quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Prefeito Jorge Pontes entrega óculos aos alunos do TOPA


Foram entregues nesta segunda-feira, dia 27, os óculos aos alunos do TOPA (Todos pela Educação). A conquista é fruto do projeto Saúde em Movimento – Oftalmologia, uma parceria de sucesso entre a Prefeitura de Cabrália, a Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital Day Horc. Na ocasião, foram feitas mil cirurgias de catarata e mais de duas mil consultas oftalmológicas. Entre as consultas, estavam os alunos do programa TOPA, que foram contemplados com óculos de grau.
Os óculos foram entregues na sede da Secretaria de Educação, em uma reunião com a presença do prefeito Jorge Pontes e da secretária Terezinha Almeida, que fizeram questão de participar deste importante momento que irá beneficiar dezenas de estudantes que enfrentavam dificuldades na escola devido a problemas de visão.
Os alunos que moram longe e não puderam comparecer à entrega não precisam se preocupar. De acordo com a gestora municipal do TOPA, Joana Angélica, os óculos serão entregues aos estudantes em suas localidades.

Confira as fotos:






Secretária Terezinha Almeida faz a entrega de óculos à aluna
Prefeito Jorge Pontes realiza entrega de óculos

Joana Angélica, Gestora Municipal do TOPA, com aluna







Fotos Toni Ormundo

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Santa Cruz Cabrália é contemplada com projetos do Tela Brasil

O município de Santa Cruz Cabrália, através do Projeto Pescando com Redes 3G, foi contemplado com dois projetos culturais de grande importância para a população.
O primeiro é a realização da oficina de cinema Tela Brasil, que tem como objetivo oferecer ferramentas de criação e expressão através do audiovisual às comunidades. As oficinas permitem que os alunos maiores de 14 anos tenham uma introdução às áreas técnicas da produção de vídeo, façam contato com profissionais de cinema e que, depois, desenvolvam três curtas-metragens com equipamentos profissionais oferecidos pelo projeto.
Já o segundo projeto é o Cine Tela Brasil, que é a primeira sala de cinema itinerante do país. Trata-se de um caminhão que viaja levando a estrutura de uma sala de cinema com conforto e padrão de shoppings centers: conta com 225 lugares, ar condicionado, projeção cinemascope 35 mm, som stereo surround com leitor laser e tela de 21m², que realizará 4 sessões diárias gratuitas de filmes nacionais para crianças e adultos.
A conquista é fruto da participação do município de Santa Cruz Cabrália na Campus Party 2012, maior evento de inovação, criatividade, entretenimento digital e tecnologia do mundo. Um dos temas presentes na feira foi o projeto Pescando com Redes 3G, desenvolvido pela Qualcomm em parceria com a prefeitura de Santa Cruz Cabrália, USAID, Telefônica/VIVO, ZTE do Brasil e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS). O trabalho foi apresentado como case de sucesso no âmbito do debate “Inclusão Digital e Transformação Socioeconômica”.
Representando o município no evento, o diretor de Pesca Cláudio Mendes Xêpa confirmou a parceria que trouxe para a cidade não apenas uma, mais duas ações do projeto Tela Brasil. Todas as contrapartidas da prefeitura foram garantidas para que Santa Cruz Cabrália pudesse ser beneficiada.
Para tratar dos últimos detalhes e das locações para as atividades foi realizada uma reunião nesta quinta-feira, dia 23, com o coordenador do Cine Tela Brasil, Edson Souza; o diretor de Pesca, Cláudio Mendes Xêpa; o secretário municipal de Infraestrutura, Fernando Oliveira e representantes da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Comunicação e Eventos Culturais.
São 25 vagas para as oficinas que acontecem de 17 a 31 de março. A exibição dos filmes será entre os dias 31 de março e 2 de abril. Os locais estão sendo definidos e serão divulgados após a aprovação dos responsáveis pelo projeto. 

Fotos Toni Ormundo

Reunião na sede da prefeitura com representante do Cine Tela Brasil

Após a reunião, foram feitas visitas aos possíveis locais onde serão realizadas as oficinas e a apresentação do cinema itinerante




Fotos da participação do Diretor Municipal de Pesca na Campus Party 2012, na qual o Projeto Pescando com Redes 3G foi apresentado como um case de sucesso:



Partipando da Campus Party, falando sobre Projeto Pescando com Redes 3G

Presidente da Telefônica Vivo com o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo Silva e representantes de Santa Cruz Cabrália

Presidente da Fundação Telefonica Vivo com representantes de Cabrália

 Presidente da Associação de Pescadores Indígenas, Leidivaldo de Jesus, com o Ministro Paulo Bernardo

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval da Criança Feliz faz a festa da garotada


As crianças não ficaram de fora da programação carnavalesca de Santa Cruz Cabrália. Além de realizar o carnaval cultural e apoiar os blocos de rua da cidade, a prefeitura garantiu a folia mirim com o Carnaval da Criança Feliz, uma festa preparada com todo carinho pelo pessoal da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Com muita música, brincadeiras, algodão-doce, pula-pula, pintura de rosto e brindes, as famílias se divertiram pra valer. Parabéns ao pessoal do CRAS / Projovem, PETI todos os que participaram da festa.

Confira algumas fotos:




























 Concurso de fantasias foi disputado
Parabéns à equipe responsável pela folia