segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Segunda Festa de Iemanjá de Santo André


Na quarta-feira próxima, dia 2 de fevereiro, haverá uma festa para Yemanjá no povoado. A saída dos barcos  para a cerimônia das oferendas será às 15hs, no Cajueiro.
À noite, haverá apresentações no ALDEIA TANGERINA.
Organização da festa e das apresentações a cargo de Vivian Lee.

"Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta."
(Jorge Amado)
Fonte: Blog Rede Furada

Participe do I Desafio de Futsal e de Grito de Carnaval

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália tem a honra de convidar você e sua família para prestigiar o I Grande Desafio Intermunicipal de Futsal e Volei, com a participação das seleções de Itapebi, Itagimirim, Porto Seguro e Cabrália.

Após os jogos acontecerá o Primeiro Grito de Carnaval da Costa do Descobrimento, com shows das bandas Cidade Elétrica e Skandalos da Bahia.

Na oportunidade o prefeito Jorge Pontes fará a entrega dos novos veículos que farão parte da frota municipal.

Data: 5/02/11


Horário: a partir das 17h


Local: Praça do Povo

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Campanha Irmãos de Sangue em Cabrália


Dezenas de cabralienses participaram da campanha de doação de sangue que aconteceu nesta terça-feira, dia 25, na Loja Maçônica de Santa Cruz Cabrália.
A campanha foi realizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), com apoio do Movimento Familiar Cristão, Rádio Terra Mãe FM (104,9 FM), Loja Maçônica e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.
A população de Cabrália atendeu ao convite e muitas pessoas participaram da iniciativa.  Antes de realizar a coleta, todos os doadores passaram por uma triagem com entrevista, teste de anemia e aferição de pressão arterial, para garantir maior segurança tanto para o doador quanto para a pessoa que receberá a doação. Os tubos de sangue também passarão por exames de tipagem sanguínea, hepatite B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV e HTLV I e II. O resultado dos exames será enviado aos doadores em 30 dias.
O gesto de solidariedade foi seguido em família pelas irmãs Luciene e Vanusa de Jesus Santos (foto), que foram juntas doar: “É muito bom poder ajudar outras pessoas”, disse Luciene (21). Já Vanusa (22) confessa que apesar do medo que sentia antes da coleta, está muito feliz por ter doado sangue pela primeira vez. Cada doação pode salvar até quatro vidas.
A equipe da Hemoba realizou a coleta de sangue em Santa Cruz Cabrália das 9 até as 17 horas e quem não participou da campanha ainda pode fazer a doação em Porto Seguro toda primeira quarta-feira do mês, no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, das 9 às 15 horas.
As condições básicas para doar sangue são: estar saudável; apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;  ter entre 18 e 65 anos de idade e peso acima de 50 Kg.
Além da coleta, preparação e distribuição de bolsas de sangue, a HEMOBA também oferece os serviços de transfusão de sangue, punção de medula óssea, diagnóstico de doenças hematológicas e, até 2012, fará o acompanhamento de doenças do sangue, como a anemia falciforme e a hemofilia.
A unidade da HEMOBA no Extremo Sul fica no Hemocentro Regional de Eunápolis, situado à Avenida Brilhante, s/n – Bairro Pequi. Os telefones são (73)  3281-3266/3260.

 Em Cabrália as doações foram feitas na Loja Maçônica

Bom exemplo em família: as irmãs Luciene e Vanusa foram juntas doar sangue







Fotos Toni Ormundo

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Espaço Interação Jovem une adolescentes e crianças em torno do esporte em Cabrália

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália inaugurou na noite do último domingo (23) o Espaço Interação Jovem em Coroa Vermelha. No local serão realizadas aulas de capoeira, karatê, dança de rua, taekwondo e em parceria com o Pró-Jovem, serão ministrados cursos profissionalizantes. Além disso, o espaço também irá abrigar a Diretoria de Esportes.

A inauguração foi um sucesso e contou com a presença do prefeito Jorge Pontes, da primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jante Pontes, da secretária de Educação, Terezinha Almeida, do diretor de Esportes Damião Dias, da equipe da prefeitura e de muitos jovens, crianças e pais, que se emocionaram com a inauguração do equipamento que irá beneficiar seus filhos. Durante a cerimônia, os alunos, fizeram apresentações de karatê, taekwondo e capoeira.

Esporte para todos

De acordo com os professores Siri e Edmilson, “foi importante a sensibilidade do prefeito Jorge Pontes. Durante anos reivindicamos uma sede própria, e só agora foi possível transformar o sonho em realidade, com o apoio do diretor de Esportes e da Prefeitura”, destacaram ambos, que há 10 anos dão aulas de forma voluntária em espaços improvisados e agora contarão com um espaço adequado a prática esportiva: “poucos municípios podem contar com um local como este”, afirmaram.

