sexta-feira, 29 de julho de 2011

Santa Cruz Cabrália realiza I Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente


A Câmara de Vereadores foi palco da I Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente de Santa Cruz Cabrália, cujo tema foi “Gerar emprego e trabalho decente para combater a pobreza e as desigualdades sociais”. O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 27, reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade, incluindo o poder público, empregadores, representantes de entidades e sindicatos, estudantes, trabalhadores, entre outros.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Jorge Pontes, da primeira dama e secretária de desenvolvimento social e cidadania Janete Pontes, do secretário de agricultura e pesca Lannes Almeida, da representante da SETRE / Sinebahia Vanja Nolasco e do palestrante Milton Barbosa Filho, assessor especial da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.

O objetivo da conferência foi promover a discussão do tema emprego e trabalho decente no município. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho decente é o “trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna." 

Conforme destacou a secretária Janete Pontes, é importante a participação de toda sociedade na melhoria das condições de trabalho e no combate ao trabalho infantil. “O governo tem feito a sua parte”, ressaltou a secretária, citando o trabalho do PETI no município, que está desenvolvendo atividades extra-classe no turno oposto ao da escola, oferecendo cursos e oficinas que além de afastarem as crianças do trabalho e das drogas, contribuem para uma melhor qualidade de vida. “Lugar de criança é na escola, é preciso que as famílias tenham esta consciência”. Janete também enumerou os cursos oferecidos principalmente na zona rural pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que estão ajudando centenas de famílias a gerar renda, entre eles os cursos de bordado, artesanato, horta, criação de galinha caipira, etc.

Para o prefeito Jorge Pontes, é preciso que as famílias tenham consciência de seus direitos. “Cabe ao gestor público, junto com a população, a missão de oportunizar esta conscientização, de fazer com que as pessoas tomem conhecimento das questões do trabalho”. Pontes destacou ainda o aumento do número de profissionais cadastrados como micro empreendedores individuais no município, pessoas que antes estavam na informalidade e agora têm plenos direitos. “É com este intuito, afinado com os ideais do Governo do Estado, que estamos realizando em Cabrália a I Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente”, finalizou.

Após a palestra de Milton Barbosa Filho sobre Emprego e Trabalho Decente, o público participou da discussão por eixo temático: Eixo 1 - Princípios e Direitos; Eixo 2 - Proteção Social; Eixo 3 - Trabalho e Emprego e Eixo 4 - Fortalecimento dos Atores Tripartites e do Diálogo Social. As propostas discutidas em grupo foram apresentadas pelo relator de cada eixo para serem votadas pela plenária.

Em seguida houve a votação para a escolha dos três delegados que representarão Santa Cruz Cabrália nas Conferências Estadual e Nacional de Emprego e Trabalho Decente. São eles: 

Empregador:
Titular: Robinson César de Aquino / Supermercado Cambuí
Suplente: Josélia Da Hora de Souza / Instituto Reciclar

Trabalhador:
Titular: Antônio César Silva Ormundo
Suplente: Rodolfo Donizeti Albuquerque

Poder Público:
Titular: Ednane Matos Arruda
Suplente: Donizeti Rocha

Primeira Dama e secretária Janete Pontes

Prefeito Jorge Pontes (PT) abriu a Conferência

Cláudio Mendes Xêpa, Diretor de Pesca, fez a leitura do Regimento da Conferência




Palestrante Milton Barbosa Filho


DISCUSSÃO POR EIXO TEMÁTICO:





Delegados e suplentes eleitos para representar Santa Cruz Cabrália nas Conferências Estadual e Nacional


Conferência da Cultura reúne artistas de Cabrália na busca de políticas públicas que beneficiem o setor

Estará sendo realizada, no sábado dia 20/08, em Cabrália, a  II Conferência de Cultura -  “Planejar é Preciso: Consolidação dos Planos de Cultura”.  As conferências, realizadas em diversas secretarias, que compõem a Prefeitura Municipal, são uma iniciativa do prefeito Jorge Pontes, em consonância com os governos Estadual e Federal e têm como objetivo propiciar a participação popular e o debate construtivo. A Conferência de Cultura está sendo organizada pela Secretaria de Cultura, Comunicação e Eventos Culturais e acontecerá na  Escola Estadual Terezinha Scaramussa.

O evento será dividido em seis eixos, contribuindo com propostas culturais para o município. Na ocasião, fará uma palestra a todos os presentes,   Raquel Galvão, representante cultural do Governo do Estado no Extremo Sul da Bahia. Para a diretora municipal de Cultura, Rita Xavier, a participação de todos que fazem cultura em Cabrália é essencial. “ Cultura é uma ferramenta de transformação de uma sociedade; e capaz de revelar e divulgar as características peculiares de cada localidade. Por isso chamamos os artistas e artesões, para que estejam presentes e dêem a sua contribuição”.

 Além das discussões, por eixo, durante a Conferência, serão realizadas diversas apresentações culturais e exposições, reunindo o que Cabrália tem a oferecer no que se refere à arte e cultura. Manifestações tradicionais como a Chegança, Bicharada, Reizada e Cordão de Cabocloco  estarão representadas. As danças indígenas também terão o seu espaço, bem como a dança do ventre e recitais de música. A Conferência será um grande palco para os artistas locais divulgarem seu trabalho.

Confira abaixo os eixos de discussão:

EIXO 01: Expressões Artísticas
Circo / Teatro  / Dança /  Música / Literatura / Artes Visuais / Audiovisual

EIXO 02: Patrimônio e Memória
Arquivo / Museus e Memoriais /
Arquitetura e Urbanismo / Pat.  Material e Imaterial

EIXO 03: Pensamento e Leitura
Livro e Leitura / Bibliotecas
Pesquisadores e Estudiosos da Cultura

EIXO 04: Transversalidade da Cultura
Cultura e Educação 
Cultura e Direitos Humanos
Cultura Digital e Comunicação
Cultura e Meio Ambiente
Cultura e Turismo

EIXO 05: Gestão da Cultura
Gestão de Equipamentos Culturais
Formação e Qualificação em Cultura
Sistemas Municipais  e Estaduais  de Cultura
Desenvolvimento Territorial da Cultura

EIXO 06: Redes Produtivas e Serviços Criativos
 Elos das Redes Produtivas
Geração de Emprego e Renda
Serviços Criativos: (moda/design/desenho industrial/publicidade/artesanato/
gastronomia)


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cabrália realiza entrevista pública e prova para candidatos a Conselheiros Tutelares

Será nesta sexta-feira, dia 29 de julho, a entrevista pública dos candidatos a conselheiros tutelares de Santa Cruz Cabrália. Todas as entidades, escolas, conselhos e centros de referências são convidados a assistirem as entrevistas.

Compareça! A entrevista pública será na Câmara de Vereadores, das 13 às 19 horas. É muito importante conhecermos o histórico e as intenções de atuação dos candidatos.

As entrevistas serão por ordem de chegada e cada candidato terá em média 10 minutos para responder ao questionário.

PROVA:

A prova escrita para os candidatos será no sábado, dia 30 de julho, das 18:30 às 23 horas, na Escola Nair Sambrano.
A lista dos candidatos aprovados na primeira fase (inscrição) pode ser encontrada no Mural do CEU. Maiores informações com Ana Carolina (Lola) pelos telefones: 3671-4048 ou 9919-9378.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Gincana 23 de julho encerra comemorações da Festa da Cidade 2011

O último dia de festa foi de muita animação em Cabrália. A programação começou com a corrida ciclística e corrida rústica, que reuniu dezenas de atletas da cidade no percurso Coroa Vermelha – Cabrália. Os vencedores deram a largada para a competição, já que a corrida também valia pontos para as equipes participantes da gincana, que este ano foram quatro: Brogodó, Laska Tudo, Sambarilove e Du Cais.
As tarefas valorizaram principalmente os conhecimentos sobre a História e a cultura de Santa Cruz Cabrália, incluindo 15 provas e várias perguntas relâmpago. Os participantes se divertiram interpretando as nossas manifestações culturais, como a Chegança e a cultura indígena. Além disso, foram arrecadadas roupas que serão doadas às comunidades carentes.

O corpo de jurados teve muito trabalho durante todo o dia. O resultado foi:

1º lugar: Brogodó – 574 pontos
2º lugar: Laska Tudo – 498 pontos
3º lugar: Du Cais – 480 pontos
4º lugar: Sambarilove – 464 pontos

Parabéns ao prefeito Jorge Pontes e toda equipe que participou da organização da Festa da Cidade, um evento tradicional que em gestões passadas sequer era lembrado em nosso município. A população agradece!


Fotos Toni Ormundo





























Parabéns, Cabrália! O berço da civilização brasileira completa 178 anos de emancipação

O terceiro dia de festa em comemoração aos 178 anos de emancipação política de Santa Cruz Cabrália foi repleto de atividades em vários pontos da cidade. A programação oficial do dia 23 de julho, data em que o município celebra a Festa da Cidade, começou ainda de madrugada, com a alvorada comandada pela Filarmônica.
Às oito horas da manhã, aconteceu a missa na Igreja Matriz em homenagem à nossa cidade. A celebração contou com a presença do prefeito Jorge Pontes acompanhado da primeira dama e secretária Janete Pontes, além de secretários municipais. Os presentes se emocionaram com a apresentação do recital das crianças do PETI, um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que tem surpreendido a todos pelos excelentes resultados.
Após a missa, o evento ocorreu na Praça do Povo, com apresentações da Filarmônica e da Fanfarra FAMUP, de Belmonte. As homenagens aconteceram durante todo o dia, incluindo a participação dos adolescentes do Projovem de Coroa Vermelha, Santo Antônio e do Campinho, que encantaram com as apresentações das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Santa Cruz Cabrália, em conjunto com as crianças PETI, que também abrilhantaram a festa. Após o momento cívico, os adolescentes do Projovem agitaram o público com paródias, axé e Free Step.
Em seguida, os alunos do Espaço Interação Jovem fizeram a apresentação de Tae Kwon Do. Sob o comando do professor Siri, a turma de campeões mostrou o talento desta turma de medalhistas que está fazendo bonito em todos os campeonatos que participa. Estão de parabéns!
À tarde, foi a vez da Chegança encantar os presentes. Resultado de um trabalho intenso de revitalização desta manifestação cultural tradicional de Santa Cruz Cabrália. Parabéns ao Seu Jique e toda equipe da Secretaria de Cultura pelo belo trabalho.
A programação seguiu intensa até o anoitecer, com apresentação da banda Estação do Xote, Consciência Negra, Happy Hour com MPB, torneio esportivo entre Guaratinga e Cabrália, final do Futsal, apresentação de dança zouk e lambada e, finalmente, as bandas Skandalos da Bahia, Paixão Latina e Banda Delírius seguraram o público até o amanhecer na Praça do Povo.

Algumas fotos:

Fotos Toni Ormundo

Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição



















Programação Diurna:

Fanfarra



Hasteamento da Bandeira:




Projovem








 


PETI


Tae Kwon Do



Chegança


Feira de Artesanato da Cultura






Happy Hour


Programação Noturna:

Final do Campeonato Municipal de Futsal - Benfica Campeão 2011







Lambada e Zouk






Bandas