quinta-feira, 19 de maio de 2011

Audiência pública discute a aquisição da produção da agricultura familiar para a alimentação escolar em Cabrália



A aquisição da produção da agricultura familiar para a alimentação escolar foi tema da audiência pública que aconteceu nesta terça-feira, 17, na Casa Cabral de Belmonte. A reunião contou com a presença de agricultores, membros de associações, sindicato de trabalhadores rurais e demais representantes da sociedade civil. Além deles, compareceram a presidente da cooperativa dos agricultores de Santa Cruz Cabrália, Lucicléia Ramos, o secretário de agricultura Lannes Almeida, a secretária de educação Terezinha Almeida, a secretária de desenvolvimento e cidadania Janete Pontes e o prefeito Jorge Pontes.
Para esclarecer os agricultores sobre o passo a passo para a aquisição dos alimentos, a engenheira agrônoma Lorena Bloisi, da Secretaria de Agricultura, preparou uma apresentação detalhada, contendo ilustrações e informações sobre as exigências legais, controle de qualidade, armazenamento, transporte, formas de pagamento, entre outras.
Além da apresentação da engenheira agrônoma, houve também uma palestra com a nutricionista Fernanda Berlt, que abordou a elaboração do cardápio para as escolas e a higienização dos alimentos.
Neste momento, o público teve a oportunidade de interagir com os secretários e com o prefeito, que participaram do debate e tiraram dúvidas sobre o cumprimento da lei nº 11.947/2009, que obriga que no mínimo trinta por cento dos recursos do FNDE sejam destinados à compra dos produtos da agricultura familiar.
A prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, ofereceu todo o suporte técnico e jurídico para que os pequenos agricultores de município pudessem se organizar. Atualmente, grande parte dos produtores está organizada em cooperativas e, desta forma, em condições de cumprir as exigências da lei.
O secretário Lannes Almeida destacou a importância da organização dos pequenos produtores, pois com a cooperativa os agricultores acabam com a ação dos atravessadores, proporcionando maior lucratividade da produção.
Outro ponto que foi destacado pela secretária Terezinha Almeida é a mudança da realidade que a aplicação da lei está trazendo para Cabrália, que é o investimento dos recursos no próprio município, gerando renda no campo e melhorando ainda mais a qualidade da merenda servida às crianças. "Este é realmente o início de tempos melhores", declarou a secretária, concordando com a fala de José Carlos da Purificação, representante da Associação de Ponto Central. "Com a cooperativa, a agricultura terá muitos benefícios, como a concessão de crédito, ampliação do mercado e diversificação da produção. Não estamos aqui para fazer política partidária, mas políticas públicas que favoreçam aqueles que mais precisam", finalizou Terezinha.
O prefeito Jorge Pontes parabenizou os agricultores pela organização e falou da luta que o pequeno produtor tem enfrentado ao longo dos anos em Cabrália. Pontes destacou o trabalho do governo em prol dos trabalhadores, citando como exemplo a pesca, que está passando por um momento de revolução. "Agora é a vez da agricultura", ressaltou o prefeito, colocando as Secretarias de Educação e de Agricultura e Pesca à disposição para prestar todo apoio necessário à categoria. 

Fotos Toni Ormundo















Um comentário:

  1. Parabéns às duas secretarias. É essa a resposta que damos e daremos àqueles que não apresentam nenhuma proposta ou projeto que venham acrescentar algo de bom e produtivo ao município de Cabrália. As críticas devem existir, até mesmo para que possamos corrigir os nossos erros, mas os discursos políticos, deixemos para a hora certa.
    E viva Cabrália.

    ResponderExcluir