O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou uma série de ocupações em prefeituras e prédios públicos de várias cidades da Bahia. As ocupações integravam a “Jornada de luta por Escola e Educação”. No extremo sul, os moradores dos assentamentos de reforma agrária e dos acampamentos do MST, foram levados pela coordenação do movimento para as prefeituras de Itamaraju, Itabela, Mucuri e Prado. Conforme informa Ivanildo, representante estadual do Movimento, em Santa Cruz Cabrália, graças ao empenho do Prefeito Jorge Pontes, a invasão não se fez necessária.
Uma prova da boa vontade da administração municipal foi a visita do Prefeito ao assentamento Lulão, no dia 13/01/11, onde o mesmo ouviu todas as reivindicações dos assentados e acampados do MST na área do município. A reunião, com a participação de vários secretários e lideranças do movimento, aconteceu na escola do assentamento.
Pauta de reivindicações
Durante toda a tarde o Prefeito, secretários e os demais participantes, acompanharam cada uma das reivindicações do grupo divididas em três pautas, Educação, Saúde e Produção. Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) cobraram do Prefeito a reforma e construção de escolas; transporte escolar; aquisição de equipamentos para a educação como fogões industriais, refrigeradores, bebedouros e computadores; implantação de parques infantis em várias escolas e contratação de professores formados em Pedagogia da Terra.
No que se refere a Saúde, os assentados pontuaram a necessidade da construção de um posto de saúde, presença de uma enfermeira, alternância semanal de médicos e dentistas, agentes de saúde, transporte de pacientes, uma ambulância e telefone. Além disso, eles também pediram manutenção no campo de futebol, doação de materiais esportivos e instrumentos musicais e a construção de um centro cultural.
Finalizando a pauta, demandas de infraestrutura foram apresentadas, dentre as quais: recuperação de estradas, construção de pontes, iluminação pública, manutenção de poço artesiano e reforma da cozinha comunitária.
A união faz a força
Para o Prefeito, agendas como estas são muito importantes, pois só indo até as localidades e ouvindo o povo é possível saber o que os moradores, realmente, precisam. Na visita ao assentamento Pontes ressaltou a importância do slogan dos assentados: “Povo unido jamais será vencido” e garantiu que a união é essencial para o desenvolvimento. “É necessário que estejamos todos unidos, trabalhando juntos pelo crescimento de Cabrália”.
Sobre as reivindicações feitas pelos trabalhadores assentados, o Prefeito garantiu estar atento e informou que muitas delas já faziam parte da agenda de trabalho da Prefeitura. “Estamos aqui para discutir, como gestor tenho que administrar todas as localidades do município e resolver déficits deixados por administrações que não levavam a gestão de Cabrália a sério. Mas hoje podemos comemorar muitas vitórias, estamos renovando nossa frota de veículos, construindo escolas e unidades de saúde e estruturando o município. Ações que irão beneficiar os assentados”, declarou Pontes, que detalhou as ações com os assentados e definiu prazos para realização das mesmas.
Fotografias Toni Ormundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário