sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CRAS encerra atividades com grande festa em Cabrália


Na tarde do dia 14/12, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) localizado no bairro Campinho, em Cabrália, encerrou o atendimento para recesso de final de ano. Foram mostradas as atividades desenvolvidas durante o ano, com apresentações culturais e brincadeiras para as crianças, as pessoas atendidas pela unidade puderam acompanhar a programação e se divertir.
Durante a abertura, a representante da Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Rose,  parabenizou o CRAS pelo trabalho desenvolvido e desejou boas festas às famílias. “Fico feliz, como também a primeira dama, Janete Pontes, em ver a comunidade participando dos projetos. Nosso compromisso é com a população, por isso fico contente em encontrá-los aqui, no CRAS, que desenvolve tantos serviços sociais. Obrigado aos responsáveis por esse trabalho e a todos vocês um feliz Natal”.
Para a coordenadora do CRAS, Edna Maria Carlos de Jesus, a unidade fecha seus trabalhos, em 2010 com a sensação de dever cumprido. “A equipe conseguiu desenvolver todas as atividades previstas e esperamos que, para o ano que vem, tenhamos novos cursos para oferecer”, acrescentou.
O evento seguiu com a entrega  dos certificados e pastas de materiais para alunas dos cursos oferecidos de: vagonete, bordado com fita, sianinha, crochê e pintura. Representantes dos grupos Pró-Jovem e Melhor Idade – Meninas e Meninos, também prestarão homenagens a equipe do CRAS.
Quem participa dos cursos rende elogios as aulas e a atenção dispensada pelos profissionais. “As aulas foram ótimas, vou usar o que aprendi em casa, gostei muito”, declarou a dona de casa de 25 anos, moradora do bairro Campinho, Patrícia Silva. A moradora do distrito de Santo André, Gilma Alcântara, de 42 anos, pretende aumentar a renda de sua família com o que aprendeu nos cursos: “foi maravilhoso o curso e será uma nova alternativa de renda para mim e minha família”.
Finalizando a tarde festiva, as “Meninas e Meninos”, mostraram que estão com tudo em cima e apresentaram três coreografias de dança. Os pequenos do Projeto Karatê, demonstraram tudo que aprenderam durante o ano. Após as apresentações, todos comemoraram o encerramento das atividades com um delicioso lanche especial.

Alegria de participar
Para Antônia da Conceição, que segundo conta nem lembra mais de sua idade, só sabe que tem mais de 80 anos, a criação do grupo de idosos do CRAS, denominado “As meninas e os meninos”, foi um verdadeiro presente. “Eu não saía de casa, quase, tinha dificuldade de andar, hoje, por meio das atividades físicas que pratico toda a semana e do que aprendo nas palestras sou outra pessoa, mais ativa e feliz”, ressaltou, com os olhos cheios d’água, dona Antônia, que foi a primeira a fazer parte do grupo.   
Com 7.8, como faz questão de contar Dalva Maria de Jesus, o grupo foi a chance de dar um novo rumo a sua vida. “Ficara em casa, dias e dias, sem fazer nada. Agora sinto que posso tudo, tenho vontade de fazer as coisas. Foi Deus que guio a secretária a nos dar essa oportunidade”.

CRAS promove a cidadania
O CRAS de Cabrália, entre todos os programas que possui, Pró – Jovem, Melhor Idade, oficinas, Projeto Karatê, atende à mais de 500 pessoas. Para se ter uma idéia, somente no Pró-Jovem, grupo que participa de ações sociais e de cursos profissionalizantes, são oito núcleos divididos por todas as localidades do município. Outro número que comprova a grandeza do trabalho realizado pela unidade, neste ano,foi a distribuição de lanches, que chegou a 13 mil.













Nenhum comentário:

Postar um comentário