quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Esporte e Inclusão Social: Jogos Estudantis de Karatê 2009
O Projeto Karatê nas Escolas realizou o maior evento de karatê estudantil dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro
Uma verdadeira festa do esporte como inclusão social, autoestima e integração família-escola foram as finais dos Jogos Estudantis de Karatê 2009 no domingo, 24 de janeiro ultimo, na Barraca do Gaucho, Orla Norte de Porto Seguro, com a participação de 102 atletas crianças e adolescentes, 20 dos quais de Santa Cruz Cabrália, que trouxeram para o município medalhas de ouro, prata e bronze.
A participação dos atletas de Cabrália contou com o apoio da Prefeitura, através do diretor de Esportes, Damião, quem conseguiu um ônibus escolar para trasladar aos jovens e familiares acompanhantes, junto com os professores Alexson e Edmilson, do Projeto Karatê nas Escolas em Santa Cruz Cabrália.
O evento foi iniciado no dia 19 de dezembro de 2009, com a primeira fase de eliminatórias no Colégio Municipal Paulo Souto, no Baianão. Os Jogos Estudantis de Karatê foram idealizados pelo professor Ivan Ferreira Silva, faixa Preta 3º Dan e responsável pelo Projeto Karate nas Escolas. A idéia surgiu a partir da dimensão alcançada e sucesso desse projeto, que motivo aos alunos praticantes de karatê a permanecerem na escola, internalizando conceitos como a importância de estudar, ter autoestima e manter-se afastados de mazelas como drogas, cigarro, álcool, iniciação sexual prematura e sem proteção, prostituição infantil e alienação de menores. É nas ESCOLAS, fundamentalmente, onde deve instalar-se o antídoto a mensagens da televisão, emissoras de rádios e musicas que pregoam o vício, denigrem a imagem da mulher e estimulam a iniciação sexual precoce.
Inicialmente, o professor Ivan e sua equipe pensaram em realizar uma Olimpíada Estudantil de Artes Marciais, com o objetivo de envolver outras modalidades de luta que são reconhecidas como esporte olímpico.
Porém vê-se a necessidade de adaptar nas escolas espaços adequados para os treinos de karatê, que serviriam para outras disciplinas esportivas, como capoeira, pois não é suficiente atacar as conseqüências das drogas quando já estão instaladas, senão que se precisa uma verdadeira estratégia de prevenção e as escolas são o núcleo onde se atinge a todo o universo de crianças e adolescentes e, através deles e os familiares.
É importante destacar que, para participar, os atletas tiveram que apresentar atestados das escolas certificando a sua condição de estudantes.
As finais dos Jogos na Barraca do Gaúcho foram uma verdadeira festa de integração com a participação das famílias dos atletas, professores dos dois municípios e muitos turistas que filmaram e fotografaram o evento, projetando a região no Brasil e no mundo não somente como um lugar de lazer, mas também como espaço onde acontecem eventos de Educação e Esporte de alto nível.
Em Porto Seguro, ademais da Secretaria de Educação, vários empresários apoiaram os Jogos, como a citada barraca, Newtec Informática, Igramar granitos e mármore, Rionave, Hotel do Descobrimento, Churrascaria e Restaurante Pururucas e Rei dos Amigos, e o Sport Klub Verão Light.
Em Santa Cruz Cabrália, estão apoiando, junto com a Diretoria de Esportes da Prefeitura, uma jornalista e um fotografo com trabalho voluntário, e esperamos que muito mais pais e profissionais liberais e pequenos empresários locais se juntem a esse verdadeiro projeto de inclusão social.
Por: Patricia Grinberg
Fotos: Toni Ormundo
Medalhistas de Cabrália:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns
ResponderExcluirestou fazendo faculdade de Educação Física e meu TCC será a inclusão do karate nas escolas.
Um abraço
Ercilene
www.karatedasmeninas.com