segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Santa Cruz Cabrália cria Fórum DCA


Aconteceu na última quarta-feira, dia 22, a criação do Fórum DCA (Direitos da Criança e do Adolescente) no município de Santa Cruz Cabrália. A reunião aconteceu na Loja Maçônica Vigilância Mater, promovida pela Associação Mulheres em Ação – MEA, através do Projeto Rede Pataxó Vida e Proteção: Fortalecimento de Fóruns DCA na Costa do Descobrimento.
Conselheiros Tutelares, membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e representantes de várias associações e entidades que se dedicam ao trabalho com crianças e adolescentes participaram do evento, que foi um, sucesso!

Fotos Toni Ormundo


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mutirão da Cidadania leva serviços ao bairro Geraldão

Em mais uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, a população do bairro Geraldão participou na última sexta-feira e no sábado do mutirão de cidadania, com serviços da Assistência Social e de Saúde.
Enquanto a criançada se divertia pra valer com as atividades de recreação e pintura de rosto realizadas pelos adolescentes do CRAS/Projovem, os adultos recebiam diferentes tipos de atendimento que já são oferecidos pelas Secretarias, sendo que desta vez, sem precisar sair do bairro.
O mutirão foi um sucesso. Centenas de moradores tiveram a oportunidade de tirar documentos como carteira de trabalho, identidade e antecedentes criminais; atendimento do Bolsa Família; oficinas de teatro e EVA; balcão de empregos do SINEBAHIA; corte de cabelo e manicure; aferição de pressão; teste de glicemia; palestras de saúde e multivacinação humana e canina.
A população, claro, participou em peso. As equipes envolvidas deram o melhor de si e o resultado não poderia ter sido melhor. 
Confira abaixo algumas fotos do mutirão realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e com apoio da Secretaria de Saúde.


Fotos Toni Ormundo


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Comunidade Pataxó comemora 14ª Aragwaksã


De 30 de julho a 1º de agosto a comunidade indígena de Coroa Vermelha comemorou o 14º Aragwaksã, que significa a conquista do espaço da Reserva da Jaqueira pelo povo Pataxó. O evento foi um sucesso, com a presença de índios de aldeias convidadas, autoridades, turistas e visitantes que se encantaram com a beleza da aldeia e dos rituais.
A festa culminou com a celebração do tradicional casamento Pataxó e finalizou com um delicioso mangute Pataxó.

Confira a galeria de fotos:
Fotos Toni Ormundo





Atleta de Cabrália conquista vice-campeonato mundial de Jiu Jitsu

Adriano Moraes Gatinho (de azul) trouxe o vice-campeonato MUNDIAL para Cabrália



Importante conquista leva Cabrália ao nível mais alto de todos os tempos em todas as modalidades esportivas. Trata-se do vice-campeonato mundial de Jiu-Jitsu da CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo), disputado entre os dias 19 e 22 de julho no estádio do Ibirapuera, em São Paulo.
A delegação cabraliense contou com dois participantes, Douglas Chaves e Adriano Moraes Gatinho. Este conquistou a maior marca do esporte para o município, após cinco lutas que o levaram a uma final emocionante, da qual saiu com a medalha de prata. Douglas chegou às quartas de final e também trouxe para Cabrália uma posição importante para o Jiu-Jitsu regional.
Aos 23 anos, o medalhista do mundial Adriano Moraes Gatinho destacou o crescimento não apenas do Jiu-Jitsu, mas de várias modalidades como o Tae Kwon Do e o Karatê, que também estão trazendo excelentes resultados e muitas medalhas para Santa Cruz Cabrália. Sobre o campeonato mundial, Adriano frisou a importância dos resultados na conquista de novos patrocinadores, pois a falta de recursos ainda impede que o atleta se dedique integralmente ao esporte. “Mais importante do que trazer a medalha de prata para Cabrália é saber que tem uma cidade, amigos e familiares contando comigo”, disse o medalhista, que não deixou de agradecer seu professor Adriano Maciel e o sensei Cemilton Reis, pelo apoio e incentivo que o motivaram na conquista do vice-campeonato mundial.
Os atletas do Jiu-Jitsu de Cabrália contam com o apoio dos seguintes patrocinadores que tem acreditado no potencial esportivo dos nossos jovens: Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, Diretoria de Esportes e Lazer, Aquamarine Farmácia de Manipulação, Axé Moi, Sinais Visuais, Supermercados Cambuí, Academia da Cidade, Loja Show de Bola, Vidralux e Auto Posto do Descobrimento.
Os interessados em praticar Jiu-Jitsu podem se dirigir à academia que está localizada na Rua Campos Tourinho, na Praça da Bandeira - antigo Espaço Cultural. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 18 às 19 horas e das 19:20 às 21 horas. Às terças e quintas-feiras, as aulas são das 6 às 8 da manhã, com turmas para crianças, jovens, adultos, melhor idade e para ambos os sexos.



Segundo Campeonato de Surf Estudantil de Cabrália

Confraternização e alegria na praia de Arakakaí

O Campeonato de Surf Estudantil de Santa Cruz Cabrália, com esta segunda edição realizada no dia 2 de agosto passado, já é um evento marcado no calendário esportivo do município e uma verdadeira festa de confraternização intercolegial e entre professores e alunos. Um dia escolar às avessas, onde os são os estudantes que dão aulas de habilidade, saúde e harmonia com os ventos e as marés.
O evento, organizado pelo Colégio Estadual Teresinha Scaramussa, com o apoio da Diretoria de Esportes da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, teve este ano maior participação de atletas, mais premiações (pranchas para os primeiros lugares) e a incorporação da categoria feminina.
Três estudantes de Santo André, na categoria masculina, ganharam os primeiros prêmios: Jadson (Jadinho), em primeiro lugar; Matheus (Parú), o campeão do ano passado, em segundo, e Wellington (Iuri) em terceiro. 
Na categoria feminina só participaram duas corajosas atletas: Sedileusa (Leléu), quem saiu em primeiro lugar, e Mirela, em segundo.
Chuva e vento sul, já se sabe, longe de afugentar atraem aos surfistas as praias, desde aqueles pescadores incas no Peru que antes da conquista espanhola “inventaram” o surf construindo pranchas de totora (uma espécie de palha) para cavalgar as enormes ondas, em pé, e pescar. Estas balsas são as ancestrais da prancha, talhada em peroba por George Freeth e Duke Kahanamoku, nos primeiros anos do século 20, no Havaí.
Restos arqueológicos e pinturas parecem demonstrar que, muitos séculos antes de Havaí, os indígenas de nossa América “surfavam” em seus cavalos de palha nas enormes ondas das costas do sul do Peru. Em Paracas, quebra a onda hoje chamada de San Gallán, conhecida como a melhor direita do Peru, um pointbreak de tubos longos e redondos que lembra a Indonésia.
Retornando ao Oceano Atlântico e a praia de Arakakai, vinte atletas participaram do Campeonato: Sidileusa, Mirela, Matheus Assunção, Mattia, Leandro, Jadson, Jakiam, Caique, Kelvin, Samuel dos Santos Rocha, Samuel Moreira, Jackson Richard, Mateus Cesar, Igor, João Lucas, Gabriel, Cauan, Rony, Iran e Wellington.
Todos os estudantes (do Colégio Teresinha, o Colégio Estadual de Santo Antonio e a Escola Nair Sambrano) deveram apresentar autorizações assinadas pelos pais para poder participar.
A música de Bob Marley, o animado relato de Guilherme “Foca” (jovem surfista veterano de Santa Cruz Cabrália) e do professor Eneas, a colaboração do Diretor de Esportes, Damião, da Diretora do CEPTS, Márcia, os professores Cacilda, Marciana, Clara, Eron, Evandro e a secretaria Cleiane, animaram o Campeonato.  Seu Antonio (Rato) acolheu a todos na sua barraca e Adail instalou a equipe de som e microfones.
