segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Santa Cruz Cabrália realiza Conferência da Educação
A Conferência de Educação de Santa Cruz Cabrália reuniu nesta sexta-feira (7) centenas de pessoas, entre professores, profissionais de educação e pais de alunos na Escola Terezinha Scaramussa.
A composição da mesa contou com as ilustres presenças do Prefeito Jorge Pontes, da Primeira-Dama e Secretária de Desenvolvimento Social Janete Pontes, da Vice-Prefeita Professora Maria Ozélia, do Secretário de Educação Evandro Abade, do Presidente da União Nacionais dos Conselhos Municipais (UCME) professor Oldack e da palestrante Gilvânia Nascimento, mestre em educação da UESC, coordenadora estadual da UCME e presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus.
Após a apresentação do regimento da conferência, o público assistiu à palestra de Gilvânia Nascimento, que abordou o tema central da Conferência Nacional: “Construindo um Sistema Nacional Articulado da Educação”.
Na sequência, foram organizados trabalhos em quatro salas temáticas:
Sala 1 – O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade, à gestão democrática, avaliação e democratização do acesso, permanência e sucesso escolar;
Sala 2 – Formação, valorização e condições de saúde dos profissionais de educação;
Sala 3 – Financiamento da Educação e controle social;
Sala 4 – Justiça Social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.
À tarde, os relatórios de cada tema foram apresentados pelos grupos, gerando debates que enriqueceram ainda mais a reunião. Em seguida, o Secretário de Educação tomou a palavra para parabenizar a qualidade dos relatórios, que ele considerou “brilhantes, impecáveis”. Também esclareceu pontos levantados nos debates e apresentou as soluções que estão sendo tomadas pela administração.
Por fim, foram escolhidos os representantes do município que participarão da Conferência Intermunicipal da Educação, no final de agosto.
A Educação de Santa Cruz Cabrália começou 2009 em situação alarmante, com estrutura sucateada, falta de mobiliário, salários atrasados, entre outros problemas estruturais.
Diante deste quadro, Evandro Abade pediu a confiança da equipe, mostrando que apesar das dificuldades, já é possível ver alguns avanços, como a ampliação da matrícula da educação infantil; distribuição de geladeiras, fogões, liquidificadores, aparelhos de TV, DVD e de som para as escolas; inauguração da creche do V Centenário, que atende mais de 70 crianças; Internet banda larga nas escolas; pagamento dos salários atrasados do mês de novembro/2008 deixados pela antiga administração; compra de 1200 carteiras, entre outros, o que ainda não é considerado suficiente, mas está sendo dificultado devido à inadimplência do município.
Outra questão levantada pelo Secretário de Educação e que tem impedido mais realizações é a folha de pagamento. “Temos mais duas creches prontas para inaugurar, uma no Campo Verde e outra no Santo Antônio. Ambas já têm prédio, mobiliário e equipamentos, mas não podemos contratar auxiliares de serviços gerais por conta do problema de pessoal”.
Para o Prefeito Jorge Pontes, o primeiro grande desafio foi reconstruir a máquina pública. Agora, as dívidas herdadas estão sendo negociadas e, logo que Cabrália se livre da situação de inadimplência e comece a receber recursos, “muita coisa boa vai acontecer”. Para exemplificar, citou o pagamento em dia do INSS no ano corrente e o abono que os professores receberam no mês de julho, já que 60% dos recursos do Fundeb devem ser destinados exclusivamente para os professores que estão em sala de aula. Pela primeira vez em Santa Cruz Cabrália os recursos excedentes do Fundeb foram repassados ao professor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário