terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cabrália recebe exposição itinerante Mosaicos

A Casa Cabral de Belmonte foi palco da exposição Mosaicos de Áreas Protegidas, entre os dias 26 e 30 de outubro.
A exposição faz parte de uma série de atividades promovidas pela cooperação técnica entre o Brasil e a França e o ano da França no Brasil. Ela percorre diversos locais do Brasil e, ao mesmo tempo, regiões da França. A temática da exposição são as experiências de gestão em mosaicos aqui no Brasil e as experiências dos parques regionais na França, que estão no programa de cooperação.
Mosaico de áreas protegidas é um instrumento de gestão territorial previsto no SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei nº 9985 de 18/07/2000.
O Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia é composto pelas seguintes áreas protegidas:
• Parques Nacionais Descobrimento, Pau Brasil, Monte Pascoal e Marinho dos Abrolhos
• Reserva Extrativista do Corumbau
• Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades
• Áreas de Proteção Ambiental Caraíva-Trancoso
• Parque Municipal do Recife de Fora
• Reservas Particulares do Patrimônio Natural Estação Veracel
• Estação Pau Brasil (CEPLAC)
• Aldeias Barra Velha, Corumbauzinho, Águas Belas, Imbiriba, Aldeia Velha e Coroa Vermelha (Reserva da Jaqueira)
• Área tombada pelo IPHAN.
A proposta de Mosaico é a de conservação da biodiversidade atrelada ao desenvolvimento local que seja social, econômica e ambientalmente sustentável, por meio de ações integradas entre as áreas protegidas e os atores presentes no território e a valorização e fortalecimento da identidade territorial em que o mosaico abrange.

Abertura da Exposição
A abertura da exposição em Cabrália aconteceu na tarde do dia 26, com a presença de Camila Michelin, da Associação Flora Brasil, que falou sobre a cooperação entre o Brasil e a França para a gestão sustentável dos recursos naturais e dos territórios.
Entre os presentes no primeiro dia da exposição estavam Mariléia Monteiro - Secretária de Meio Ambiente, Cenilda Maria – Diretora de Meio Ambiente, Lannes Almeida – Secretário de Agricultura e Pesca, Terezinha Almeida – Secretária de Cultura e Evandro Abade – Secretário de Educação, que junto com alguns professores e o público em geral tiveram a oportunidade de apreciar os painéis expostos na mostra.
Para abrilhantar a abertura, as apresentações do grupo da Terceira Idade “As Meninas” do CRAS e do grupo de Dança Indígena da Tribo Pataxó animaram o público, que ainda saboreou um delicioso coffee-break preparado pelos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente.


Camila Michelin, da Associação Flora Brasil

Secretária e Diretora de Meio Ambiente


As Meninas do CRAS

Dança Indígena Pataxó

Nenhum comentário:

Postar um comentário