terça-feira, 28 de junho de 2011

Programação dos Festejos de São Pedro: padroeiro dos pescadores

Muito forró, atrações culturais, brincadeiras e animação vão marcar os dois dias de festa em comemoração a São Pedro, padroeiro dos pescadores.


Dia 28 de junho:

19:30 apresentação de dança do grupo da Melhor Idade do CRAS

A partir das 22 horas apresentação das bandas:

- Santa Cruz

- Cacimba Barrenta

- Planeta do Forró

Dia 29 de junho

09 horas Missa Campal em homenagem a São Pedro

11 horas Procissão Fluvial

14 horas – Projóvem realiza diversas brincadeiras com todas as crianças presentes

14:30 horas – Paul de Sebo

15:30 horas – Apresentação de Recital, Quadrilha e Free Step realizada pelo grupo do PETI

16:30 horas – Quebra Pote

17:40 horas – Histórias de Pescador

18 horas – Premiação para embarcações mais decoradas e animadas da procissão

19 horas – Casamento na roça com o grupo Brogodó

19:30 horas – Arrastão do Pedrão com o Bloco do Cais

A partir das 20 horas muita animação com as bandas:

- Pressão do Forró

- Sutiã de Prata

- Forró Chibata

- Forró Sola de Pé

Muito forró no “Arraia Danado de Bom” animou Cabrália durante o São João



Forró até não aguentar mais. O mais tradicional São João do Extremo Sul da Bahia, realizado em Santa Cruz Cabrália, pela Prefeitura Municipal, foi um grande sucesso! Comidas típicas, brincadeiras, apresentações culturais e muita alegria e diversão marcaram os dias 23, 24 e 25 de junho. Localizado no centro da Cidade o “Arraia Danado de Bom”, este ano, impressionou pela primorosa decoração e pela presença de público, recebendo uma média de três mil visitantes por noite de festa.

Na primeira noite de festança (23/06), se apresentaram no palco do Arraia, as quadrilhas das escolas Jacira Monteiro e Nair Sambrano, o grupo do Projovem que realizou brincadeiras juninas com as crianças e também a peça teatral Causos do Nhó Lau. O agito ficou por conta das bandas de forró Sutiã de Prata, Urubu Fogoso e Escândalos da Bahia.

Já no dia 24/06, uma deliciosa novidade movimentou o São João de Cabrália, foi o “Sabor Caipira”, onde todos os presentes puderam degustar arroz doce, milho e amendoim cozido. Além disso, o Arraia também contou com brincadeiras e apresentação de danças nordestinas pelo PETI. O grande show da noite ficou por conta do cantor Marcelo Marrone, seguido de Trio Santa Cruz e Forró Chibata.

No último dia a comemoração ficou por conta de brincadeiras, apresentação de quadrilha e casamento na roça, que divertiu a todos, pelo grupo Brogodó. As apresentações musicais que animaram a noitada foram Axé Pop no Forró e Forró Macaxeira e muitas atrações.

Aprovado pela população, o “Arraia Danado de Bom” veio para ficar, para a estudante Jacira Melo, de 17 anos os três dias foram perfeitos. “Nossa, gostei muito, foi muito legal, deu para dançar muito forró é de festas como essa que Cabrália precisa”. Já para o empresário Carlos Souza, a bela decoração deu charme ao evento: “tudo está muito bonito, a decoração ficou de primeira”.

Gerando renda

Quem também comemorou os três dias de festa foram os ambulantes e barraqueiros que trabalharam no evento, vendendo bebidas e comida típicas. “As vendas foram ótimas, um dos melhores São João de que já participei. Todos os dias as vendas foram muito boas. Essa festa aqueceu nossas vendas”, declarou o proprietário de uma barraca de bebidas, Celso Lima.

Nas barracas de comidas típicas as vendas também superaram expectativas, tendo inclusive barracas que venderam mais de R$ 400,00 reais por noite. A festa uniu diversão e geração de renda para a cidade. “Dá para sair do sufoco, mesmo com o preço da cerveja mais caro, os lucros estão sendo muito bons”, ressaltou Daiane Souza Santos.

Fotografias Toni Ormundo




O Prefeito Jorge Pontes, juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura, representada pelo secretário Fernando Oliveira e em companhia dos secretários de Finanças, Vinícius Tavares, de Educação, Terezinha Almeida, do Chefe de Gabinete, Castilho Andrade, acompanhou o andamento das obras da nova escola Nair Sambrano e da Praça da Juventude, no bairro Campinho. A visita, no dia 22/06, teve como objetivo acompanhar o andamento das obras, que vão de vento em popa.

Educação para todos

Os estudantes da Escola Nair Sambrano Bezerra terão uma grande surpresa quando virem a sua nova escola pronta. Um desejo da comunidade a escola, construída com recursos próprios, poderá estar recebendo seus alunos, ainda este ano. A construção contempla dois pavimentos, 13 salas de aula, quadra poliesportiva, auditório, biblioteca, sala de vídeo, sala de recursos multimídia e laboratório de informática, além de um novo posto de saúde, que irá beneficiar a população do bairro, um dos mais populosos da cidade.

Conforme a secretária de Educação a escola atenderá em torno de mil jovens e crianças. “É uma obra com infraestrutura moderna e grandiosa e com todos os recursos para cuidar e proteger as crianças”, afirmou a secretária, reafirmando o compromisso da Administração em manter a qualidade do ensino no Município.

Incentivo a prática esportiva

Já a Praça da Juventude, a primeira da Bahia, é o resultado de um convênio assinado entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia em 2010, contemplando toda a comunidade que contará com um espaço composto por ginásio de esportes coberto, campo de futebol society, quadra de vôlei, pista de skate, pista de caminhada e equipamentos infantis, área de eventos, além de um centro de múltiplo-uso para modalidades como karatê, taekwondo, capoeira, entre outros.

Contente com mais estas conquistas da atual administração, o prefeito Jorge Pontes destacou que a concretização destas obras só foram possíveis porque o governo trabalha em parceria com os governos Estadual e Federal e busca sempre o melhor para a população. “Sem dúvida alguma, a praça e a escola serão excelentes ferramenta para fomentar o aprendizado e a prática esportiva e fortalecer as políticas públicas de combate às drogas e ao trabalho infantil”.

Fotografias Toni Ormundo










quarta-feira, 22 de junho de 2011

São João tradicional é em Santa Cruz Cabrália


Confira a programação cultural:

 Dia 23
17 horas: Quadrilha da Escola Jacira
18 horas: Causos do Nhô Lau
19 horas: Quadrilha da Escola Nair Sambrano 

Dia 24
16 horas: Quadrilha do PETI
17 horas: Celeiro da alegria
17:20 horas: Grupo Musical do PETI
18:30 horas: Danças Nordestinas 

Dia 25
17 horas: Celeiro da alegria
18 horas: Apresentação de Quadrilha com Casamento na Roça – Grupo Borogodó

Você não pode perder!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ação Social traz benefícios para moradores de Embaúba em Cabrália



No último domingo, dia 19/06, o Projeto Embaúba, pertencente ao município de Santa Cruz Cabrália teve sua rotina totalmente alterada, uma Ação Social realizada pela Prefeitura movimentou o povoado. Graças à parceria de todas as secretarias e de programas federais, como o Cras e o Peti, que compõem a administração municipal, foram ofertados à comunidade mais de 20 serviços diferenciados e de qualidade, com o principal objetivo da inclusão social e a busca de soluções para minimizar carências sociais de pessoas e famílias que não têm estas oportunidades no seu dia-a-dia, devido à distância do Projeto da sede. É a prefeitura e prefeito Jorge Pontes indo aonde o povo está!                                                             
Durante o dia inteiro, foram realizados serviços que incluíram exames médicos e orientações de saúde; palestras sobre dengue, DST e planejamento familiar; oficinas artesanais, recreação infantil com os adolescentes do Projovem, com muita música e distribuição de brindes; obtenção de documentos, fotos para identidade, cadastramento em programas dos governos Estadual e Federal; cinema, biblioteca itinerante, apresentações de fantoches e da quadrilha da Escola Nair Sambrano e ao final do evento um grande show com a banda Planeta do Forró, que fez Embaúba dançar. As mais de 40 famílias que moram no local agradeceram a Prefeitura pela realização do evento.
Para o prefeito Jorge Pontes, que participou da Ação Social em todos os seus momentos, ela foi uma forma de oportunizar o direito a cidadania aos moradores de Embaúba. "As pessoas procurando consultas médicas, procurando emissão de documentos, participando de oficinas, as crianças tendo novas oportunidades de lazer. Isso é cidadania e nos queremos que todos os moradores de Cabrália tenham essa oportunidade, sempre fazendo mais por quem precisa”, declarou o chefe do executivo.

Comunidade mais feliz!

A mãe de seis filhos e trabalhadora de uma farinheira, Sandra Oliveira de 25 anos, comemorou a realização da Ação Social. “Nossa está sendo muito bom, meus filhos estão se divertindo e nós podemos fazer nossos documentos e exames médicos. Isso nunca havia acontecido antes. Todos estão de parabéns”. O agricultor de 78 anos, Alcebino do Prado, concorda com Sandra: “Ótimo, consegui fazer meu exame de vista e pegar encaminhamento para uma consulta”.
Já para o proprietário rural, Antônio dos Santos, de 69 anos garante que é por ações como estas que toda a sua família está com o prefeito Jorge Pontes. “Está tudo uma beleza, trouxe minha netinha para se divertir e ela adorou. O prefeito tem feito muito pela zona rural”. Não foi só a neta de seu Antônio que se divertiu, a pequena Laís Cordeiro, de nove anos, gostou muito das brincadeiras. “Adorei, me diverti muito, a pintura no rosto também ficou muito legal”, declarou a jovem falando sobre a pintura corporal realizada pelos jovens do Projovem, que participaram do evento.

Visita ao Projeto Maravilha

Aproveitando a presença do prefeito em Embaúba e a sua disponibilidade, de sempre, em atender a população, lideranças do Projeto Maravilha, vizinho a Embaúba conversaram com o prefeito. O projeto que abrange 197 famílias tem, conforme a última análise dos limites territoriais, 80% de seu território estabelecido em Cabrália e 20% em Eunápolis. A questão, segundo os moradores, é que mesmo tendo a maior parte de seu território localizada em Cabrália, a maioria dos serviços acaba sendo realizada em Eunápolis.
A reivindicações dos moradores é de que Cabrália passe a atender de forma definitiva o Projeto Maravilha. Segundo eles a preocupação observada pela gestão de Jorge Pontes com a zona rural trará muitos benefícios para todos. O prefeito se comprometeu a pedir a cada secretaria de seu governo que realize um estudo avaliando quais as principais demandas de Maravilha, 1 e 2, para atendê-los.  Os moradores, fizeram questão de agradecer a atenção com a Saúde e Educação, com novas escolas e atendimento médico.
Convidado a visitar os dois povoados, o prefeito aproveitou a chance de observar de perto como andam as obras da nova escola de Maravilha 2. Lá o prefeito que também passou por Maravilha 1, teve uma calorosa recepção. O presidente da Associação de Moradores de Maravilha 2, Genivaldo João dos Santos, fez questão de manifestar seu apoio ao prefeito. “Hoje temos uma médica, que vem aqui toda semana e é ótima, também estamos ganhando essa nova escola, as coisas estão andando, acontecendo como nunca vi antes”, declarou o presidente da associação que contempla mais de 50 famílias.
A professora Leidiane Jesus Santos está muito feliz com a sua classe e o novo emprego que possui a cerca de 6 meses. “Foram anos e anos trabalhando atrás da enxada, ou mesmo sem trabalho, agora tenho a chance de fazer o que gosto e ser bem remunerada por isso. Sem luta não vamos a lugar nenhum e Jorge Pontes luta por nós”. É a mesma a opinião da moradora Maria Santos, que está há um ano e meio no Maravilha 2: “Estou gostando muito do trabalho do prefeito. Ele está organizando nossa comunidade trazendo saúde e educação para nós. Tudo de bom”, registrou feliz.
Ao término da visita a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janete Pontes, distribuiu cobertores para as famílias carentes de Maravilha 2 e prometeu o envio de dois filtros de água para escola. O prefeito, atendendo a reivindicação dos moradores, informou que no prazo máximo de 15 dias, uma patrol irá para lá executar melhoria nas estradas que cercam o povoado.

Fotografias: Toni Ormundo







 Fotos 3 x 4

 Oficinas






Apresentação de Free Step


Documentação

 Equipe visita local onde está sendo construída a nova escola SERMAL, no Projeto Embaúba



Lideranças locais


Reunião do prefeito Jorge Pontes com lideranças do Projeto Maravilha



Dr Márcio Rocha e Janete Pontes no local onde está sendo construído um posto de saúde para a população da Embaúba

Quadrilha da Escola Nair Sambrano



Workshop marca encerramento do curso de Meio Ambiente com Sustentabilidade


O encerramento do curso de “Meio Ambiente com sustentabilidade” foi um sucesso em Santa Cruz Cabrália. Para comemorar a conclusão da primeira turma, a organização preparou um workshop onde os alunos puderam expor o que aprenderam nas aulas e ainda assistir a excelentes palestras que intercalaram as apresentações dos trabalhos em grupo.
A ocasião reuniu várias autoridades, entre elas os vereadores Fabiano da Glória e Luciano Monteiro; a secretária de educação Terezinha Almeida e o prefeito Jorge Pontes, acompanhado da primeira-dama e secretária de desenvolvimento social e cidadania Janete Pontes, que além de prestigiarem os alunos também foram homenageados com títulos de honra ao mérito.
Satisfeito com os resultados e a boa repercussão do curso de meio ambiente, o prefeito Jorge Pontes parabenizou os alunos e reafirmou a importância desta capacitação, que além de conscientizar os alunos sobre a questão ambiental, oportunizou maior conhecimento sobre o meio ambiente da nossa cidade. “A mãe Terra pede socorro e o meu papel como gestor é o de sempre incentivar iniciativas como esta, que tem o objetivo de cuidar da natureza e formar multiplicadores”.
A turma não poupou elogios e depoimentos emocionados, como o da professora Edilene, nativa de Santa Cruz Cabrália que afirmou que graças ao curso conheceu lugares que nunca tinha ido antes dentro da cidade. “Com o curso, aprendi a conhecer e valorizar mais o que nós temos.” Para Neilza, o melhor do curso foram as aulas práticas, destacando como ponto forte o fato de terem ido a campo, o que segundo ela favoreceu um aprendizado muito melhor.
A consultora responsável pelo curso, Juana Albuquerque, que é a nova secretária de cultura, comunicação e eventos culturais, declarou estar muito contente com a realização do curso em Cabrália. “As pessoas precisam de oportunidade, este curso foi minha pequena contribuição, uma missão que Deus me deu e estou muito feliz por cumprir a minha parte”.
Antes da entrega dos certificados, o jovem músico Luciano Marinho, um dos alunos do curso, encantou o público com a apresentação de uma canção em homenagem a Cabrália, escrita pelo professor Antônio Monteiro.
O curso de Meio Ambiente com Sustentabilidade é uma realização da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através das Secretarias de Educação e de Turismo e Meio Ambiente.
Produção: Beauty Eventos e Consultoria

Abaixo a programação do Workshop:

Palestras

  1. Tema: “Incêndios e Queimadas”
Palestrante: Sargento de Paula, do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros

  1. Tema: “O Papel da CIPPA diante dos crimes ambientais”
Palestrante: Major Diógenes Câmara

  1. Tema: “Projeto ecológico da Reserva Pataxó Maturembá”
Palestrante: Índio Capim Bará

  1. Tema: “Pólo Industrial de Santa Cruz Cabrália: práticas sustentáveis e desenvolvimento industrial”
Palestrante: Sérgio Murilo, consultor de negócios

  1. Tema: “Sensibilização ambiental nos manguezais”
Palestrante: Toni Ormundo

Apresentações dos alunos

  1. Tema: Mangue Vermelho
Alunos: Cida, Gilberto, Ricardo e Edilene

  1. Tema: Mangue Branco
Alunos: Orlando, Ariane, Neilza e Jonata

  1. Tema: Mangue Preto
Alunos: Rafael, Adriana, Gleise e Sérgio

Fotos Toni Ormundo