sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia 1º de Maio: Dia do Trabalhador!

A Prefeitura e o prefeito Jorge Pontes, parabenizam todos os trabalhadores e trabalhadoras de Santa Cruz Cabrália no Dia do Trabalhador!

Os trabalhadores têm muito o que comemorar! Os avanços sociais, a diminuição da pobreza, o enfrentamento da crise e a possibilidade que muitos têm de verem garantidos seus empregos.

São milhões de brasileiros e brasileiras que puderam ver, sob o Governo do Presidente Lula, de Dilma e de Jaques Wagner, assim como no nosso, uma atenção social e também econômica.

Portanto, neste 1º de maio que todos tenham muita proteção, sejam felizes e que Deus os abençoe!

Comemorando a data será realizada no domingo (01/05), a partir das 10h, a 3ª Festa do Trabalhador de Santa Cruz Cabrália, na Praça do Povo. Participe!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Torneio Feminino de Futsal foi um sucesso

Foi realizado no último dia 23 de abril o "Torneio de Futsal Feminino da Semana do Descobrimento”, apoiado pela Prefeitura. A edição dessa competição, que aconteceu na Praça do Povo em Santa Cruz Cabrália, foi marcada pelo ótimo futsal apresentado pelas equipes, pela boa presença de público e principalmente pelo interesse das cidades que compareceram.

Participaram do torneio as seleções de Cabrália, Porto Seguro e Belmonte, a seleção de Guratinga, havia confirmado presença, mas não compareceu ao evento. “A falta da seleção de Guratinga sem aviso prévio prejudicou o andamento da competição”, declarou um dos organizadores do evento, Gill.

As equipes se enfrentaram e após inúmeras jogadas brilhantes, muitos gols, defesas e muita vibração. Foram conhecidas as equipes vencedoras:

1ª Colocada: Porto Seguro

2ª Colocada: Belmonte

3ª Colocada: Cabrália

Mas o grande premiado na verdade, com a realização desse torneio foi o futsal feminino, foram as atletas e todas as cidades que compareceram em uma demonstração de força e de amor ao esporte.

Fotografias Toni Ormundo







Réplica da Primeira Missa emociona fiéis em Cabrália

A Réplica da 1ª Missa, realizada dia 26/04, em comemoração aos 511 anos de Evangelização no Brasil, em Coroa Vermelha – Santa Cruz Cabrália, foi marcada pela emoção. A Praça do Cruzeiro, palco da Primeira Missa, estava lotada de fiéis que compareceram para assistir a apresentação teatral “O Descobrimento do Brasil”, representada pelo grupo “Filhos de Cabrália” e para assistir a missa, celebrada pelo Bispo Dom José Edson, da Diocese de Eunápolis.

A encenação da peça, que não ocorria desde o ano de 1991, agradou os presentes, resgatando a cultura local. Além da apresentação e da missa, durante a oportunidade a Diocese de Eunápolis escolheu o novo hino que marcará a comemoração dos seus 15 anos de existência. Diversas canções foram apresentadas e a escolhida foi Gotas de Cristal, da Paróquia Eunapolitana, composta por Frei Valdo.

A cerimônia, prestigiada por paróquias de toda a região, foi repleta de surpresas e homenagens, a começar pela comunidade Pataxó, que participou ofertando ao altar de Deus instrumentos de uso indígena. Estudantes de música, do Instituto Amigos de Santo André (IASA) e da escola Toque Musical fizeram belas apresentações e também a Filarmônica de Belmonte. Finalizando, o prefeito Jorge Pontes, a primeira dama Janete Pontes e a secretária de Turismo, Mariléia Monteiro, entregaram troféus referentes aos Jogos Indígenas.

Para Dom José Edson, a celebração da Primeira Missa, no local onde ela aconteceu é um privilégio, bem como morar na terra onde ela foi realizada. “Ficamos muito felizes de participar desta celebração”, declarou o Bispo, que fez questão de registrar, ainda: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre”.

Fotos Toni Ormundo















Começou a campanha de vacinação contra a gripe

Começou nesta segunda-feira (25) a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) que, este ano, vai imunizar não só os idosos (acima de 60 anos), mas também as mulheres grávidas, crianças de seis meses a menores de dois anos, indígenas e os trabalhadores de saúde. A campanha prossegue até o dia 13 de maio, e no dia 30 de abril acontece o Dia Nacional de Mobilização.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em conjunto com as secretarias municipais de Saúde dos 417 municípios, tem por finalidade reduzir a mortalidade e as internações causadas pela influenza, na população de 60 anos e mais, crianças (seis meses a 1 ano 11 meses e vinte nove dias de idade), gestantes, profissionais de saúde e indígenas.
Durante a campanha, para os idosos, também serão disponibilizadas a vacina dupla adulto, que protege contra o tétano e a difteria, para atualizar a situação vacinal, e a vacina pneumocócica, indicada para pessoas asiladas ou hospitalizadas, principalmente diabéticos, pneumopatas, cardiopatas e outros que ainda não foram vacinadas.


domingo, 24 de abril de 2011

Grupo teatral de Cabrália ensaia peça sobre o Descobrimento do Brasil

Os ensaios para a encenação da peça sobre o Descobrimento do Brasil estão a pleno vapor. Os atores do tradicional grupo de teatro “Filhos de Cabrália” foram flagrados pela lente do nosso fotógrafo Toni Ormundo na última terça-feira (19), em plena Avenida Paulo Souto, demonstrando disciplina e muita dedicação nos ensaios para a apresentação que será exibida ao público no dia 26 de abril, pouco antes da réplica da Primeira Missa, que acontecerá no mesmo local onde o Frei Heneique de Coimbra realizou a celebração na terra recém-descoberta.

Parabéns à prefeitura de Santa Cruz Cabrália pelo resgate desta tradição e a toda equipe da Secretaria de Cultura, pelo trabalho incansável pela valorização e fortalecimento das riquezas culturais do nosso município.





Confira a programação do evento, que comemora os 511 anos de Evangelização no Brasil. 
A cerimônia será nesta terça-feira (26), na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha.

15:00h - Encenação da peça teatral “O Descobrimento do Brasil”, representada pelo grupo “Filhos de Cabrália”.

16:00h - Réplica da 1ª Missa com a presença do Bispo Dom José Edson, da Diocese de Eunápolis.

Após a comunhão, os alunos do IASA do projeto Ambiente Musical e as violinistas do Suniatê Jekitayá farão uma apresentação musical, cujo repertório inclui "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky e "Aquarela do Brasil", de Toquinho. 

História da Primeira Missa

No dia 26 de abril de 1500, num banco de coral na praia da Coroa Vermelha em Sant Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia, foi rezada uma missa de Páscoa, a primeira de tantas que desde então foram celebradas no Brasil que veio a tornar-se o maior país católico do mundo. Primeiro passo dos padres evangelizadores das missões católicas no Brasil Colonial.



sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa é tempo de renovação!


Páscoa é renascimento, época de reflexão,  mudança, recomeço, transformação, esperança de realização de novos sonhos.

Páscoa significa renascimento, renascer. É tempo de amor, de família e de Paz...

É tempo de agradecermos discretamente por tudo que temos e por tudo que teremos.

Páscoa é um sentimento nos nossos corações de esperança e fé e confiança.

Que essa Páscoa não seja apenas o almoço em família, a brincadeira gostosa de esconder os ovos de chocolate e ver a alegria das crianças quando encontram; mas
uma festa onde podemos sentir nos nossos corações que um dia um Homem foi capaz de dar a Sua vida pelo amor de todos nós. Por  que Cristo não morreu só para os cristãos, o sacrifício foi por todos, indistintamente. 

Que nesse dia todos tenham capacidade de entender o verdadeiro sentido da Páscoa. Que seja renovado em cada um a fé, a esperança, a capacidade de recomeçar, de perdoar e de respeitar o próximo.

Uma feliz páscoa a todos os cabralienses!

 São os votos do prefeito Jorge Pontes e da primeira-dama Janete Pontes.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Atletas de Cabrália fazem bonito em competição de skate

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Diretoria de Esportes, patrocinou a ida de três atletas para a 1ª Etapa do Circuito Sulbaiano de Skate. Os participantes receberam transporte, hospedagem, alimentação e inscrição. A competição foi realizada no último final de semana, no município de Camacã.

Durante as baterias de provas, divididas por categorias, os atletas de Cabrália fizeram bonito e trouxeram bons resultados. O melhor colocado foi Marcinho (Peroba), que alcançou o terceiro lugar na Categoria Amador 1. Já Paulinho foi o quinto na Categoria Iniciante e Márcio (Godera), também ficou em quinto na Categoria Amador 2.

De acordo com o diretor de Esportes, Damião Dias, participaram do evento atletas das cidades de Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Canavieiras, Itapebi, Ipiaú, Salvador e Camacã. “A competição foi uma oportunidade de integração para todos que estiveram presentes”, declarou o diretor.









Diretor de Esportes de Camacã, Nevilton e diretor de Esportes de Cabrália, de Damião Dias

terça-feira, 19 de abril de 2011

Réplica da Primeira Missa será realizada no dia 26

Mais uma vez o município de Santa Cruz Cabrália, através da Prefeitura, realiza a Réplica da 1ª Missa em comemoração aos 511 anos de Evangelização no Brasil. A cerimônia será nesta terça-feira (26), na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha.

Programação:

15:00h - Encenação da peça teatral “O Descobrimento do Brasil”, representada pelo grupo “Filhos de Cabrália”.

16:00h - Réplica da 1ª Missa com a presença do Bispo Dom José Edson, da Diocese de Eunápolis.

História da Primeira Missa

No dia 26 de abril de 1500, num banco de coral na praia da Coroa Vermelha em Sant Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia, foi rezada uma missa de Páscoa, a primeira de tantas que desde então foram celebradas no Brasil que veio a tornar-se o maior país católico do mundo. Primeiro passo dos padres evangelizadores das missões católicas no Brasil Colonial.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Beleza marca a abertura dos XI Jogos Indígenas Pataxó

Começou na sexta-feira, dia 15/04, com uma bela cerimônia de abertura, os XI Jogos Indígenas Pataxó, realizados em Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália, nem a chuva aplacou o brilho e a beleza do evento. Na oportunidade as oito etnias Pataxó, Pataxó Há Há Hae,Tupinambá, Kiriri, Tubinambá da Serra do Padreiro, Tuxa, Kaimbe, Atimku, fizeram suas apresentações. Participaram da abertura diversas autoridades, dentre as quais, o Deputado Bira Coroa, Carlos Brasileiro (secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado/ Sedes) e o prefeito Jorge Pontes.

O objetivo dos Jogos é evidenciar a cultura indígena e sua vivência, além de resgatar os esportes tradicionais e lúdicos praticados nas tribos. “Os jogos são um encontro de culturas, mostrando que os indígenas superaram os revezes da história e ainda realizam grandes eventos. É impressionante a riqueza cultural dos Jogos, que além disso também são um grande incentivo a prática esportiva”, frizou o prefeito Jorge Pontes.

Para a representante da Sedes, Carlos Brasileiro , o evento é um marco na relação dos índios com a sociedade. “Queremos estreitar essa relação, sempre nos valendo do respeito mútuo. Todos precisam respeitar a cultura, as danças e o jeito de ser dos índios”. O deputado Bira Coroa, parceiro dos índios, fez questão de registrar a emoção de participar da abertura dos jogos: “É emocionante a cerimônia e poder observar a beleza de cada equipe participante. Parabenizo a todos pela bela iniciativa”.

As equipes, estarão disputando até o dia 19/04, as modalidades esportivas de arco e flecha, arremesso de takape, corrida maracá, corrida com tora, corrida rústica, cabo de guerra, futebol e apresentação de bodoke. Participam dessa edição mais de 1200 índios. Para o cacique, Aruã, o objetivo é divulgar e demonstrar a força e importância desse povo. “O nosso maior interesse é revitalizar culturalmente os povos indígenas, além de unir as tribos”, informou o cacique.

Fotografias Toni Ormundo









Prefeito Jorge Pontes recebe autoridades em Cabrália

Estiveram visitando a cidade de Santa Cruz Cabrália, nos dias 15 e 16 de abril, o deputado estadual Bira Coroa e Carlos Brasileiro, secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes). Além de participar da abertura dos Jogos Indígenas, os ilustres visitantes também aproveitaram a oportunidade para participar de diversas ações, como a entrega de embarcações a comunidade indígena pesqueira e também para se reunirem com o prefeito e discutir melhorias e investimentos no município.

Graças à proximidade do prefeito Jorge Pontes com o Governo Estadual e de sua parceria com deputados estaduais, como Bira Coroa, a cidade de Cabrália tem recebido apoio e se destacado no cenário estadual.

O caminho está aberto e o prefeito Jorge Pontes leva o município cada vez mais à frente, rumo ao desenvolvimento.




Reunião para elaboração do PPA-P é realizada em Cabrália

No dia 15/04 na Câmara de Vereadores, na cidade de Santa Cruz Cabrália, aconteceu à reunião para elaboração de propostas para composição do PPA-P – Plano Plurianual Participativo do Governo do Estado 2012 a 2015, organizada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal. Na reunião estiveram presentes lideranças comunitárias, representantes de entidades e da população, além de secretários de governo e do prefeito Jorge Pontes. O documento com as propostas será apresentado em uma reunião ampliada no dia 05/05, em Eunápolis.

A reunião teve como objetivo traçar o cronograma de trabalho para a elaboração do Plano Plurianual 2012-2015, com foco nos programas, diretrizes, ações, e metas da administração pública. A idéia foi discutir um plano de trabalho que auxilie na produção do PPA para o próximo período de governo. A elaboração do Plano Plurianual, de acordo com Melquíades Espínola, representante do Conselho de Acompanhamento do PPA-P, deve levar em conta as metas e prioridades do governo, com base na atual realidade do Estado.

Territórios incentivam a participação popular

Para Lannes Almeida, secretário de Agricultura e Pesca de Cabrália e um dos idealizadores do evento o momento vivido hoje é muito importante para o Estado, é a oportunidade de fazer valer a necessidade de todos os baianos. “Por isso é essencial pensar de forma territorial, agora começa a ficar clara a importância da criação de territórios. É a partir deles que as demandas serão encaminhadas para o Governo do Estado”, declarou o secretário, incentivador da criação do Território da Costa do Descobrimento, desmembrado do Território do Extremo Sul.

Com o que concorda Aliomar Benfica, representante do Grupo de Trabalho Territorial, segundo ele, desde o último mandato o Governo Federal tem mudado a sua política de desenvolvimento social. “Hoje pensamos o País através da territorialidade, com mais de 400 territórios fica mais fácil construir políticas públicas democráticas. O povo clamou pela participação e assim os investimentos sociais chegarão às pessoas que realmente precisam”.

Participando ativamente do evento, o prefeito fez questão de externar sua opinião sobre essa importante iniciativa. “O Brasil, e Cabrália acompanha esse processo, está deixando de ser uma democracia representativa para se tornar uma democracia participativa. O PPA-P é uma ferramenta utilizada pelo governo Wagner que dá voz ao povo, norteando os investimentos que serão feitos no Estado”, declarou Jorge Pontes, que fez questão de parabenizar os participantes da reunião que, segundo ele, despertaram para participação consciente e cidadã.

Fotografias Toni Ormundo












domingo, 17 de abril de 2011

Pescadores indígenas de Coroa Vermelha comemoram chegada de embarcações


A programação dos XI Jogos Indígenas Pataxó reservou um momento especial na manhã deste sábado, 16, para que os pescadores da tribo recebessem as duas embarcações completas de pesca oceânica, concretizando um antigo anseio da comunidade pesqueira local.

A chegada dos barcos é resultado da parceria entre o município de Santa Cruz Cabrália e o governo do estado, que através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) investiu R$ 400 mil, por intermédio do projeto Pescando Renda, criado para garantir a geração de renda e melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem da pesca e aquicultura.

A solenidade de entrega dos barcos contou com a presença de várias autoridades, entre elas o Deputado Bira Coroa, Carlos Brasileiro (secretário da Sedes), Geraldo Aquino (coordenador do projeto Pescando Renda), além do prefeito Jorge Pontes, cacique Aruan, Cláudio Mendes Xêpa (diretor municipal de pesca) e representantes da Fundipesca e da APIP (Associação dos Pescadores Indígenas Pataxó).

As embarcações APIP I e APIP II são totalmente equipadas, com viveiro para isca viva, geladeira (urna isotérmica) com capacidade para três toneladas, cozinha, banheiro, dormitório, guincho de pesca para espinhel, bússola, coletes salva vidas, defletor de radar, GPS para 12 canais, ecossonda com transducer e rádio VHF com 52 canais. Cada embarcação tem capacidade para oito tripulantes.

O prefeito Jorge Pontes parabenizou a comunidade indígena pela conquista, ressaltando a seriedade do governo do estado com os projetos de inclusão social, que tem levado benefícios à população através de parcerias como esta, firmada com a APIP.

Testemunha da luta da comunidade Pataxó para conseguir as embarcações, o Deputado Bira Coroa destacou a importância da organização das lideranças indígenas e o compromisso da prefeitura de Cabrália com a atividade pesqueira, fundamentais para que este ato fosse realizado. “Esta conquista passa a ser um referencial para que outras comunidades indígenas também conquistem ações no governo estadual. Os índios Pataxó estão de parabéns”, concluiu.

A documentação dos barcos passou das mãos do coordenador do projeto Pescando Renda para o secretário da Sedes, que entregou ao presidente da APIP, Aloísio Oliveira. Esta é uma luta de todos nós. Os barcos estão aqui para que possamos trabalhar e fazer a diferença em nossa comunidade”, declarou o pescador.

Aloísio foi um dos cinco índios que participou da capacitação para o uso das embarcações. A partir de agora, ele passa a ser responsável por repassar aos seus colegas pescadores tudo o que aprendeu no curso, como navegação oceânica, manusear equipamentos náuticos, funcionamento e manutenção de motores, carta náutica, uso do GPS e manutenção de fibra de vidro. Além da capacitação, também foi criado um Fundo de Inclusão Social (FIS), o que vai assegurar a sustentabilidade do projeto.

Após a solenidade, autoridades, lideranças e convidados tiveram a oportunidade de conhecer as embarcações e participarem de uma viagem em torno do ilhéu de Coroa Vermelha.

Fotos Toni Ormundo