SANTA CRUZ CABRÁLIA - O secretário de Educação de Santa Cruz Cabrália, Evandro Abade, foi condecorado com o prêmio Palma de Ouro, que homenageia, anualmente, os cem melhores secretários de Educação do Brasil.
Já em sua sétima edição, o prêmio avalia as gestões mais eficientes na aplicação dos recursos públicos, além de outros indicadores educacionais.
Nesta edição, foram avaliados 5.430 secretários de educação do país. Na Bahia foram premiados sete secretários, dentre os quais o professor Evandro Abade. Segundo a coordenação do Prêmio, são levantados dados junto aos órgãos federais e a outros institutos de pesquisa em educação.
Procurado pelo RADAR64, o secretário Evandro Abade falou sobre a premiação. 'Esta condecoração é o reconhecimento a todos que se dedicam à Educação em nosso município. A equipe da Secretaria de Educação, as equipes escolares e a toda equipe de governo, afinal, na gestão pública nada se realiza de forma isolada'.
Confira, a seguir, os principais trechos da entrevista:
RADAR64 - Secretário, segundo a organização do Prêmio, este decorre da boa aplicação de recursos públicos destinados à educação. Que dados o senhor poderia nos apresentar?
EVANDRO ABADE - Sobretudo, devo destacar os cumprimentos dos índices, ou melhor, a superação dos mesmos. Nossa administração aplicou mais de 25% das receitas municipais em educação; aplicamos bem mais de 60% na remuneração dos educadores. Os demais recursos federais foram aplicados com presteza nas suas funções específicas.
RADAR64 - Não é uma contradição esta onda de denúncias que tem ocorrido no município envolvendo também a educação, quando os dados demonstram a correção da aplicação dos recursos?
EVANDRO ABADE - De fato, é possível avaliar algumas contradições. Em nosso município sempre foi uma prática a interrupção no fornecimento da merenda escolar. Isto ocorria constantemente, ao longo de todo ano letivo. As alegações de ex-gestores era a insuficiência de recursos. Em 2009, com os mesmos valores repassados em 2008, e com um número maior de alunos para atender, não tivemos interrupção no fornecimento da alimentação escolar, fato constatado em inspeção feita pelo Conselho de Alimentação Escolar e por membros da Câmara de Vereadores, informado oficialmente ao FNDE. Outro dado importante refere-se à aplicação dos recursos do FUNDEB. Ao longo do ano de 2009, não recebemos nenhuma notificação do TCM referente ao fundo, fato bem diverso se analisarmos as prestações de contas de gestões anteriores, onde as notificações eram recorrentes.
RADAR64 - Como o senhor avalia o trabalho da Comissão da Câmara?
EVANDRO ABADE - Temos convicção de que prestamos os esclarecimentos necessários a dirimir quaisquer dúvidas em relação à correção das compras efetuadas e também em relação à distribuição dos materiais. Inclusive, foram apresentados documentos comprobatórios da regularidade dos atos efetuados. A Secretaria sempre esteve aberta para consulta e análise dos materiais, o que inclusive foi realizado por uma comissão formada por membros dos Conselhos do FUNDEB e do Conselho Municipal de Educação. Todos os documentos relacionados ao tema foram disponibilizados para consulta inclusive protocolados no TCM. Esperamos que haja imparcialidade política e que as decisões sejam encaminhadas à luz dos fatos.
Fonte: http://www.radar64.com/ler.php?doc=8228
Nenhum comentário:
Postar um comentário