segunda-feira, 18 de abril de 2011

Beleza marca a abertura dos XI Jogos Indígenas Pataxó

Começou na sexta-feira, dia 15/04, com uma bela cerimônia de abertura, os XI Jogos Indígenas Pataxó, realizados em Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália, nem a chuva aplacou o brilho e a beleza do evento. Na oportunidade as oito etnias Pataxó, Pataxó Há Há Hae,Tupinambá, Kiriri, Tubinambá da Serra do Padreiro, Tuxa, Kaimbe, Atimku, fizeram suas apresentações. Participaram da abertura diversas autoridades, dentre as quais, o Deputado Bira Coroa, Carlos Brasileiro (secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado/ Sedes) e o prefeito Jorge Pontes.

O objetivo dos Jogos é evidenciar a cultura indígena e sua vivência, além de resgatar os esportes tradicionais e lúdicos praticados nas tribos. “Os jogos são um encontro de culturas, mostrando que os indígenas superaram os revezes da história e ainda realizam grandes eventos. É impressionante a riqueza cultural dos Jogos, que além disso também são um grande incentivo a prática esportiva”, frizou o prefeito Jorge Pontes.

Para a representante da Sedes, Carlos Brasileiro , o evento é um marco na relação dos índios com a sociedade. “Queremos estreitar essa relação, sempre nos valendo do respeito mútuo. Todos precisam respeitar a cultura, as danças e o jeito de ser dos índios”. O deputado Bira Coroa, parceiro dos índios, fez questão de registrar a emoção de participar da abertura dos jogos: “É emocionante a cerimônia e poder observar a beleza de cada equipe participante. Parabenizo a todos pela bela iniciativa”.

As equipes, estarão disputando até o dia 19/04, as modalidades esportivas de arco e flecha, arremesso de takape, corrida maracá, corrida com tora, corrida rústica, cabo de guerra, futebol e apresentação de bodoke. Participam dessa edição mais de 1200 índios. Para o cacique, Aruã, o objetivo é divulgar e demonstrar a força e importância desse povo. “O nosso maior interesse é revitalizar culturalmente os povos indígenas, além de unir as tribos”, informou o cacique.

Fotografias Toni Ormundo









Nenhum comentário:

Postar um comentário