terça-feira, 4 de agosto de 2009

Projeto de incentivo à agricultura é apresentado em Ponto Central







A agricultura de Santa Cruz Cabrália acaba de receber um grande incentivo. Em uma reunião no povoado de Ponto Central com o Prefeito Jorge Pontes e o Secretário de Agricultura e Pesca, Lannes Almeida, representantes da Veracel apresentaram no dia 31 de julho o projeto que vai impulsionar a produção agrícola do município. Também participaram da reunião representantes do Banco do Nordeste e Ceplac, agricultores da região, o vereador Israel, o Secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira, a Secretária de Cultura, Terezinha Almeida e a Vice-Prefeita Professora Ozélia.
Pelo projeto, serão cedidos 40 hectares de terra da linha de eucalipto em regime de comodato para que a comunidade cultive outras culturas, oferecendo suporte técnico (através da Ceplac) e financeiro (através do Banco do Nordeste).
Nesta primeira etapa de apresentação, a comunidade foi orientada a se organizar. “O ponto de partida para que o projeto se torne realidade é existir um grupo de agricultores organizados em cooperativa”, conforme declarou Davi Fernandes, responsável pela área de pesquisa da Veracel.
O próximo passo é a definição dos grupos, que irão decidir o que será produzido, com todo apoio técnico para garantir a viabilidade e comercialização da produção.
O prazo para implantação do projeto depende da organização dos produtores. “A vantagem de Santa Cruz Cabrália é que a Prefeitura quer fazer parte, está interessada em fazer acontecer”, afirmou Eliane Angels, da Veracel.
O Secretário de Agricultura e Pesca frisou que a Prefeitura oferece advogado e contador para ajudar na legalização das associações e cooperativas. “É preciso a união de todos, pois Cabrália está partindo para uma nova realidade e quem não se organizar vai ficar para trás”.
Manuelino Alves, representante da Ceplac que também participou da reunião, falou da importância do projeto para Cabrália e garantiu o apoio do Ministério da Agricultura através da Ceplac nesta ação que irá aumentar a produção do município.
Para o Prefeito Jorge Pontes, “O que a Veracel está oferecendo é fantástico. Esta é uma oportunidade única de Santa Cruz Cabrália iniciar um projeto piloto que pode ser exemplo para todo o Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário