segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Casamento de Celso e Juniaria

Celso (Sabor da Bahia) e Juniaria se uniram em matrimônio na noite desse sábado, 22, na igreja católica de Santa Cruz Cabrália.   Após a cerimônia religiosa o casal recebeu em sua residência, familiares e amigos, que celebraram juntos a felicidade da importante data.

Boa sorte ao casal, que começa agora esta nova etapa de suas vidas!



Secretaria de Educação realiza Feira de Cultura, Arte e Literatura


A Secretaria de Educação estará realizando no dia 1º de novembro, no Casarão Show, a Feira de Cultura, Arte e Literatura. O evento contará com apresentações culturais dos alunos e também de trabalhos realizados pelos mesmos. A ação envolve todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Não deixe de comparecer e conhecer a produção cultural dos estudantes de Cabrália.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Parabéns, Funcionários Públicos

Governo Estadual dá apoio total ao Polo Industrial e Empresarial de Cabrália



O prefeito Jorge Pontes se reuniu, no dia 24/10, com o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Mineração, José Luiz Gonzaga, designado pelo secretário James Correia e pelo governador Jaques Wagner, para debater a implantação do Polo Industrial e Empresarial de Santa Cruz Cabrália. O prefeito estava acompanhado do deputado Bira Coroa e de uma comitiva, formada pelos secretários de Gestão e Finanças, Vinícius Tavares, de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janete Pontes, de 10 empresários, dos vereadores Luciano Monteiro e Fabiano da Glória e por representante da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, Gilson Costa. Participaram, ainda, do encontro os assessores do chefe de gabinete, Ayzlz Mzuriushz, Ricardo Vieira e Andrez Lonzz.

Abrindo a reunião, o prefeito relatou aos presentes que o Polo, hoje, já se encontra em fase avançada, pronto para receber o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, no que se refere a infraestrutura e incentivos fiscais. “Estamos trabalhando pesado na implantação do Polo, que trará para a cidade novas fontes de renda e evitará que a população dependa exclusivamente do já saturado mercado turístico”, declarou Jorge Pontes que também informou que no mês de novembro os empresários membros do Polo estarão recebendo a doação das áreas onde irão construir seus negócios.

Os empresários também tiveram a chance de se manifestar e sugeriram ações no intuito de facilitar a instalação de suas empresas. O chefe de gabinete, por sua vez, prometeu encaminhar na primeira quinzena de novembro, duas comissões a Cabrália. Uma da Secretaria para fazer um detalhado levantamento do local, para a partir deste levantamento encaminhar as demandas de infraestrutura, energia elétrica, acesso ao Polo e possíveis linhas de crédito. Sugerindo como alternativa o Desenbahia, que pode liberar de 2 a 10 milhões para os empresários.

A outra comissão seria formada por uma equipe da Superintendência de Desenvolvimento Indústrial e Comercial, para levantar os custos do projeto do Polo. Gonzaga solicitou também, uma carta consulta dos empresários, para monitorar o processo de legalização e implantação das empresas, para que não haja embargos nas obras. Ele prometeu, ainda, acompanhar de perto o processo de licenciamento ambiental de cada empresa e a regularização da área destinada ao Polo, em todas as suas fases, para que tudo aconteça de forma correta e ágil.

Durante a reunião, o chefe de gabinete foi informado, pelo secretário Municipal de Gestão e Finanças, que, atualmente, já estão inscritas para participar do empreendimento 32 empresas de pequeno, médio e grande porte, versando nas mais diferentes áreas. Em contrapartida, Gonzaga garantiu que mobilizará empresas de porte nacional para participar do projeto, que em sua opinião será um grande sucesso. “Me surpreendi com a organização da prefeitura e estruturação de seu distrito industrial. Da nossa  parte, o prefeito terá todo apoio para que o projeto se concretize atendendo a demanda dos empresários e levando crescimento para o município”.

Sobre os incentivos fiscais a serem ofertados, ele explicou que cada empresa terá o seu caso avaliado, através de seu segmento e da geração de emprego e renda, quesitos que definirão qual será o índice de incentivos fiscais que poderão ser diluídos no ICMS, variando entre 60% e 90%. Finalizando, sugeriu que se formasse uma comissão executiva do Poder Público e uma associação criada pelos empresários, para tratar de temas referentes ao Polo, como conservação e preservação do mesmo.

Os empresários que participaram do encontro ficaram surpreendidos com a integração do prefeito Jorge Pontes com o governo Estadual. Segundo afirmaram o prefeito encontrou as portas abertas o que reforçou a certeza de todos de que Cabrália, graças a Jorge Pontes é parceira do Governo Jaques Wagner. Opinião confirmada pelas palavras do deputado estadual, Bira Coroa. “ O Polo irá alavancar o desenvolvimento econômico e social de Cabrália. Um parque de mais de 30 empresas, além de abrir o mercado de trabalho irá também, melhorar a receita do município.  Demonstrando visão do prefeito Jorge Pontes em um projeto tão importante que coube a Secretária Estadual da Indústria, colocar seus serviços e do Governo do Estado a disposição do empreendimento”,  garantindo que estará presente e acompanhando a execução do projeto.

Fotografias Toni Ormundo


Comitiva de Santa Cruz Cabrália, composta pelo prefeito Jorge Pontes, secretários municipais, vereadores e empresários, é recebida na Secretaria Estadual da Indústria e Comércio
 Destaque para a presença do Deputado Bira Coroa e de José Luís Gonzaga, chefe de gabinete da Secretaria da Indústria e Comércio



Empresário Aníval Joseph Muniz, Vereador Fabiano do Vadão, Vereador Luciano Monteiro, Deputado Bira Coroa, José Luís Gonzaga, Prefeito Jorge Pontes e a primeira-dama Janete Pontes
 Comitiva conversa com o Deputado Bira Coroa
 Prefeito Jorge Pontes parabeniza empresários e demais membros da comitiva pelo sucesso da reunião

Vereador Luciano Monteiro, Deputado Bira Coroa e Vereador Fabiano do Vadão

Equipe de Jiu Jitsu de Cabrália faz bonito em Campeonato Baiano


A equipe de Jiu Jitsu de Santa Cruz Cabrália, fez bonito no Campeonato Baiano da modalidade, realizado na cidade de Teixeira de Freitas, no dia 10 de outubro. Sempre participando, o diretor de Esportes, Damião Dias, acompanhou de perto o desempenho dos atletas do município.
Dentre os 13 atletas que fizeram parte da comitiva de Cabrália, dez obtiveram os seguintes resultados: 6 medalhas de outro, 2 de prata e 2 de bronze. O destaque ficou por conta do atleta Adriano que faturou 2 medalhas de ouro, alcançando um placar histórico de 35 pontos a zero. Além disto, a equipe comandada por Cemilton Reis sagrou-se campeã geral no quadro de medalhas.
A participação dos atletas, nessa e outras competições esportivas, só foi possível graças ao apoio que a prefeitura, através do prefeito Jorge Pontes, tem dado aos desportistas locais em diversas modalidades. Hoje, de forma inédita, que pratica esportes no município recebe toda infraestrutra para treinar com qualidade e mostrar os talentos de Cabrália em competições regionais, estaduais e nacionais.






terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeto Pescando com Rede 3G concorre a prêmio em São Paulo


O Projeto Pescando com Rede 3G, desenvolvido em Santa Cruz Cabrália, pela Prefeitura, através da secretaria de Agricultura e Pesca e das empresas Qualcomm, USAID, VIVO, ZTE do Brasil e Instituto Ambiental Brasil Sustentável – IABS, no dia 31 de outubro, em São Paulo, estará concorrendo ao prêmio “ARede 2011”, na categoria Serviços aos Usuários. Representando a prefeitura na premiação, estará o diretor de Pesca, Cláudio Mendes (Xêpa).

O projeto, de acordo com diretor de Pesca, consiste na, inovadora, instalação dos kits (1 smartphone, 1 antena de amplificação, 1 suporte de cabine e um carregador) em embarcações dos pescadores de Cabrália. “A partir do novo aplicativo os donos das embarcações, desde que conectados à internet, poderão acompanhar de qualquer lugar as capturas de suas embarcações, proporcionando a antecipação da negociação com seus clientes, podendo negociar melhor os preços e consequentemente remunerar melhor os pescadores, mestres e donos das embarcações”.

Ferramentas que tem facilitado a vida de quem pesca na cidade, explicou o diretor que informou, além disto, que graças ao Projeto os pescadores têm sido capacitados em importantes áreas, dentre as quais, o cultivo sustentável de ostra e a pesca do polvo de pote, curso de GPS (equipamento importante para a categoria), boas práticas de pescado, associativismo e cooperativismo  por exemplo. Os pescadores têm se reunido, ainda, com empresários e discutido a venda de sua produção em estabelecimentos comerciais da região.

Por meio do Projeto, outros benefícios foram obtidos, como a reforma da Colônia Z 51, a implantação da Casa do Pescador, a unidade de beneficiamento do pescado em Coroa Vermelha e laboratório de informática onde pescadores e seus filhos estão tendo acesso a informática através da tecnologia 3 G. No local vários cursos de informática tem sido realizados e o curso técnico de Pesca e Aquicultura do Instituto Federal do Paraná está acontecendo lá.

É Cabrália sendo pioneira em aliar novas tecnologias a pesca.

Fotografia Toni Ormundo

sábado, 22 de outubro de 2011

Polo Industrial de Cabrália avança cada vez mais e é debatido em reunião em Salvador


Um grande sonho da população, a criação do Polo Industrial e Empresarial de Cabrália,  coloca a cidade na dianteira do processo de crescimento econômico e tecnológico do Extremo Sul da Bahia. Abrindo novas alternativas de profissionalização, geração de emprego e renda, para toda a região, que atualmente, depende basicamente do já saturado mercado turístico. Por isso, parte dos empresários que farão parte do Pólo, que ficará situado em Coroa Vermelha, a 1.800 metros da pista que liga Cabrália e Porto Seguro, se reuniram com o prefeito Jorge Pontes e o secretário de Finanças, Vinícius Tavares.

Comprovando a viabilidade do Polo a reunião foi realizada, no dia 21/10, para definir viagem dos empresários a Salvador na próxima semana, para debater com o Secretario Estadual da Fazenda os incentivos que serão dados aqueles que instalarem seus negócios no Polo. Além dos empresários, agentes financeiros que irão facilitar a implantação do Polo se fizeram presentes, dentre os quais, representantes do Bradesco, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica, reforçando a viabilidade do empreendimento. "Graças à conversa com o governador Jaques Wagner, agendamos a ida dos empresários a Capital para debater caso a caso os incentivos e benefícios fiscais ofertados pelo Governo Estadual", explicou o prefeito, garantindo que o governador apóia o importante projeto.

Os empresários também puderam esclarecer suas dúvidas conversando, diretamente, com o prefeito Jorge Pontes. “O Polo é uma de nossas metas, sem clientelismo e sem nenhuma cobrança aos empresários. A área já está licenciada, possuindo o aval dos órgãos ambientais e o projeto já foi aprovado pela Câmara de Vereadores”, explicou o prefeito que garantiu aos empresários que as empresas que quiserem já podem começar a se instalar no local, informando que até o dia 10 de novembro a doação dos terrenos será efetuada e os lotes distribuídos.

Em contrapartida, as empresas garantem à prefeitura e a toda cidade empregar 85% do seu efetivo com mão de obra local. Elas se comprometem, ainda, em qualificar os trabalhadores contratados, de acordo com a necessidade futura. É importante registrar também, que a partir da instalação das empresas, uma grande gama de impostos indiretos será gerada no município e na região. Desde a compra de matéria prima até o comércio que será alavancado, todos sairão lucrando.

Emprego e desenvolvimento para região

Hoje, já estão comprometidas com o Polo 32 empresas, variando em diversas áreas e setores econômicos, alcançando a previsão de 6 mil empregos, entre 2.000 diretos e 4.000 indiretos. O que propiciará o crescimento da cidade, que hoje depende basicamente do turismo, e ainda fornecerá qualidade de vida aos trabalhadores com acesso ao local de trabalho a poucos quilômetros de suas casas, além de opções de aprendizado profissional, por meio de capacitações e cursos que irão surgir à medida que as empresas se instalem.

Ainda não é possível estimar os lucros que serão gerados para Cabrália com o funcionamento do Polo, mas para a comunidade a implantação representa a realização de um sonho. Uma mostra é os frutos que a concretização do Polo já está trazendo. Com a sua instalação, serão criadas duas cooperativas, uma de recolhimento de resíduos plásticos (garrafa pet) e outra de resíduos orgânicos, ambas irão gerar cerca de 2 mil empregos.

Fotografias Toni Ormundo








Após sucesso do dia de saúde e beleza, Escola Jacira promove feijoada

Está marcada para o próximo sábado, dia 29, a partir do meio-dia, a Primeira Feijoada da Escola Municipal Jacira Monteiro Benfica, no Campinho. Os ingressos já estão à venda na escola, por R$ 6,00 (com direito a feijoada + um copo de refrigerante).
Para a diretora Huder, é mais uma oportunidade de abrir as portas da escola para pais, alunos e toda a comunidade, como aconteceu no dia 14 deste mês, com a realização do “Dia da Família na Escola: Saúde e Beleza”.  Durante todo o dia, aconteceram palestras com psicólogo, veterinário, nutricionista, sobre saúde da mulher, atendimento médico, massoterapeuta, cabeleireiras, manicures, entre outras atividades que envolveram crianças e adultos. “O objetivo do evento foi elevar a auto-estima da comunidade, dos professores, dos pais e dos alunos, através de um estímulo diferente para que os pais comparecessem à escola. O resultado foi excelente, o comparecimento foi em massa”, declarou a diretora que pretende repetir a atividade ainda em 2011.
Confira as fotos do dia da família na Escola Jacira, registradas pelos profissionais da unidade de ensino:


 Cabeleireiras deixaram todas as mulheres mais bonitas


 Palestra com a psicóloga Malvina

 Manicures
 Lanche para todos

 Equipe da saúde presente no evento





 Esteticista
 Saúde da mulher

Palestra sobre a posse responsável de animais

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cabrália ganha nova Agência do Banco Bradesco


O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes, participou nesta manhã, dia 20 de outubro, da inauguração da agência do Banco Bradesco no município. O prefeito desejou sucesso à nova agência, que está localizada no Centro da cidade e pronta para atender a toda comunidade.  “Este dia ficará marcado na história de todos cabralienses, com a instalação na cidade do maior banco privado do País. Estamos em um processo de crescimento, com indústrias sendo instaladas no município com a chegada do Polo Industrial, por isso estamos muito felizes com mais uma instituição financeira para atender toda a cidade. Não tenho dúvida que a população também agradece”, disse o prefeito.

Segundo o gerente geral da Agência, Marcelo Lago, o Bradesco estará de portas abertas para receber a comunidade. “O Bradesco não poderia deixar Cabrália de fora de seu processo de ampliação. Estamos aqui para servir a comunidade e informar a todos de todos os benefícios oferecidos por nossa instituição. Cabrália está crescendo e lado a lado com a Prefeitura e a instalação do Polo Industrial foi um dos motivos que nos fez acreditar na cidade e na gestão do prefeito”, declarou Lago, que diz esperar até o final do ano já contar com cerca de mil correntistas.

O gerente executivo do Bradesco na região, José Costa, também fez questão de registrar a alegria que é para diretoria do Banco, inaugurar essa nova Agência. “Cabrália é uma cidade muito importante no Extremo Sul, graças ao seu potencial turístico e histórico, por isso o Bradesco faz questão de tê-la em sua rede de negócios. Por isso estamos trabalhando em conjunto com a prefeitura, para o crescimento da cidade em questões importantes como a instalação do Polo Industrial”.

Confirmando a importância da nova Agência, o secretário de Finanças, Vinícius Tavares, declarou que a cidade só terá a crescer cada vez mais a partir de agora. “Essa agência será muito importante para o desenvolvimento econômico e dos negócios dos cidadãos cabralienses. A prefeitura se coloca a disposição do Bradesco para auxiliar no que for necessário e firma mais essa parceria entre o Banco e os empresários do Polo Industrial”, ressaltou o secretário que vê a implantação como uma vitória da administração municipal e do povo de Cabrália.

Além da presença do prefeito, dos gerentes e do secretário de Finanças, participaram da inauguração da agência do Bradesco, a gerente administrativa, Samaia Oliveira; o gerente geral da Agência de Porto Seguro Antônio Monteiro; os vereadores de Cabrália, Sinvaldo Viana (Vavá), Karjá, Luciano Monteiro e Fabiano da Glória; a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janete Pontes; o secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira; o secretário de Assuntos Indígenas, Katão; o capitão da Polícia Militar, Eduardo Galvão.

 Representantes do Bradesco e da prefeitura
 Gerente Geral, Marcelo Lago, prefeito Joge Pontes e o gerente executivo, José Costa
 Prefeito descerra a faixa com a primeira - dama Janete Pontes



 Prefeito Jorge Pontes e equipe da nova Agência