sexta-feira, 27 de abril de 2012

4ª Festa do Trabalhador de Santa Cruz Cabrália


Missa campal comemora 512 anos de celebração da Primeira Missa no Brasil



Milhares de fiéis participaram nesta quinta-feira, dia 26 de abril, das comemorações em homenagem aos 512 anos de celebração da Primeira Missa no Brasil.
O evento realizado em parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália e a Diocese de Eunápolis aconteceu na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha, no mesmo local onde o Frei Henrique de Coimbra deu início à evangelização na terra recém-descoberta no ano de 1500.
A programação oficial incluiu antes da celebração a apresentação das fanfarras municipais Fanmuscc (Fanfarra Musical de Santa Cruz Cabrália) e Fanjuc (Fanfarra Jovens Unidos de Cabrália), além da encenação da Réplica da Primeira Missa, com o grupo de teatro “Filhos de Cabrália”.
O prefeito Jorge Pontes, a primeira-dama e secretária Janete Pontes e o secretariado municipal receberam o público que mais uma vez compareceu em massa para prestigiar este importante momento histórico que marca o início da fé cristã em solo brasileiro.
Antecedendo a entrada dos párocos, dezenas de índios da tribo Pataxó de Coroa Vermelha fizeram uma manifestação em protesto à situação indígena no Brasil, especificamente à questão das terras na região de Pau Brasil, extremo-sul da Bahia. Os índios envolveram o cruzeiro de Coroa Vermelha com uma faixa preta, simbolizando o luto pelas mortes na luta pela terra. “Quando os portugueses chegaram, esta terra já era nossa. Hoje os índios ocupam apenas 12 por cento do território nacional. Viemos aqui pedir à igreja católica que interfira nas questões da demarcação de terras indígenas”, declarou o índio Jaguatiri, que falou em nome dos índios Pataxó.
Quando a missa presidida pelo vigário geral Padre Adelício e pelo Frei João teve início, a emoção tomou conta dos fiéis, que receberam mensagens de fé e amor a Deus e ao próximo. Durante a celebração, os alunos do IASA (Instituto Amigos de Santo André) fizeram uma belíssima apresentação musical, encantando os presentes.

Fotos Toni Ormundo






Prefeito Jorge Pontes e Janete Pontes participam da celebração















APRESENTAÇÃO DO IASA (INSTITUTO AMIGOS DE SANTO ANDRÉ) 




 Sob a regência da profesora Simone Passos, os alunos fizeram uma bela apresentação durante a missa. O IASA conta com o patrocínio do Banco do Nordeste/ parceria com o BNDES, Governo Federal, Criança Esperança e Fundação AID



ÍNDIOS PATAXÓ PARTICIPAM DA MISSA E REALIZAM MANIFESTAÇÃO PEDINDO O APOIO DA IGREJA PARA A QUESTÃO DA DEMARCAÇÃO DAS TERRAS INDÍGENAS



 Representando a comunidade Pataxó: índios Nitinawã e Jaguatiri



 Mulher Pataxó se emociona com palavras do índio Jaguatiri
Faixa preta simboliza o luto da comunidade indígena pela questão da terra

RÉPLICA DA PRIMEIRA MISSA, COM O GRUPO DE TEATRO "FILHOS DE CABRÁLIA"



 Saída do grupo teatral, partindo da sede da Secretaria de Cultura para encenar o embarque da frota de Cabral




 Atores chegam de escuna ao ilhéu de Coroa Vermelha



 Encontro do índio com os coonizadores




Após décadas sem ter uma fanfarra, o município de Santa Cruz Cabrália foi contemplado com duas fanfarras, que fizeram uma mostra do trabalho que vem sendo desenvolvido tanto pela Secretaria de Educação quanto pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. O público ficou encantado! Mais uma realização do governo Jorge Pontes


FANMUSCC - FANFARRA MUSICAL DE SANTA CRUZ CABRÁLIA
100% COMPOSTA POR ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO.













FANJUC - FANFARRA JOVENS UNIDOS DE CABRÁLIA
UMA INICIATIVA DA SEDESC (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania) PARA INCENTIVAR OS JOVENS DO PROJOVEM / CRAS.