O diretor de Esportes fez questão de lembrar o quanto é importante investir nas crianças e jovens e dar aos mesmos oportunidades de um desenvolvimento saudável, longe das drogas, por isso a necessidade de comemorar a inauguração do novo espaço. “Foi uma conquista conjunta, entre os professores, a diretoria de Esportes e o prefeito. Graças a nossa união, hoje os jovens de Cabrália contam com esse espaço”, declarou o diretor, que elogiou também a disposição dos professores, que sempre fizeram muito por seus alunos e só pediam um espaço para dar suas aulas.

Para o prefeito Jorge Pontes, o espaço é o começo da retomada do esporte em Cabrália, o chefe do executivo relatou que quadras poliesportivas estão sendo construídas em vários bairros e material esportivo de qualidade está sendo adquirido. “A prática do esporte é saudável e dá oportunidade de revelarmos grandes talentos, como os que já foram revelados pelos professores”, o prefeito também trouxe uma boa notícia a todos os esportistas de Cabrália, informando que os professores Siri e Edmilson, deixarão de trabalhar de forma voluntária e irão fazer parte do quadro de instrutores da prefeitura. A notícia foi comemorada com uma salva de palmas por todos os presentes.

O estudante que assistiu a cerimônia, Sandro Soares, morador de Coroa, fez questão de ressaltar que foi somente na administração Jorge Pontes que a cidade, finalmente, recebeu benefícios do poder público municipal. “Hoje, temos educação e lazer de qualidade. Várias ruas de nosso bairro já foram calçadas e, agora, recebemos mais este presente que é o centro esportivo. O tempo de tristeza, graças a Deus, foi embora”.

Fotografias Toni Ormundo



 Espaço beneficiará crianças e adolescentes
 Crianças conhecem o novo espaço
 Apresentações marcaram a inauguração
 Alunos se apresentam na inauguração
 Prefeito entrega faixa para aluno
 Primeira dama e avó de aluno entregam faixa
 Secretária de Educação passa a faixa para aluna
 Professor Siri
 Professor Rivelino
 Professor Edmilson
 Professor Ivan
 Diretor de Esportes, Damião Dias
 Alunos apresentam medalhas
 Cerimônia movimentou Coroa Vermelha
 Pai se emociona com a possibilidade de filho ter um melhor lugar para treinar
 Prefeito garante que esporte é meta de sua administração
 Prefeito inaugura o espaço
Atletas e autoridades conhecem o novo espaço

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SEBRAE realiza palestra e faz novos cadastros de EI em Santa Cruz Cabrália


O SEBRAE realizou em Santa Cruz Cabrália uma palestra sobre o Empreendedor Individual (EI).  O encontro aconteceu no dia 19/01, no CEU (Centro Especializado Unificado), reunindo empreendedores já cadastrados e trabalhadores informais interessados em legalizar sua atividade.
A palestra foi ministrada por Enivaldo Piloto, diretor do SEBRAE, que também cadastrou novos Eis do município. Após o encerramento dos trabalhos no CEU, Piloto deu uma entrevista à rádio Terra Mãe FM (104,9 FM), no programa Cabrália Meio-Dia, apresentado diariamente por Ray Rangel de 12:00 as 13:00 horas.

 Novos Empreendedores Individuais são cadastrados
 Enivaldo Piloto e Eliane Gonzaga (CEU) com Empreendedora Individual


Entrevista à Rádio Terra Mãe FM - Programa Cabrália Meio-Dia
Radialista Ray Rangel

Fotos Toni Ormundo

Padroeiro do Guaiú, São Sebastião é homenageado no povoado


Convidados do dia para a festa de São Sebastião no Guaiú, o prefeito Jorge Pontes e demais representantes do poder público de Santa Cruz Cabrália participaram dos festejos religiosos que movimentaram o povoado no dia 20 de janeiro.
Veja abaixo algumas fotos da homenagem ao padroeiro do Guaiú:

 Imagem de São Sebastião saindo da igreja rumo à procissão 
 Moradores do Guaiú e representantes do poder público participam da procissão pelas ruas do povoado



 Depois da procissão, todos participaram da santa missa. 
Destaque para o prefeito Jorge Pontes e Dona Janete Pontes
 
Dona Maria e Sr. Wilson completaram 50 anos de casados no dia do padroeiro e comemoraram as bodas de ouro na igreja de São Sebastião
 Rita Chebabe (Diretora de Cultura) e Terezinha Almeida (Secretária de Educação) com Wilson Sumário, responsável pelo ponto de cultura "Viola de Bolso" em Eunápolis
 Após a Missa,  Jorge Pontes e equipe participaram da quermesse
Fotos Toni Ormundo

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Espaço Interação Jovem é inaugurado em Cabrália

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Diretoria de Esportes e Lazer, realiza neste domingo, dia 23/01/11, às 17 horas, a inauguração do Espaço Interação Jovem, em Coroa Vermelha.

No local serão realizadas aulas de capoeira, karatê, dança de rua, taekwondo e em parceria com o Pró-Jovem, serão ministrados cursos profissionalizantes. Além disso, o espaço também irá abrigar a Diretoria de Esportes.

Contamos com a sua presença e participação neste evento, que é mais uma conquista da atual gestão para a população de Cabrália.

Pavimentação beneficia centenas de famílias em Cabrália

Um dos bairros mais movimentados de Santa Cruz Cabrália está ganhando uma cara nova. A população da Terra de Cabral comemora a realização de uma obra pedida há muito tempo e que agora finalmente começa a sair do papel e já está em andamento, a pavimentação e o esgotamento das ruas do bairro.

As obras tiveram início neste mês. Ao todo serão pavimentados 2.600 metros de ruas, beneficiando centenas de famílias, com o calçamento de praticamente todas as ruas do bairro. “Estamos usando um material de qualidade, que vai beneficiar todos os moradores da cidade que passam constantemente pelo local”, destaca o secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira.

Em visita ao bairro, no dia 20/01/11, o prefeito Jorge Pontes pode sentir a boa acolhida da obra nas ruas, conversando com os moradores do local e vendo que a satisfação dos mesmos era unânime. “Vai melhorar muito, a poeira e a lama vão acabar é muito bom ver as coisas acontecendo”, declarou o motorista aposentado e pescador, Cinésio Carvalho, nativo da cidade e feliz com as melhorias para a comunidade que vem acontecendo na atual gestão.

O mesmo sentimento que domina a também moradora do bairro, Auriene Rodrigues: “É o primeiro gestor que está fazendo algo pelo bairro. Antes escutávamos só promessas, agora estamos vendo a realização de uma antiga reivindicação”. Já Maria das Virgens, que também vive no bairro, garante que o calçamento é uma vitória: “O calçamento é uma benção. No papel minha rua já foi calçada três vezes em gestões anteriores. Agora que estou, realmente, vendo a obra estou muito feliz”.

Para dona Maria Aparecida dos Santos, que mora há muitos anos no Terra de Cabral, é um milagre ver as coisas andarem para frente. “Não vejo a hora de ver minha rua calçada, a nossa vida vai melhorar muito. A rede de esgoto era um sonho da gente, era muito difícil sem, e agora já está sendo implantada. Que Deus abençoe essa administração, que está tornando nossa vida melhor”.

Um dos mais tradicionais moradores do bairro, José da Silva Costa, ou Zé do Pão, como é mais conhecido aproveitou para fazer uma apelo ao gestor, pedindo a construção de uma praça na esquina da Avenida Bahia com a Rua João de Tiba. “Precisamos de uma área de lazer no bairro, que agora com o calçamento irá melhorar muito, só falta a praça”, declarou o morador que informou, ainda, estar fazendo um abaixo assinado em prol da construção da praça.

O prefeito garantiu que irá unir forças para a realização de mais esse sonho da comunidade do bairro. “Vamos trabalhar nisso, conversar com o dono do terreno e negociar para que a praça possa ser construída no local solicitado. É nossa intenção atender a todos os anseios da população de Cabrália”, declarou o prefeito.

Pavimentação é qualidade de vida

Além da melhoria do tráfego de veículos e pedestres, da sinalização e segurança, e na redução da poeira, especialistas destacam que a pavimentação pode até trazer melhorias na saúde dos moradores. Além da valorização das moradias, ruas asfaltadas proporcionam diminuição de casos de doenças respiratórias e dermatológicas, situações que atingem principalmente crianças e idosos.

Nova Escola Nair Sambrano

Após a visita as obras de pavimentação em Terra de Cabral, o prefeito e sua equipe visitaram também as obras, em fase adiantada, da nova Escola Nair Sambrano. Com a construção indo de vento em popa, dentro de no máximo 7 meses a comunidade do bairro Campinho irá contar com uma escola moderna e confortável para atender crianças e jovens.

Fotografias Toni Ormundo

 Prefeito Jorge Pontes visita obras de pavimentação no bairro Terra de Cabral
 Prefeito discute projeto com Secretário de Infraestrutura
 Prefeito conversa com morador sobre construção da Praça
 Obras irão beneficiar centenas de famílias
 Prefeito visita moradores do bairro
 Moradora conhece o projeto de perto
 Prefeito e sua equipe visitam as obras
 Secretário de Infraestrutura confere o projeto
Prefeito conversa com morador do bairro sobre as obras


Prefeito Jorge Pontes e Secretário de Governo Castilho Andrade
 Jorge Pontes confere obra da nova Escola Nair Sambrano
 Prefeito cumprimenta funcionário da obra pelo bom trabalho
 Prefeito discute obra da escola com o Secretário de Infraestrutura
Prefeito e sua equipe observam como ficará a escola depois de pronta