sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Colônia Z-51 e Diretoria de Pesca de Santa Cruz Cabrália promovem reunião na Câmara de Vereadores



A Câmara de Vereadores de Santa Cruz Cabrália foi palco de uma reunião promovida em conjunto pela Colônia Z-51 e a Diretoria de Pesca na manhã da última sexta-feira (29).
Compareceram ao encontro os membros da Associação, várias lideranças do setor pesqueiro e autoridades municipais, como o vereador Vavá, a Vice-Prefeita Professora Ozélia e o Prefeito Jorge Pontes. Além deles, os organizadores se surpreenderam com a participação das marisqueiras, que abordaram as dificuldades do beneficiamento da limpeza do camarão no município.
O objetivo da reunião foi tratar de diversas questões de interesse do setor pesqueiro, como a doação do prédio da Colônia Z-51, bem como a reforma do imóvel. Os esclarecimentos referentes à obra ficaram por conta da apresentação do Engenheiro de Pesca do IABS (Instituto Ambiental Brasil Sustentável), Ricardo Salgueiro.
Entre os temas abordados, também tiveram destaque a nova lei social da pesca e a entrega das carteiras aos pescadores e pescadoras do município.
Dando sequência ao evento, o Prefeito Jorge Pontes entregou ao presidente da APIP (Associação de Pescadores Indígenas Pataxó), Sr. Aloyzo Matos Oliveira, conhecido como Belisco Pataxó, a Certidão de Utilidade Pública Municipal conferida à Associação.
Em outro momento da reunião, a Presidente da Colônia, Cleonice Aragão Feitosa, citou o bom desempenho da Diretoria de Pesca, destacando a interação com a comunidade pesqueira, algo que nunca houve no município. “Mesmo com as dificuldades, tudo o que foi assumido tem sido cumprido”.
Um dos importantes avanços para os pescadores é o fim da dificuldade para conseguirem um comprovante de renda, o que antes só era possível a partir de um contador. Com a intervenção do Prefeito Jorge Pontes junto à Caixa Econômica, a Colônia de Pescadores está apta a emitir declaração de renda aos associados, o que possibilitou que vários pescadores participassem do cadastro do programa Minha Casa, Minha Vida, conforme explicou Eliane Gonzaga, GMC do município.


Presidente da Colônia, Cleonice Aragão Feitosa, conhecida como Lôra, entega as carteiras aos pescadores e pescadoras.

Ricardo Salgueiro, do IABS, faz apresentação sobre a reforma do imóvel da Colônia.

Xêpa, Diretor de Pesca (de pé, ao fundo) observa junto ao público a apresentação de slides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário