segunda-feira, 30 de maio de 2011

Oficina de teatro será ministrada para jovens de Cabrália

A Prefeitura, através das secretárias de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Secretaria de Cultura, Comunicação e Eventos Culturais, está desenvolvendo, a partir do dia 31/05, Oficinas de Teatro e Folclore para os alunos do PET e dos CRAS do Campinho e de Santo Antônio. Serão ministradas aulas de Expressão Corporal, Impostação de Voz, Espaço Cênico e Coreografia.

Nas 3ª e 6ª feiras, os jovens irão conhecer técnicas de preparação de atores, sobre a história do teatro e das manifestações folclóricas locais, como: a Chegança, a Bicharada, o Cordão de Caboclo e tantas outras que enriquecem e diferenciam a cultura do município de Santa Cruz Cabrália.

“Com esta ação, buscamos ofertar aos jovens a oportunidade de conhecer o Teatro e suas nuances; e, ao mesmo tempo, aproximá-los das manifestações culturais locais, que enriquecem a história do Município. Em parceria com a Secretaria de Educação, futuramente, iremos estender este projeto para as escolas municipais”, declarou a diretora de Cultura, Rita Xavier.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Comunidade indígena de luto


A comunidade indígena Pataxó de Coroa Vermelha está de luto. O índio Gilvan da Cruz Mariano, 27 anos, foi assassinado por engano na noite do último sábado, dia 21.
Gilvan foi confundido com o amigo que havia se envol-vido em uma briga de bar e infelizmente foi atingido por um tiro na cabeça.
O crime está sendo investigado e causou indignação em Coroa Vermelha, pois Gilvan era uma pessoa muito querida, prestativa e religiosa.
Filho do Sr Noel (que já foi vice-cacique da aldeia Pataxó) e de Dona Conceição, o rapaz trabalhava como prestador de serviços no posto de saúde indígena (Funasa) e também era maricultor. Gilvan deixou uma filha de 5 anos.

Pesca de Polvo de Pote atrai a mídia em Cabrália

Os pescadores de Cabrália estão tendo a oportunidade de se capacitar para atuar em pescarias alternativas, que apresentam potenciais sustentáveis e promissores de produção na região. A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da secretaria de Agricultura e Pesca e do Projeto Pescando com Rede 3G (Qualcomm, USAID, VIVO, ZTE do Brasil e Instituto Ambiental Brasil Sustentável - IABS) capacitou seus pescadores na Pesca Alternativa de Polvo de Pote com Espinhel. E os resultados já estão dando frutos.

O objetivo foi redirecionar, para outras pescarias, pescadores que atuam sobre recursos já muito explorados, gerando novas alternativas de renda. Uma prova do grande ganho que ações como estas trazem para Cabrália e para o Extremo Sul é o interesse da mídia, que através de contato realizado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, participou da pesca da segunda leva dos polvos de pote, realizada neste mês. Acompanharam a retirada dos potes do mar equipes da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo e da Record.

Fizeram o curso e participam das pescarias, pescadores do bairro de Coroa Vermelha e dos distritos de Guaiú e Santo Antônio. No curso os pescadores conheceram a nova técnica, aprenderam a fazer o espinhel e também a diferenciar polvo macho de fêmea, entre outras ações que influenciam no sucesso da pesca de polvo. Para isso utilizaram o barco escola do Projeto Pescando com Rede 3G.

O que é a pesca de polvo de pote?

O polvo é um recurso com grande potencial de produção. O método de pesca com potes é uma alternativa na região porque não exige uso de isca nem grandes investimentos para equipar a embarcação. Potes são submersos na água presos por um espinhel (cordas). Os polvos, tomando-os por abrigos seguros, neles se introduzem, permitindo sua captura.

Sob o ponto de vista ecológico, sem perder a preocupação com o rendimento econômico, a adoção dessa modalidade de captura é excelente, pois permite alta seletividade das capturas, tanto em relação às espécies obtidas como ao tamanho e às condições biológicas dos exemplares. Com o seu uso é possível selecionar por tamanho os animais, que permanecem vivos até o momento da despesca, e devolver ao mar os exemplares de menor porte ou as fêmeas prontas para a desova, resultando em efetiva medida de proteção à fauna e ao ambiente.

É o setor pesqueiro de Cabrália avançando, por meio de novas tecnologias e pelo esforço conjunto de seus pescadores e da Prefeitura, que dá total apoio a comunidade pesqueira.








Professores de Cabrália participam de seminário sobre Meio Ambiente

Os professores da Rede Pública de Ensino de Santa Cruz Cabrália participaram, no dia 18/5, de seminário sobre o Programa de Educação Ambiental 2011, realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Estação Veracel. Com carga horária de quatro horas os professores debateram temas importantes, dentre os quais: Educação Ambiental e 2011 – Ano Internacional das Florestas. Além disso, os educadores participaram de debates, dinâmicas e visitaram à Exposição “Seu eu fosse uma floresta”.

A visita foi produtiva e os professores, que muito aproveitaram, tiveram a chance de reciclar seus conhecimentos ambientais, para transmiti-los aos seus alunos. A mensagem do dia e da exposição foi a de preservação do bioma mais rico e também um dos mais ameaçado do planeta. A exposição é aberta ao público e sua expectativa é sensibilizar as pessoas sobre a importância da atitude e do compromisso de cada um para com a natureza.

Os professores, durante a exposição, puderam assumir o estado das coisas e seres que compõem o vasto ambiente da floresta, transformando-se nos mais diversos elementos da natureza, como: semente, papel, harpia, anta, cobra, mangue, livro, formiga, suçuarana, palmeira, dentre outros.

Fotos Toni Ormundo









terça-feira, 24 de maio de 2011

Cadastre sua entidade no CMDCA e a torne apta para receber recursos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), convoca todas as entidades que trabalham com crianças e adolescentes a se registrarem neste conselho, em cumprimento aos artigos 90 e 91 da Lei Federal 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Apenas as entidades devidamente cadastradas, estarão aptas a concorrer ao recurso doado pelo Instituto VIVO ao FUMCAD - Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

As entidades podem entregar o requerimento e o formulário preenchido na Secretaria de Desenvolvimento e Cidadania, com Cláudia.

A entrega pode ser feita de segunda a sexta, das 08h às 12h.

Mais informações: 3282 - 1175 - falar com Cláudia ou Rose.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Garis são homenageados pelo seu Dia em Cabrália


A data 16 de maio é marcada pela comemoração do Dia do Gari. Para comemorar esta importante data, que parabeniza esses profissionais que tornam as cidades mais limpas e bonitas, a empresa prestadora de serviços de limpeza pública do município de Santa Cruz Cabrália promoveu um almoço no último sábado, dia 21, no Casarão.
Os convidados de honra da festa foram os garis e seus familiares, mas além deles estiveram presentes vereadores, secretários municipais e diversas personalidades cabralienses, que também fizeram questão de prestigiar estes profissionais que desempenham a importante tarefa de manter limpa a nossa cidade.
A tarde foi marcada por muita descontração, com música ao vivo, sorteio de prêmios para os garis e, claro, cardápio farto e saboroso. Tudo para que os homenageados tivessem momentos inesquecíveis.
Parabéns a estes profissionais que ajudam Cabrália a crescer, esses são os votos da Prefeitura Municipal para todos os Garis!
A equipe do Cabrália Informe estava lá e registramos algumas fotos. Confira:

Fotos Toni Ormundo





















Cozinha Brasil irá beneficiar o município de Santa Cruz Cabrália

Orientar a população sobre os benefícios de uma alimentação nutritiva e com baixo custo. Este é o objetivo do Programa Cozinha Brasil que chega, em junho, aos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O projeto que já está em sua 2ª Edição em dez municípios em Cabrália conta com o total apoio da Prefeitura Municipal.

Nesta etapa inicial, as aulas serão ministradas em Porto Seguro de 31/05 a 03/06 e em Santa Cruz Cabrália de 06/06 a 09/06. A realização do Cozinha Brasil no Extremo Sul do estado – que na 1a edição, em 2010, atendeu mais de 860 pessoas – está sendo possível, mais uma vez, graças à parceria entre a Veracel Celulose, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o apoio das prefeituras municipais.

O Programa Cozinha Brasil é uma proposta do SESI, e tem por intenção promover a melhoria na qualidade da alimentação, aproveitando os alimentos de forma integral. Formado por aulas teóricas e práticas, o curso tem uma carga horária de 10 horas/aula, e combinando: qualidade, economia e sabor, discute temas referentes à alimentação saudável, com elaboração de receitas criativas e nutritivas. Tudo isso com a participação efetiva dos participantes.

Inscrições:

- Porto Seguro, de 18/05 a 27/05, no Cras Veracruz, no distrito de Veracruz, município de Porto Seguro.

- Santa Cruz Cabrália, de 23/05 a 03/06, no Cras (rua Porto Alegre, 100 Praça do Campinho) - Informações (73) 3282-1165 - e no Ceu (Rua Pero Vaz Caminha – antiga Agentec) – Informações: (73) 3282 1115.


 Primeira edição aconteceu em Cabrália em agosto de 2010
Comunidade local aproveitou a oportunidade para aprender novas técnicas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Equipe de Saúde da Família avalia indicadores do primeiro trimestre em Cabrália

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira, 19, uma reunião com toda equipe de saúde da família do município para analisar e avaliar os indicadores do primeiro trimestre de 2011.

O encontro aconteceu na Casa Cabral de Belmonte e reuniu mais de cem profissionais, entre eles os médicos da Fundação Estatal, enfermeiros, agentes de saúde, odontólogos e auxiliares, que tiveram a oportunidade de debater os temas abordados nas palestras.

Os indicadores da atenção básica foram apresentados pela enfermeira Paula Aragão, que analisou os índices dos procedimentos médicos, pré-natal, diabete, preventivo, hipertensão, entre outros.

Dando continuidade, foi a vez de Gisele Carvalho, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, fazer o balanço das ações da equipe no diagnóstico, controle, acompanhamento e combate a doenças como sarampo, rubéola, conjuntivite, entre outros assuntos como vacinação e demais campanhas.

O encontro foi encerrado por volta das 13 horas e os dados analisados e discutidos serão fundamentais para fixar metas e corrigir possíveis falhas, servindo também como base para o plano de ação para o próximo trimestre, com objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da assistência à população.

Fotos Toni Ormundo








Durante o evento os profissionais da saúde puderam se vacinar contra a gripe, exemplo seguido pelo fotógrafo Toni Ormundo e também pelos funcionários da Casa de Belmonte

Intercâmbio comercial beneficia pescadores e empresários do turismo no Extremo Sul

Entre os meses de abril e maio os participantes e organizadores do Projeto Pescando com Rede 3G realizaram um interessante intercâmbio onde representantes dos pescadores conheceram hotéis e barracas de praia da região e os representantes da hotelaria tiveram a chance de visitar a Colônia de Pescadores, Cais, Tarifa e a Cooperativa de Pesca de Cabrália. O evento foi encerrado na Barraca de Praia Nativa, com um almoço de integração. O intercâmbio, uma ação da Prefeitura em parceria com os apoiadores do Projeto.

Na oportunidade foi assinado um termo de parceria, Produção de Base Comunitária Associada ao Turismo (PBCAT)”, compromisso de que ambas as partes irão se empenhar para que o Projeto deslanche e que ocorra realmente, um intercâmbio comercial entre pescadores e empresários do turismo, que terão a chance de comprar o pescado, antes mesmo dos barcos atracarem nas praias. Aconteceu também a entrega de um selo socioambiental para todos os hotéis envolvidos no Projeto.

O termo que foi assinado não tem validade jurídica, trata-se de um documento que expressa o comum acordo de comercialização entre as partes (pescadores e empresários) e de protocooperação para solucionar os problemas que surgirão.

Já o “Selo Socioambiental”, será um instrumento que servirá para atestar que o estabelecimento participante do Projeto contribui, de alguma forma, com a comunidade local e com o Meio Ambiente. Não se trata de certificar, ou mesmo formalizar o estabelecimento quanto às suas práticas socioambientais (como a ISO 14.000, entre outras). O intuito é estimular a participação de atores do trade turístico na discussão sobre os problemas do município, fortalecendo-os como atores sociais no processo.

Fotografias Toni Ormundo


 Empresários conhecem a realidade dos pescadores
 Pescadores apresentam o cais e a tarifa aos empresários
 Trade Turístico e pescadores firmam parceria
 Intercâmbio é encerrado com encontro na Barraca Nativa
Liderança recebe selo socioambiental