quarta-feira, 16 de março de 2011

Cabrália aprova a criação do Território da Costa do Descobrimento

Em reunião realizada no dia 14/03/11, o município de Santa Cruz Cabrália debateu a aprovação do “Território de Identidade da Costa do Descobrimento”, que faz parte do programa do governo do estado, “Território de Identidades”, que tem como finalidade promover o desenvolvimento social de toda a Bahia. Colocado em votação o pleito, para que os municípios que compõem a 8ª região (Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itabela, Itapebi, Itagimirim, Guratinga e Jucuruçu), deixem de fazer parte do Território do Extremo Sul e comecem a fazer parte do Território de Identidade da Costa do Descobrimento, foi maciçamente aprovado em Cabrália.

A criação do novo território também foi debatida nos outros municípios que fazem parte da 8ª região. Após essa série de assembléias gerais municipais, o próximo passo será a reunião de todos estes municípios, para definição de documento final a ser apresentado ao Governo do Estado, que deve acontecer ainda neste mês. A idéia é ampliar o poder das comunidades através do debate direto das suas problemáticas e desenho das políticas públicas que tragam a melhoria da qualidade de vida para toda a sociedade. A política territorial é uma realidade e a partir de agora os investimentos estarão pautados nas políticas públicas traçadas pelos territórios.

Perspectivas de investimentos

Aproveitando o ensejo da reunião o secretário de Agricultura e Pesca de Cabrália, Lannes Almeida e lideranças comunitárias expressaram suas opiniões sobre a importância da criação do novo território. Foram debatidas perspectivas de investimentos e obtenção de recursos por meio de programas estaduais e federais. “A integração dos municípios é muito positiva, essa união facilita a busca de melhorias para região”, declarou o secretário que também informou que a partir da criação do território, Cabrália poderá cobrar das empresas instaladas no município um maior incentivo social.

Segundo relato dos participantes, as cidades que comporão o “Território da Costa do Descobrimento” possuem especificidades que têm que ser levadas em conta, diferentes de outros municípios do Extremo Sul. De acordo com eles o turismo é diferenciado e busca uma visão sustentável, o mesmo é replicado para o setor agrícola. “A divisão não visa enfraquecer a região, mas pelo contrário intensificar as discussões em nosso território sobre Educação, Saúde, Agricultura dentre outros assuntos”, declarou Almeida.

O Diretor de Planejamento Territorial do Governo do Estado, Luciano Brito participou do encontro, a convite da Coordenação do “Território Costa do Descobrimento” e informou que apóia a demanda de criação do novo território. “Estou, como meus colegas em outros municípios, acompanhando as discussões e sei como as pessoas se sentem. Entendo as diferenças da Costa do Descobrimento em relação ao restante do Extremo Sul”, explicou Brito, que garantiu o apoio do estado para a instituição do novo território.

Fotografias Toni Ormundo

 Secretário de Agricultura e Pesca, Lannes Almeida fala aos presentes
 Auditório da Maçonaira ficou lotado durante a reunião
 Liderança comunitária expõe sua oponião
 Diretor de Planejamento Territorial do Governo do Estado, Luciano Brito


Nenhum comentário:

Postar um comentário