Além de Guilherme, locutor oficial deste Campeonato, Allison e outros surfistas que já terminaram a escola chegaram cedo para apoiar aos mais jovens e pegar algumas ondas antes do inicio do evento. 
Outros que trabalharam duro foram os estudantes e também surfistas João, Lucas e Otavio, os prestigiosos integrantes do Jurado do Campeonato.
Tal como aconteceu o ano passado, os organizadores trouxeram membros do Corpo de Bombeiros do Batalhão da PM de Porto Seguro, Isaías e Barreto, como guardavidas do Campeonato.
Uns cem estudantes e várias mães, como Marineide, Daisy, Andrea e Patricia, prestigiaram o evento e em representação delas a verdadeira mãezona Marineide entregou- orgulhosa e sorridente- a premiação ao seu filho Jadinho.
A professora Cacilda (Biologia) organizou um mutirão de coleta de lixo na praia e na barraca do Rato e o Campeonato foi encerrado com um desfile de modelos chamado “musa da praia”, com o seguinte resultado: Ingrid (primeiro lugar), Pámela (segundo) e Thais (terceiro).
A diretora do CEPTS, professora Márcia, prometeu para o ano próximo o Terceiro Campeonato.
O surf já tem uma historia de excelentes atletas em Cabrália, que acostumam treinar também na praia de Guaiú Mirim, onde colocaram um cartaz pedindo que cada um “Leve seu lixo”. Para chegar a essa praia, os surfistas devem  passar por uma propriedade particular, pois como acontece em quase todo o litoral da Área de Proteção Ambiental (APA) Santo Antonio, faltam acessos públicos que garantam ao cidadão, e as comunidades tradicionais como os pescadores artesanais, o direito legal de acessar as praias que são Área da União, e pelo tanto patrimônio público.
No Conselho Gestor da APA, empreendedores que possuem propriedades frente à praia de Guaiú Mirim se comprometeram a ceder dois metros cada um para deixar um acesso publico, medida solicitada por socioambientalistas do município.  Esperamos que esses compromissos se cumpram e que em curto prazo existam acessos públicos a cada 300 metros, pois a realidade hoje não somente para os surfistas, senão para pescadores, marisqueiras e também para os turistas e percorrer quilômetros até achar um acesso.
Talvez um dia os surfistas, com seu espírito libertário e uma ligação profunda com os ventos e as marés, se unam a pescadores, pescadoras, e socioambientalistas para que o direito de ir e vir seja uma realidade e para que as praias não sejam somente território de condomínios e hotéis, mas também do seu proprietário legal: o povo brasileiro.

                                                                        Patricia Grinberg

Fotos Toni Ormundo

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dia da Esperança




Dia 28 de julho foi o Dia da Esperança! Todas as entidades beneficiadas pelo Criança Esperança foram convidadas a participar. A data marcou o início das doações telefônicas ao Criança Esperança. Neste dia também realizamos brincadeiras musicais no Parquinho da Escola Municipal, um cortejo com alunos de percussão do projeto Ambiente Musical e projeto Musicart de Porto Seguro até o campo de futebol. E no campo as brincadeiras foram lideradas por Nana Chiarelli educadora do ProJovem e sua equipe. Agradecemos todo o apoio da Prefeitura, Escola, CRAS/ProJovem, CMDCA, Projeto Musicart e voluntários. 

Este evento foi noticiado no BA TV, pela TV Santa Cruz afiliada da Rede Globo, edição de sábado, 28/07/12. Confira no link abaixo:


Secretaria de Educação apresenta conquistas do PAR


O município de Santa Cruz Cabrália foi contemplado com um total de R$ 1.562.129,00 de recursos do PAR (Plano de Ações Articuladas). Os recursos serão utilizados para a compra de ônibus escolares, mobiliário e equipamentos que irão beneficiar todas as unidades escolares de Cabrália já a partir deste mês de agosto.
Para comemorar esta importante conquista que irá beneficiar milhares de estudantes em todo o município, a secretária de Educação Terezinha Almeida preparou um evento especial, no qual agradeceu o empenho da equipe que não poupou esforços e trabalhou além da jornada regular para atender a todas as exigências e requisitos que tornaram o município apto a receber os recursos.
“Hoje é momento de celebrar, é com muita alegria que estamos colhendo os frutos de nosso trabalho. O PAR é apenas uma de muitas ações, pois nosso projeto de educação tem planejamento para curto, médio e longo prazo. É tanta coisa que mesmo que quiséssemos, não conseguiríamos mostrar tudo”, declarou a secretária, antes de apresentar slides com as ações da secretaria que vão desde a reforma, ampliação e construção de novas escolas até a capacitação de professores, melhoria da qualidade da merenda, aquisição de ônibus escolares próprios, informatização das escolas, plano de carreira do magistério, horta escolar, fanfarra municipal, entre outras. Toda a equipe da Educação foi homenageada.
Com relação ao PAR, as professoras Ana Paula Nunes e Sorya Lyrio apresentaram todo o processo de monitoramento e preparação do termo técnico que deu origem ao plano de metas que estará vigente até o ano 2014. O trabalho que começou em 2010 foi concluído este ano, com a assinatura do Termo Técnico de Compromisso pelo Executivo Municipal.
Para se ter uma ideia da dimensão dos benefícios que o PAR já começa a trazer para o município, listamos as primeiras contemplações, que estarão disponíveis a partir do mês de agosto, dando melhores condições de trabalho e estudo para professores e alunos da rede municipal:
6 ônibus escolares novos, que somados aos primeiros cinco que já foram adquiridos, totalizam 11 novos ônibus à frota municipal;
158 ventiladores de parede;
40 mesas para alunos cadeirantes;
81 conjuntos de mobiliário para professor;
31 aparelhos de ar condicionado 12.000 BTUs para as escolas;
Mobiliário novo para todas as escolas, totalizando mais de 2.800 conjuntos de carteiras escolares para alunos.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cidade de Santa Cruz Cabrália pode ganhar aeroporto


SALVADOR - O superintendente de Transportes da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, Ivan Barbosa, apresentou aos empresários integrantes da CET-BA (Câmara Empresarial de Turismo da Bahia), em Salvador, o Programa Aeroportos Bahia, onde a proposta é mapear o Estado com aeroportos que tenham distância máxima de 120 km um do outro. 

Dessa forma, o governo projeta a construção de novos aeroportos, como nas cidades de Valença, Feira de Santana, Cabrália, Irecê e Ilhéus e a reforma e atualização dos já existentes, como é o caso de Barreiras e Lençóis. 

Esta última, cidade que é porta de entrada para a Chapada Diamantina, já tem investimento confirmado da ordem de R$ 50 milhões que vão propiciar a criação de voos regulares, além da expansão da pista para 2 mil metros.

Sobre o levantamento dos recursos para que os projetos saiam do papel, o secretário disse: “A secretaria tem trabalhado nas concessões dos aeroportos, atraindo investimentos da iniciativa privada. Em Valença, por exemplo, o aeroporto está sob concessão à empresa MPE e em Feira, o contrato também já foi assinado”. 

Um dos pontos criticados pelos empresários do trade foi a localização do novo aeroporto de Ilhéus que não beneficia a região turística de Itacaré, que tanto atrai os turistas nacionais e internacionais.

Já a zona da Costa do Descobrimento será beneficiada com a construção de um novo equipamento, nas proximidades de Cabrália, que vem suprir a demanda do deficitário aeroporto de Porto Seguro. “O novo aeroporto na Costa do Descobrimento representará investimento da ordem de R$250 milhões”, informou Barbosa.