Pacientes aguardam para realizar cirurgia
O Mutirão de Catarata, realizado em Santa Cruz Cabrália por meio do Projeto Saúde em Movimento – Oftalmologia, é comprovadamente, uma parceria de sucesso entre a Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual de Saúde e Hospital Day Horc, até a manhã desta segunda-feira, dia 26, já haviam sido feitos 630 diagnósticos e 240 cirurgias agendadas e acontecendo. Em sua décima quinta etapa, o Projeto receberá nesta terça, dia 27, a visita do governador da Bahia, Jaques Wagner, que vem para cumprimentar o prefeito Jorge Pontes, pelo belo trabalho que vem desenvolvendo e também para acompanhar o Mutirão, que atende a todo o Extremo Sul do Estado.
Acontecendo até o dia 30, o Mutirão é a chance que pessoas de mais de 50 anos têm de voltar a enxergar. De acordo com o coordenador técnico do evento, Ribamar Oliveira, o apoio recebido da prefeitura foi essencial. “A prefeitura, através do secretário de Saúde, Marcos Vinícius, tem nos dado total apoio, 100% do que pedimos foi atendido. Todo o STAF municipal está de parabéns”. A coordenadora geral do Mutirão, Karina Freitas, ressalta que a receptividade foi muito boa. “O município e todos que trabalham na prefeitura foram muito acolhedores. Além disso, também estamos felizes de poder contar com pessoas da cidade trabalhando conosco, gerando renda para a cidade”, informou que trabalham no Projeto, diariamente, cerca de 100 pessoas entre médicos e apoio técnico.
Já um dos médicos, responsável pelo encaminhamento cirúrgico, o oftalmologista Maurício Corrêa, explicou que a Catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo e falou, ainda, sobre a importância de realizar exames preventivos. “A Catarata é o envelhecimento do cristalino. Ele começa a perder a transparência e aí chegam os sintomas como vista opaca, entre outros. Por isso o exame é fundamental, detectado o problema com a cirurgia a solução é garantida”.
Voltando a enxergar
A aposentada, Alice Maria de Jesus, de 68 anos, moradora do bairro Campo Verde está eufórica com a o agendamento de sua cirurgia. “O atendimento foi ótimo, graças a Deus vou voltar a enxergar. Agradeço a prefeitura e a todos que estão me ajudando”, declarou Alice que será operada no dia 27. Já para sue Antônio Vieira e dona Almerita de Araújo, casados há muitos anos e moradores de Santo Antônio, tudo tem sido maravilhoso: “Melhor do que isso não conhecemos, fomos muito bem atendidos e vamos operar no mesmo dia, tudo perfeito”.
Fotografias Toni Ormundo
Pacientes aguardam a vez de serem operados
Pacientes prontas para cirurgia
Pacientes recebem atendimento antes de entrarem no Centro Cirurgico
Operações são realizadas simultaneamente
Cirurgias são um sucesso
Pacientes lancham antes de agendar suas cirurgias
TV Santa Cruz cobre o Mutirão
Exames são realizados antes das cirurgias
Paciente da entrevista e agradece apoio da Prefeitura e do Mutirão
Um belo trabalho em equipe em prol de um bem social. Principalmente de um segmento da população tão carente de atenção e de carinho. Cabrália está de parabéns pela iniciativa e pela gestão. PARABÉNS em letras maiúsculas.
ResponderExcluir