segunda-feira, 18 de abril de 2011

Reunião para elaboração do PPA-P é realizada em Cabrália

No dia 15/04 na Câmara de Vereadores, na cidade de Santa Cruz Cabrália, aconteceu à reunião para elaboração de propostas para composição do PPA-P – Plano Plurianual Participativo do Governo do Estado 2012 a 2015, organizada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal. Na reunião estiveram presentes lideranças comunitárias, representantes de entidades e da população, além de secretários de governo e do prefeito Jorge Pontes. O documento com as propostas será apresentado em uma reunião ampliada no dia 05/05, em Eunápolis.

A reunião teve como objetivo traçar o cronograma de trabalho para a elaboração do Plano Plurianual 2012-2015, com foco nos programas, diretrizes, ações, e metas da administração pública. A idéia foi discutir um plano de trabalho que auxilie na produção do PPA para o próximo período de governo. A elaboração do Plano Plurianual, de acordo com Melquíades Espínola, representante do Conselho de Acompanhamento do PPA-P, deve levar em conta as metas e prioridades do governo, com base na atual realidade do Estado.

Territórios incentivam a participação popular

Para Lannes Almeida, secretário de Agricultura e Pesca de Cabrália e um dos idealizadores do evento o momento vivido hoje é muito importante para o Estado, é a oportunidade de fazer valer a necessidade de todos os baianos. “Por isso é essencial pensar de forma territorial, agora começa a ficar clara a importância da criação de territórios. É a partir deles que as demandas serão encaminhadas para o Governo do Estado”, declarou o secretário, incentivador da criação do Território da Costa do Descobrimento, desmembrado do Território do Extremo Sul.

Com o que concorda Aliomar Benfica, representante do Grupo de Trabalho Territorial, segundo ele, desde o último mandato o Governo Federal tem mudado a sua política de desenvolvimento social. “Hoje pensamos o País através da territorialidade, com mais de 400 territórios fica mais fácil construir políticas públicas democráticas. O povo clamou pela participação e assim os investimentos sociais chegarão às pessoas que realmente precisam”.

Participando ativamente do evento, o prefeito fez questão de externar sua opinião sobre essa importante iniciativa. “O Brasil, e Cabrália acompanha esse processo, está deixando de ser uma democracia representativa para se tornar uma democracia participativa. O PPA-P é uma ferramenta utilizada pelo governo Wagner que dá voz ao povo, norteando os investimentos que serão feitos no Estado”, declarou Jorge Pontes, que fez questão de parabenizar os participantes da reunião que, segundo ele, despertaram para participação consciente e cidadã.

Fotografias Toni Ormundo












Nenhum comentário:

Postar um comentário