quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Santa Cruz Cabrália realiza abertura da I Conferência Municipal das Cidades



Aconteceu na noite do dia 29 de outubro em Santa Cruz Cabrália a abertura da I Conferência Municipal das Cidades, etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual e para a 4ª Conferência Nacional das Cidades.
O evento reuniu pessoas do setor público e da sociedade civil, dando o pontapé inicial para a discussão sobre o tema “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”.
A composição da mesa para a solenidade contou com a presença do Prefeito Jorge Pontes, da Vice Prefeita Professora Ozélia, dos Vereadores Jonhson Peixoto e Luciano Monteiro, dos secretários Fernando Oliveira (Infraestrutura) e Lannes Almeida (Agricultura e Pesca), do Tenente Uendel Santana Bonfim e do Engenheiro Civil Raul Dezzi.
Após a execução do Hino Nacional, o público assistiu às apresentações do grupo da Terceira Idade “As Meninas” do CRAS e de Dança Indígena, que animaram o público antes do início das explanações.
Dando sequência aos trabalhos, o Secretário de Agricultura e Pesca falou sobre o a Conferência Nacional das Cidades, que já está na 4ª edição e sobre a Conferência Estadual, que será realizada pela 3ª vez, destacando o fato de que o município somente em 2009 está realizando a 1ª Conferência. Para correr atrás do tempo perdido, serão necessárias algumas reuniões técnicas, por isso as oficinas temáticas só serão realizadas no dia 28 de novembro, quando também serão eleitos os delegados que representarão Cabrália nas etapas Estadual e Nacional.
O Prefeito Jorge Pontes falou sobre a importância da presença da população na Conferência, pois com a colaboração de todos será possível construir uma política de desenvolvimento urbano participativa, em prol de uma cidade melhor e bem planejada. Também citou a questão da ocupação das áreas da cidade, a dificuldade de se conseguir áreas públicas para a construção de espaços públicos e a questão do lixo urbano, que é urgente no município. “Cabrália pode ser melhor, e já estamos avançando em várias áreas”, disse o Prefeito, dando como exemplo o trabalho do CRAS, do PETI, do AME, os poços de água na zona rural e as obras de calçamento que já começaram no Campinho.
Os presentes puderam apontar os problemas e as potencialidades do município, tendo também um espaço para fazerem perguntas à mesa. As questões levantadas foram catalogadas e serão postas novamente em discussão no dia 28, junto às oficinas temáticas, que estarão divididas em quatro eixos:
1 - Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal;
2 - Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano;
3 - A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento;
4 - Relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano.


Lannes Almeida, Secretário de Agricultura e Pesca

Dança Indígena Pataxó


"As Meninas" do CRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário