No último domingo, dia 25, os desportistas de Santa Cruz Cabrália e especialmente, os atletas indígenas tiveram muito que comemorar com a inauguração do Estádio Indígena Arena dos Guerreiros Pataxó, construído na Aldeia de Coroa Vermelha. Marcando a data diversos amistosos foram realizados, culminando com o jogo mais esperado do dia, um amistoso entre a Seleção Indígena Pataxó, patrocinada pela Prefeitura e o time de juniores do Bahia, quem em uma disputa acirrada empataram em 1 a 1.
As atividades em comemoração à inauguração do novo Estádio, que é uma realização do Governo da Bahia e da comunidade indígena, começaram no início da manhã com amistosos que envolveram as seleções indígenas locais, masculino e feminino e também as seleções de Itamaraju e Caravelas. Os jogos animaram a torcida que lotou as arquibancadas e o em torno do Estádio.
Na parte da tarde, às 15 horas, após apresentação indígena o Estádio foi oficialmente inaugurado. Presentes no local estavam: o diretor da Superintendência de Desportos do Estado (Sudesb), Nei Santos, o presidente da Federação Indígena Pataxó e Tupinambá, cacique Aruã, o vice-cacique Benedito, o diretor de Relações Institucionais da Veracel, Pedro Cardoso, a especialista em Comunidades Tradicionais da Veracel, Eunice Brito, Major Câmara, a primeira dama Janete Pontes e o prefeito Jorge Pontes.
Abrindo a cerimônia o prefeito ressaltou a importância do momento vivido pelo setor em Cabrália, lembrando recentes conquistas que beneficiaram todos os esportistas do município. "Graças à união da prefeitura, do governo do Estado e da comunidade indígena a população de Cabrália recebe esse belo Estádio. Estamos também patrocinando a Seleção Indígena Pataxó e vamos também nos responsabilizar pela manutenção do Estádio. Já tivemos outros estádios, mas foram destruídos em gestões anteriores, esse vamos preservar", declarou Pontes.
O chefe do executivo também falou de outros importantes equipamentos esportivos, construídos em sua gestão, como o Espaço Interação Jovem de Coroa Vermelha, onde as crianças de Cabrália têm aluas, gratuitas, de diversas modalidades esportivas. Lembrou, ainda, das quadras poliesportivas construídas na sede e distritos e da Praça da Juventude, um complexo esportivo, que em breve será inaugurado no Campinho, em parceria com o governo da Bahia.
O representante da Sudesb, garantiu estar honrado em participar de um evento como este e de entregar o novo Estádio a comunidade Pataxó. "Acompanho o processo desde o início e esse belo espaço construído pela Conder é qualidade para os desportistas de Cabrália. Por isso, pedimos a população que junto com a Prefeitura, ajude a manter o Estádio, para que sempre esteja pronto para os atletas", informou o Santos, que garantiu que novidades virão, graças ao relacionamento do prefeito e do cacique Aruã com o governador Jaques Wagner.
Para o cacique Aruã a oportunidade é única e um grande momento para o povo Pataxó. "Agradecemos o governador Jaques Wagner, pela abertura política que nos deu, abraçando as lideranças indígenas e ao prefeito que se disponibilizou a fazer a manutenção do Estádio. E principalmente, parabéns a comunidade indígena que vai saber valorizar o que recebeu".
Fotografias Toni Ormundo
Fotografias Toni Ormundo
Juniores do Bahia se aprontam para partida no vestiário
Muita festa nas arquibancadas
Prefeito Jorge Pontes cumprimenta autoridades
Tribuna de honra repleta de autoridades
Pedro Cardoso da Veracel, cacique Aruã, representante da Conder, prefeito Jorge Pontes
e a primeira dama Janete Pontes
Nei Santos da Sudesb, prefeito Jorge Pontes e cacique Aruã
Apresentação indígena
Seleção Indígena Pataxó patrocinada pela prefeitura
Seleção de Juniores do Bahia
Torcida empolgada com o jogo
Jogo terminou em empate
Nenhum comentário:
Postar um comentário