quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Telecentro leva o distrito de Guaiú rumo a era digital

No dia 21/12, aconteceu um evento que ficará marcado na historia da comunidade de Guaiú, distrito de Cabrália, a inauguração de um telecentro comunitário, fruto da parceria entre o Governo Federal, Prefeitura Municipal, Colônia Z-51 e GADAP. A inauguração do centro, com 10 computadores, telão e data show, um antigo sonho da população do distrito, contou com a presença de toda equipe da prefeitura, de vereadores e de lideranças da comunidade pesqueiras e, ainda, com apresentações esportivas.

Para o diretor de pesca, Cláudio Mendes (Xepa), a pesca tem vivido um ótimo momento no município, alcançando a merecida representatividade. “Graças ao empenho do prefeito Jorge Pontes e ao nosso esforço conjunto, a pesca hoje é reconhecida e uma prova é esse belo espaço, contando com equipamentos de ponta que trarão diversos benefícios para a comunidade”. O diretor também anunciou a formação do conselho gestor do telecentro, formada por representantes da sociedade civil.

A pesca no coração

Vencendo o nervosismo, o pescador e presidente da Associação GADAP Guaiú, Manoel Camilo fez questão de relatar a sua satisfação. “Hoje estamos muito felizes, por isso estou aqui, quero dizer que é uma emoção para nós, esse telecentro”. O também diretor da GADAP e um dos idealizadores do projeto, Nelson Monteiro, ressaltou a parceria para o sucesso da ação: “Devido a união de esforços, entre comunidade pesqueira, empresas e Prefeitura alcançamos o êxito”. A presidente da Colônia de Pesca Z51, aguardava com expectativa a inauguração. “É dia de comemorarmos, uma vitória não só para os pescadores, mas para comunidade”.

Finalizando o evento, o prefeito Jorge Pontes, afirmou que o telecentro foi um sonho construído há várias mãos. “Precisamos nos libertar do clientelismo e organizar o povo para que ele consiga realizar ações em benefício próprio, como aconteceu com o telecentro, tendo o poder público como parceiro. Em nosso governo o povo é o ator principal”, explica o gestor, lembrando também de exemplos como a água, a quadra e o telecentro de Ponto Central, ações definidas pelo Orçamento Participativo (OP).

Para o prefeito, com o telecentro, Guaiú e os pescadores rumam a caminho da era digital, repleta de novas oportunidades. “É uma ferramenta de construção de cidadania, que irá possibilitar aos nossos jovens novas alternativas de emprego e renda para suas famílias. São ações como estas que levarão Cabrália a se desenvolver cada vez mais”.

Novidades

Jorge Pontes aproveitou a oportunidade para anunciar benfeitorias que serão executadas no distrito. A começar pelos festejos de final de ano, o prefeito garantiu que irá contribuir para a realização do 1º Reveillon Fest do Guaiú. Ele também registrou a importância do Orçamento Participativo como ferramenta para dar mais qualidade de vida para a população.

“Ações solicitadas por vocês no OP, serão prioridade neste ano que começa. As obras para construção da nova escola do povoado começarão em janeiro e também uma quadra poliesportiva. Mais uma ambulância chegará para atender Santo André, Santo Antônio e Guaiú e quatro novos ônibus escolares serão entregues a Zona Rural”, declarou o prefeito, que disse ainda que acredita que 2011 será o ano da virada.

FOTOS TONI ORMUNDO













Um comentário:

  1. Parabéns ao prefeito Jorge Pontes, ao secretário Xepa e a todos e todas que dedicam as suas vidas e forças para construirem uma Santa Cruz Cabrália mais bonita, democrática e com zêlo pelo social.
    Deixo-vos o meu poema de natal.


    O Nascimento do Amor

    Quando o Menino Jesus nasceu
    Uma estrela no céu brilhou
    Anunciando ao mundo inteiro
    Que havia nascido o AMOR.

    Os pastores e Reis do oriente
    Quando viram a estrela cadente
    Lá no céu a brilhar
    Exclamaram em altas vozes:
    _ Nasceu aquele
    Que há muito estamos a esperar!

    Em suas montarias
    Seguiram a estrela anunciadora
    E após um longo caminhar
    Encontraram o menino
    Entre os animais e o feno,
    Em uma manjedoura.

    Dos olhos do Menino Jesus
    Um brilho de paz e amor refletia
    Que iluminava todos que ali chegavam
    Trazidos pela estrela guia.

    Ele que é o Príncipe da Paz
    Havia nascido em um celeiro
    Demonstrando que a riqueza do mundo
    Não constrói amor verdadeiro.

    É natal, tempo de esperança,
    Jesus renasce em cada coração
    Dando-nos paz e renovada crença
    Guiando-nos pelas trilhas da redenção.

    Neste natal, num poema singelo,
    Desejo-vos paz, felicidades e luz,
    Um ano novo de plenas realizações
    Com as bênçãos do Mestre Jesus.
    Muita paz, amor e realizações no ano vindouro. Com uma saudade imensa de todos vocês.
    Capitão PM Vaz

    ResponderExcluir