Dando continuidade ao processo de legitimação do Território Costa do Descobrimento, o Coordenador Gilis Iran, entregou em mãos do Governador Jaques Wagner, em setembro de 2010, ofício solicitando o reconhecimento deste tão importante fórum de governança participativa, que traz na sua essência, a prerrogativa de ampliar o empoderamento das comunidades através do debate direto das suas problemáticas e desenho das políticas públicas que tragam a melhoria da qualidade de vida de todo o tecido social. Sabendo-se que a política territorial é uma realidade irreversível e que doravante os investimentos de Governo estarão pautados nas políticas públicas traçadas pelos territórios, a concretização do reconhecimento por parte do Governo, mais que importante, tornou-se essencial.
Mais uma passo avante nesta trajetória foi dado neste 01/03/2011, quando importante reunião foi realizada no auditório do IFBA, objetivando atender uma determinação do Governador Jaques Wagner, que encaminhou o pleito da Coordenação do Território Costa do Descobrimento ao Secretario de Planejamento, que por sua vez, disponibilizou o Diretor de Planejamento Territorial, Thiago Xavier e o Diretor da CET – Coordenação Estadual de Territórios, para aqui em Porto Seguro, discutir com o Colegiado do Território do Extremo Sul e os membros do Território Costa do Descobrimento, os meios legais para o reconhecimento de direito do nosso Território.
O Coordenador do nosso Território enfatizou a pluralidade da nossa comunidade regional, a diversidade da nossa cadeia produtiva e as nossas peculiaridades, que em nada nos identifica com a 9ª Região, e que, não tem a sensação de pertencimento ao Território Extremo Sul, e que a ausência desta sensação, não gera o orgulho de pertencer que motiva o ser humano a se envolver nos processos coletivos. Em seguida, fez o encaminhamento de que buscassem cumprir os requisitos para atender o marco legal, uma vez que a representação do Colegiado do Território do Extremo Sul se posicionou favorável ao reconhecimento do nosso Território Costa do Descobrimento, condicionado apenas, ao atendimento das exigências legais.
Ficou definido então, que Assembleias Gerais Municipais serão realizadas nos próximos dias 15/03 e 16/03 e no dia 18/03, uma Assembléia Geral dos 09 Municípios (os 08 da 8ª Região + Jucuruçu, que optou por participar do nosso Território), com a presença de representantes do CEDETER – Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial.
A reunião teve a participação efetiva de representantes de todos os nove municípios pleiteantes do reconhecimento do nosso Território Costa do Descobrimento, o que gerou um debate rico, lúcido e objetivo, e agora, é apenas uma questão de mobilizarmos toda a nossa representação dos três setores da sociedade e exercer a força que a sociedade unida tem.
Secretário de Agricultura, Lannes Almeida participa de encontro que discute legitimação do Território Costa do Descobrimento
SANTA CRUZ CABRÁLIA - Acontecerá em Santa Cruz Cabrália uma reunião no dia 15 de março para deliberar sobre a saída do município do Território Extremo Sul e a criação do Território Costa do Descobrimento. O evento contará com a participação de todos os segmentos da sociedade, que estarão reunidos na Loja Maçônica de S.C. Cabrália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário