quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Luz Para Todos beneficia comunidade Rural





O Programa Luz para Todos destina-se ao atendimento da população residente no meio rural, com prioridade para as cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior à média do Estado e localidades com atendimento energético inferior a 85%. A Bahia é o estado que possui a maior população rural do país.

O Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executada pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural,no caso da Bahia, a COELBA.

O mapa da exclusão elétrica no país revela que as famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda. Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários-mínimos e 80% estão no meio rural.

Por isso, o objetivo do governo é utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico destas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. A chegada da energia elétrica facilitará a integração dos programas sociais do governo federal, além do acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.

Durante a execução do Programa, novas famílias sem energia elétrica em casa foram localizadas e, em função do surgimento de um grande número de demandas, o Luz para Todos foi prorrogado para ser concluído no ano de 2010 para atender 168.000 famílias.

Na primeira etapa em Cabrália serão beneficiadas 3 comunidades e a primeira já contemplada foi a Comunidade do Camurugi(Campo Camurugi),em seguida Projeto Camurugi(onde as medições e os piquetes já estão sendo colocados),Projeto São Miguel e Santo André também receberão a energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário