, organização de campeonatos)
- Guaiú: Construção da Escola Municipal
- Santo André: Infraestrutura da saúde (construção de um posto de saúde, médicos, ambulância)
- São Miguel: Conservação de reservatórios de água e barragens
- Vila Orádia: Ampliação do Colégio Laranjeiras
- Santo Antônio: Abastecimento e qualidade da água
- Campo Verde: Resolução do problema da água
- Geraldão / Tânia: Resolução do problema da água do Geraldão
- Coroa Vermelha: Construção de um posto de saúde
- Campinho: Construção de um posto de saúde
- Centro: Aumento do número de coletores de lixo
Na próxima Assembléia, o Conselho Municipal apresentará o Plano de Investimento do OP, inserido na proposta de Lei Orçamentária Municipal para aprovação dos Delegados, que será imediatamente encaminhado à Câmara Municipal.
Conforme destacou o Prefeito,
“Cabrália será um canteiro de obras”, explicando que a pactuação não significa que apenas uma obra será feita em cada região, mas alguns lugares poderão realizar duas ou até três das prioridades votadas nas reuniões deliberativas do Orçamento Participativo.