terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ponto Central terá projeto de agricultura familiar sustentável

A Veracel Celulose, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália e a Associação de Moradores de Ponto Central e entorno assinaram na última segunda-feira, 25, o convênio para realização de projeto Agrovida. A proposta é incluir 30 famílias da comunidade de Ponto Central e entorno em um modelo de parceria público privada que garanta o acesso à terra e recursos para produzir alimentos de forma sustentável.
O Projeto Agrovida foi idealizado pela Veracel como solução para as áreas de recuo do plantio de eucalipto próximas das comunidades, criando oportunidades de geração de renda. Neste modelo, há o comprometimento da iniciativa privada e do Poder Público, além de estimular a formação de uma associação que represente as famílias assistidas pelo projeto.
Com a assinatura do termo, a Veracel irá disponibilizar uma área de 64 hectares, localizada nas imediações do núcleo urbano da comunidade, em regime de comodato por três anos, podendo ser renovado. Como o compromisso é de uso exclusivo para produção de alimentos, a empresa também oferece aos agricultores os conhecimentos técnicos adquirido com a experiência de três anos de plantio consorciado de eucalipto com outras culturas agrícolas pelo Sistema Agrossilvicultural (SAS).
A Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria de Agricultura, prestará assistência técnica aos agricultores, disponibilizará sementes para o plantio e apoiará nos contatos com empresas da região para a comercialização do excedente de alimentos produzidos.
Outros parceiros que devem fazer parte deste trabalho social são a Rede Social Despertar de Ponto Central (formada por lideranças da comunidade), a Ceplac, o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Veracel


Prefeito Jorge Pontes e Sérgio Alípio - Diretor Presidente da Veracel -
assinam termo de cooperação
.


Foto: Sérgio Borenstain (Veracel), José Gomes (Banco do Nordeste), Emerson Tom (Presidente Associação de Ponto Central), Vereador Israel Marinho, Sérgio Alípio, Jorge Pontes, Vereador Romário Dantas, Lannes Almeida (Secretário de Agricultura) e Ramon Barbosa (Banco do Brasil).


Agricultores, autoridades e moradores de Ponto Central participaram do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário