terça-feira, 30 de novembro de 2010

Paróquia Nossa Senhora da Conceição dá início à Festa da Padroeira

De 29 de novembro a 8 de dezembro, Santa Cruz Cabrália está em festa, homenageando a Padroeira Nossa Senhora da Conceição. O tema deste ano é “Mãe Imaculada Conceição, modelo de iniciação cristã, ensina-nos a viver em comunidade”.
Nesta segunda-feira, 29, foi a abertura da festa, com carreata e bênção dos carros, motos, táxis, bicicletas e motoristas. Às 19 horas, Santa Missa com os padres José Carlos e Wildson.

Confira abaixo a programação diária da festa:
6:00 h – Ofício Mariano na Igreja Matriz
16 às 18:00 h – Confissões
19:00 h – Terço (D. Loura)
19:30 – Santa Missa
Após a missa, barracas de confraternização e música ao vivo.

Na terça-feira, dia 7, grande show católico com Zé Vicente, na Praça da Matriz.


No dia do feriado, 8 de dezembro, a programação é a seguinte:

5:00 h – Alvorada
16:00 h – Procissão
18:30 h – Santa Missa
Liturgia: Matriz e São Francisco
Nesta data, todos os devotos de Nossa Senhora da Conceição serão homenageados.

Pólo Industrial se torna realidade em Cabrália

Pela segunda vez, o prefeito e os secretários de Finanças e Infraestrutura se reuniram com um grupo de empresários, no dia 18/11, que representam várias empresas que tem o interesse de se instalar em Santa Cruz Cabrália. A idéia é que um pólo industrial, abrangendo 25 empresas, seja criado na cidade. Atualmente existem 12 empresas interessadas em se instalar no pólo, são empreendimentos voltados para diversos ramos, entre os quais: energia solar, material hospitalar, material de limpeza, briquetes, reciclagem, concreto, móveis pré-fabricados, colchões, escadas para avião e confecção.

Segundo os empresários, os empregos gerados diretamente, ultrapassarão a marca dos 400 e indiretamente a expectativa é que mais de dois mil postos sejam gerados, tudo isso em uma área doada pela prefeitura, de cerca de 29 mil metros quadrados. Nas quatro reuniões, já realizadas, os empresários apresentaram o conceito para o prefeito, delimitaram a área a ser utilizada por cada empresa e definiram a contrapartida do executivo, que contemplará a doação da aera e incentivos fiscais, como isenção de impostos municipais, por tempo determinado e a tentativa de diminuição da carga tributária estadual e federal.

Também ficou definido, conforme explica o secretário de Finanças, Marcos Vinícius Tavares, que 85% da mão de obra utilizada terá de ser da cidade. “As empresas também ficarão responsáveis por capacitar os futuros trabalhadores. É uma nova perspectiva para meninos e meninas de Cabrália, é uma oportunidade de tirar esses jovens do ostracismo que muitas vezes leva a caminhos errados”.

Em um próximo encontro, que será realizado ainda este ano, segundo o secretário, os setores jurídicos das empresas e da prefeitura estarão reunidos para elaborar o projeto que será encaminhado para o Legislativo Municipal e que prevê a criação do pólo. “A geração de renda é um dos maiores gargalos do município. Com o pólo estaremos dando um importante passo rumo à criação de oportunidades de trabalho e em consquência de desenvolvimento da cidade”.

Novo mercado: A favor de Cabrália, no que tange a real instalação das empresas e indústrias, está o fato do crescimento econômico da região Nordeste. Hoje, devido às facilidades oferecidas pelos governos e por uma menor concorrência, diversas empresas de grande porte tem preferido a região, em detrimento de outras localidades para instalar suas empresas. “Aqui temos, ainda, mais vantagens, estamos próximos de um aeroporto internacional (Porto Seguro) e também da BR 101, importante rota de escoamento de produção”, ressaltou o secretário.

Para o prefeito Jorge Pontes, grande incentivador do projeto, o pólo é o cumprimento de uma promessa feita aos moradores de Cabrália, a criação de empregos e novas fontes de renda. “Estamos lutando com todas nossas forças para que a cidade cresça e se desenvolva e com ela também seus moradores. Mas o crescimento só será possível se as famílias de Cabrália tiverem como sustentar com dignidade os seus filhos, para isso a geração de empregos e fundamental. Por isso a criação do pólo é a realização de um sonho e será muito positiva para a cidade”.

Fotografias Tony Ormundo







segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Novo ponto facilita o pagamento de tributos municipais

A Prefeitura informa que a partir de agora, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e os demais tributos municipais podem ser pagos também na sede da Prefeitura. De acordo como setor de Cadastro, a idéia é que este novo ponto de pagamento torne mais fácil o acesso do contribuinte, que além dos bancos que já recebem o pagamento, poderão contar com mais essa alternativa.

Para quem não sabe, o IPTU é um tributo pago anualmente pelos proprietários de imóveis localizados na cidade. É calculado através do valor venal do terreno, que é o valor da avaliação do imóvel pelo preço estimado no mercado imobiliário.

Santa Cruz Cabrália, um cidade de todos nós!

Prefeito Jorge Pontes em audiência com Presidente do Tribunal de Justiça para assinatura do termo de cooperação técnica e administrativa

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Britto, recebeu hoje pela manhã, no Gabinete da Presidência, o juiz titular da Comarca de Santa Cruz de Cabrália, André Marcelo Strogenski e o prefeito da cidade, Jorge Pontes.
Na oportunidade, foi assinado um termo de cooperação técnica que prevê a cessão de servidores do município para trabalhar nas unidades judiciárias localizadas na comarca.
O termo determina que os funcionários municipais serão cedidos de acordo com as necessidades do Tribunal, com a previsão da utilização de no máximo 15 servidores. Durante a reunião também foi registrado o interesse na instalação de uma unidade do Balcão de Justiça na aldeia indígena de Coroa Vermelha.
"A nossa comarca registra muitos conflitos entre os indígenas que poderiam ser resolvidos de maneira rápida e conciliatória, se contássemos com uma unidade do Balcão de Justiça", afirmou o prefeito.
Segundo o juiz, a solicitação para a implantação da unidade deverá ser enviada à Assessoria Especial da Presidência II, em breve.
O município de Santa Cruz de Cabrália tem uma população de aproximadamente 27 mil habitantes. A comarca, de entrância inicial, conta com cerca de quatro mil processos em andamento.

Texto: Lorena Vasconcelos / Foto: Nei Pinto

http://www.tjba.jus.br/site/noticias.wsp?tmp.id=4389

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cabrália é destaque no mapa do turismo Baiano

Representantes das secretarias do Turismo de Santa Cruz Cabrália, do Estado e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) reuniram-se no dia 17/11, na Casa de Cabral e Belmonte, para discutir o início das atividades do Plano de Fortalecimento Municipal da Gestão do Turismo e do Patrimônio Natural e Cultura (PMGT).

Estiveram presentes, ao encontro, além da secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Mariléia Monteiro, representantes da Conder - Informs, Fernando Cabuçu e Vitória Sampaio e o assessor especial da Secretária Estadual de Turismo, Zé Carlos. Além deles, participaram da reunião o secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira, a diretora de Cultura, Rita Shebabe, hoteleiros, empresários, associações e ONGs voltadas para o turismo.

Desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado, o PMGT visa ampliar a capacidade de gestão dos municípios para manter e incrementar as atrações turísticas e os serviços dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável integrado com a realidade regional. “O plano visa incentivar a busca pelo diferencial competitivo de Cabrália. Será possível, também, ter um controle real da economia do turismo local”, declarou Zé Carlos.

Mapeamento

A primeira etapa do plano, que começará a ser desenvolvida em Cabrália na próxima semana, é o desenvolvimento de um Sistema de Informações Geoespaciais para a Gestão do Turismo que auxiliará os agentes da atividade turística no planejamento e no estabelecimento de prioridades da área. “As imagens terão melhor resolução que as encontradas em sistemas como o oferecido no Google”, explicou Cabuçu.

É parte desta ação o Levantamento Cadastral da Oferta Turística, que alimentará o Sistema com informações sobre equipamentos,serviços e atrativos turísticos, culturais e naturais do município. “Essa ferramenta nos permitirá pensar e promover os nossos produtos turísticos”, declarou a secretária municipal de Meio Ambiente.

Uma equipe realizará pesquisa de campo para fazer o levantamento cadastral georeferenciado (demarcação do terreno com o auxílio de Sistema de Posicionamento Global – GPS) da oferta turística da cidade, englobando as áreas de hospedagem, agenciamento, gastronomia, transporte, atrativos culturais e naturais e infraestrutura.

Todos os dados coletados serão disponibilizados na internet através do portal da Secretaria Estadual de Turismo e do município, juntamente com imagens de alta definição feitas por satélites de toda a área do Município. De acordo com Cabuçu, a expectativa é que o Sistema de Informações fique pronto em dezembro deste ano.

Técnicos da Setur de Cabrália serão capacitados para utilizar o Sistema e fazer a atualização dos dados. Inicialmente o PMGT será implantado em apenas 11 municípios do Estado, por se tratar de um projeto piloto.

Fotos Toni Ormundo





Municípios do Extremo Sul se reúnem em Cabrália

Estiveram reunidos, no dia 18/11, na Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Cruz Cabrália, representantes do executivo municipal de Itabela, Itagimirim, Itapebi e Belmonte. O intuito do encontro foi discutir ações cooperadas para benefício do Extremo Sul do Estado.

Foram debatidas perspectivas de investimentos e obtenção de recursos por meio de programas estaduais e federais. “A integração dos municípios é muito positiva, essa união facilita a busca de melhorias para região”, declarou o secretário de Agricultura e Pesca de Cabrália, Lannes Alves de Almeida.

Indagado sobre a constituição do “Território de Identidade da Costa do Descobrimento”, que faz parte do programa do governo do estado, “Território de Identidades”, que tem como finalidade promover o desenvolvimento social de toda a Bahia, o secretário informou que os municípios que compõem a 8ª região (Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itabela, Itapebi e Itagimirim), estão trabalhando em estratégias para formação do território e distribuição de funções, aos participantes do mesmo.

Fotos Toni Ormundo



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Acontece neste sábado, dia 20, a partir das 21 h, nos quiosques da Praia de Arakakaí, a festa Tributo a Zumbi dos Palmares, comemorando o dia nacional da Consciência Negra, com apresentação das bandas: Planeta Swingueira da Bahia, Nado Simpatia e a Banda Lions Day, a revelação do reggae da Bahia!

Você não pode perder!

Realização: Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação e Eventos Culturais.
Apoio: Coroa Vermelha FM, Terra Mãe FM e Macal Gravações.

Atletas de Cabrália representam a cidade em Teixeira de Freitas

Atletas de Cabrália fizeram bonito na Copa Bahia de Taekwondo, em Teixeira de Freitas, no último final de semana. A cidade foi representada por 15 atletas do Projeto Siri Tkd, destes 11 alcançaram as primeiras colocações da competição. Os esportistas contaram com o apoio da Prefeitura, que ofereceu o transporte para que eles pudessem participar do evento.

Conquistaram o primeiro lugar em categorias variadas os seguintes atletas: Laene Gonçalves, Lidineis Gonçalves, João Vitor, Antônio Vitor, Andréia Alves, Gabriela Santos, Danieli Santos, Keli, Rosângela Nascimento, Gabriel Anjo e Bruna Souza. Já os atletas Robson Nascimento, Erasmo Júnior e Renilda Macedo trouxeram para a cidade medalhas de segundo lugar.

Os atletas estão se preparando para novas competições, no dia 28/11 estarão participando de provas na Cabana Boca da Barra em Porto Seguro e no dia 12/12 em Arraial d’Ajuda. Quem quiser saber mais informações sobre o projeto ou apoiar os esportistas pode consultar o site: http://www.coroavermelhatkdhg1.com.br/.





quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cabrália participa de inauguração de Centro de triagem de animais que irá beneficiar a região

Por Patrícia Grimberg


Foi inaugurado no dia 12/11, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do IBAMA, na A Estação Ecológica do Pau Brasil, mantida pela Ceplac, em Porto Seguro. Com 1.057 hectares, dos quais 800 de matas preservadas, a Estação Ecológica do Pau Brasil estará livre da ação predadora de caçadores e dos riscos de invasão de área.

Participaram do ato de inauguração, o chefe do IBAMA (Salvador), Celso Pinto, o diretor geral do INGÁ, José Augusto Tosato, a gerente do IBAMA (Eunápolis), Cleide Guirro, e o comandante Companhia Independente de Policia de Proteção Ambiental (CIPPA), major Jose Diógenes Câmara Alves. Também esteve presente, representando o município de Santa Cruz Cabrália, o socioambientalista Antonio Ormundo, que ressaltou aos organizadores a importância de convidar mais representantes do terceiro setor, que tanto lutaram em prol do CETAS.

O CETAS está localizado no interior da Estação, em uma área de 437 m², com quinze recintos, sendo sete destinados a aves, dois a répteis, dois para primatas, um para felinos e mais três voltados para outros mamíferos, como a raposa e o caititu. Lá se encontram também, corujas, periquitos, gaviões, tucanos, mico-leão da cara dourada, gaviões e jabutis. A capacidade de atendimento anual do centro é de até 5 mil animais.

Segundo o chefe da unidade, Humberto Luiz Amaral, a Estação da CEPLAC é uma das áreas mais preservadas do Sul da Bahia e centraliza pesquisas e experimentos da Ceplac e da Embrapa. Com o CETAS de Porto Seguro, o IBAMA passará a contar com três unidades de avaliação, manejo e recuperação de animais silvestres apreendidos, para posterior devolução à natureza, além de Salvador e Vitória da Conquista.

Fotos Toni Ormundo





Secretaria de Educação de Cabrália participa de seminário sobre Educação Ambiental

Por Patrícia Grimberg

A Secretaria de Educação de Santa Cruz Cabrália participou, no dia 12/11, do Seminário Introdutório para Elaboração do Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV) - 2011. A diretora de ensino, Angélica Lírio, e o socioambientalista Antonio Ormundo tomaram parte do Seminário, realizado na Estação Veracel (Reserva Particular do Patrimônio Natural- RPPN) durante o dia todo.

O projeto pedagógico de Educação Ambiental (EA) é destinado ao público das comunidades das regiões sob influência da empresa. Virginia Londe de Camargos e Ligia Mendes, encarregadas da área de EA da corporação, anunciaram que em 2011 serão priorizados os municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte. De acordo com ambas, antes de fim do mês será lançado o edital de chamada das ONGs que desejem proporem-se como executoras do programa. O Seminário foi conduzido pela consultora Árvore da Vida.

Fotos Toni Ormundo





Cabrália sai na frente no combate à dengue na região

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria da Saúde, realizou no dia 16/11, na Casa de Cultura Cabral e Belmonte, reunião de Combate à Dengue para o verão 2010-2011. O evento serviu para definir as estratégias de combate à dengue, com vistas no período chuvoso que está para começar. A reunião contou com presença do secretário da Saúde, Dr. Márcio Rocha e dos agentes de endemia.

O objetivo foi apresentar e aprovar propostas imediatas de controle e prevenção de combate ao mosquito. Apresentação de estatísticas da evolução dos casos de dengue no município foi executada pelo secretário. De acordo com sua explanação, o trabalho de conscientização será realizado em todo o município, mas com reforço nas áreas mais atingidas que são o distrito de Ponto Central e os bairros Geraldão e Campinho. “Nosso objetivo primordial é eliminar focos de infestação, por meio, de visitas e conscientização da comunidade”, explicou o secretário que também informou que após esse trabalho solicitará ao Estado, a visita do carro fumacê em todo o município.

Ainda conforme relata o secretário o trabalho dos agentes de endemia é excelente e para que seja, realmente, eficiente, novos agentes estão sendo contratados. “Estamos contratando 10 novos agentes, ao todo estarão trabalhando no combate a dengue, na cidade, 37 agentes”, Rocha informou, ainda, que Cabrália sai na frente, no Extremo Sul, no que se refere ao combate da doença: “já produzimos panfletos informativos, estamos capacitando nossos agentes e botando a campanha na rua, antes de outros municípios da região”.

Esclarecendo dúvidas

Aproveitando a presença do secretário, os agentes esclareceram dúvidas referente a pagamento e infraestrutura de trabalho. O secretário respondeu a todas as perguntas, sobre o pagamento garantiu que a folha será enviada com antecedência e que o pagamento do décimo terceiro salário ocorrerá dentro do prazo legal. “Estamos trabalhando para que os funcionários recebam sempre em dia”, ressaltou. Rocha também explicou que os reajustes salariais da categoria serão repassados de acordo com a lei.

Confira as principais formas de se prevenir a Dengue:

• Lave semanalmente com sabão, os recipientes utilizados para armazenar água como bebedouros de animais, pratinho de plantas, etc.;

• Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

• Evite ter bromélias em casa. Substitua-as por outras plantas que não acumulem água.

Se preferir mantê-las, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana.

Tire sempre a água acumulada nas folhas;

• Verifique se as bandejas de ar condicionado não estão com acúmulo de água;

• Deixe a tampa dos vasos sanitários fechadas. Em banheiros pouco usados, dê descarga uma vez por semana. Use água sanitária com freqüência em qualquer grande reserva de água sem consumo humano.

• Verifique se há entupimento nos ralos e se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.

• Cacos de vidro no muro: coloque areia ou cimento em todos aqueles que podem acumular água;

• Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje. Além disso, remova folhas, galhos e toda a sujeira que possa impedir a água correr pelas calhas.

Fotos Toni Ormundo






terça-feira, 16 de novembro de 2010

Projeto pioneiro inova o cultivo de ostras em Cabrália

Uso de tecnologia 3G garante nova perspectiva de renda para marisqueiras


A história de amor dos nativos do Extremo Sul da Bahia com o mar é antiga, desde sempre ele foi fonte de inspiração, de lazer e também o ganha pão de muitas famílias que vivem da pesca artesanal, tradição cultural da região e do Estado. Agora, de forma pioneira no Brasil, a comunidade pesqueira do município de Santa Cruz Cabrália se prepara para escrever uma nova página desta bela história, um projeto único no País, está sendo desenvolvido com as marisqueiras da cidade.

Mulheres guerreiras, que sempre estiveram ao lado de seus maridos e familiares, na maioria pescadores, trabalhando na limpeza de peixes e camarões e que agora deixam de lado o papel de coadjuvantes e assumem o papel de destaque, como protagonistas de seus destinos. Graças ao desenvolvimento do cultivo de ostras, há cinco meses, em parceria com a tecnologia digital, o Projeto Pescando com 3 G, apresenta ao grupo novas perspectivas de desenvolvimento. Uma parceria entre a Prefeitura, Vivo, Qualcomm, Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), ZTE e USAID.

A possibilidade de complementar a sustentabilidade das famílias no litoral de Cabrália através da criação de ostras fez com o projeto se tornasse um referencial de capacitação e apoio à maricultura no Brasil. Atualmente com mais de 10 cultivos, e cerca de 20 membros, o projeto ressalta a importância da criação de ostras na geração de renda para famílias de pescadores.

O sistema une aplicativos móveis instalados em dispositivos portáteis e aplicativos baseados na Web para apoiar a atividade pesqueira, as operações de negócios e fornecer informação de segurança em tempo real para os membros das comunidades. A tecnologia 3G leva aos maricultores o acesso à informação, redes sociais e mercados. Potencialmente, este sistema pode ser implementado em outros municípios e países além, para apoiar a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Os participantes receberam dispositivos móveis 3G habilitados e equipados com aplicativos de software de uso simples. O sistema permite a eles se conectarem diretamente com os consumidores. “A inclusão digital promovida pelo sistema Pescando com Redes 3G expande a economia local, criando trabalho, agregando valores para os bens e serviços locais e gerando novos mercados”, declarou o engenheiro de pesca, do IABS, responsável pela implantação do projeto, Ricardo Salgueiro.

Uma questão de sobrevivência

A prática da maricultura costeira é uma forma de produção nova no Brasil e poderá assumir importância estratégica para a sobrevivência das comunidades litorâneas que começam a se interessar pela inclusão dessa modalidade, como em Cabrália. Com o crescimento populacional e uma diminuição dos recursos marítimos torna-se necessário encontrar alternativas para aumentar e manter o padrão de vida das populações litorâneas e reduzir a pressão sobre os recursos marítimos. “Esperamos ótimos resultados, as mulheres queriam aprender formas de aumentar seus rendimentos. O projeto foi essa chance”, ressaltou Aloísio Matos de Oliveira (Belisco), presidente da Associação de Pescadores.

Trata-se de criação de estratégias que permitam gerar empregos, conferir dignidade e saúde para essas populações, canalizando interesses para a melhoria do nível econômico, envolvendo mudanças estruturais básicas e preservando aspectos culturais. “É a integração da tradição com a modernidade. Uma oportunidade de jovens como eu ajudarem nossos pais e mães, pescadores há muitos anos”, declarou Ubiraci Pataxó, liderança jovem da comunidade indígena que fez o curso para utilização do aplicativo.

Mulheres ganham destaque

Através do acesso a recursos técnicos, agregar-se valores à produção primária advinda de atividades que hoje apenas complementam a renda familiar do grupo, como é o caso do cultivo de ostras, tornando-a atividade principal para famílias da comunidade, com resultados financeiros suficientes para romper os limites da pobreza. “Sempre trabalhei com pesca, limpeza do camarão, mas era apenas um complemento. Agora temos esperança de, realmente, aumentar nossa renda. Foi uma oportunidade única, já estamos apostando no comércio das ostras para esse verão”, relatou Luena Maria Ferreira dos Santos, 28 anos, dois filhos.

Trabalhando com maricultura, pela primeira vez, Jucélia Souza, de 27 anos, dois filhos, está aproveitando a experiência e agora se sente feliz por poder contribuir com o que vai ganhar em casa. “Trabalho em uma escola, mas agora vou poder ajudar ainda mais. É mais uma oportunidade”.

Para Rosadeli Nascimento dos Santos, 50 anos, há dez trabalhando com a pesca, mãe de seis filhos, o cultivo de ostras foi providencial. “Vemos o trabalho acontecer e é a nossa chance de ganhar mais do que antes, de realizar um trabalho de qualidade. A gente sente orgulho e aprendemos a pensar no futuro”. Já Lenise Nascimento dos Santos, 47 anos, oito filhos, aposta na maricultura como mais uma arma para a batalha diária da pesca. “É um modo de sobrevivência, pescar e viver da pesca é para quem tem coragem, e as ostras são mais uma forma de continuarmos a tirar nosso sustento do mar”.

Outro bom fruto, observado pela comunidade, colhido pelo projeto, foi o resgate da auto-estima das mulheres. “Estávamos sempre por fora, nosso trabalho era realizado a margem. Hoje, graças a essa ação da Prefeitura, estamos sendo reconhecidas. Além disso, estamos unidas, nos sentimos bem em trabalhar juntas, quebramos barreiras. A pesca não recebia auxílio, agora contamos com apoio da Diretoria de Pesca. Estamos muito felizes”, declarou Ediani Silva Santos, 45 anos, pescadora.





segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Santa Cruz Cabrália elabora o seu Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS


Com a adesão do município de Santa Cruz Cabrália ao SNHIS/FNHIS – Sistema e Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, a administração pública municipal, firmou o compromisso com o Governo Federal – Ministério das Cidades, para a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, obrigatório para todos os municípios do território nacional.
O PLHIS é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação Interesse Social (SNHIS), instituído pela lei federal 11.124/2005, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir a todos os cidadãos o acesso à moradia digna, regulamentar a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo.
Os municípios que possuírem o PLHIS terão prioridade na verba disponibilizada pelo governo federal para a construção de novas casas e/ou melhoria habitacional das existentes, desde que estejam em condições precárias.
O processo de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) consiste em três etapas: a primeira é a Proposta Metodológica, a segunda o Diagnóstico do Setor Habitacional e, por fim, as Estratégias de Ação, que resultarão em um conjunto de diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor da habitação de interesse social de Cabrália.
Todo este trabalho será custeado por verbas do governo federal, através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.

O PLHIS de Santa Cruz Cabrália.

Reuniões técnicas com os representantes do poder público municipal, ministradas pela equipe de Assessoria contratada, já foram realizadas, visando à capacitação dos mesmos para que possam auxiliar no desenvolvimento do PLHIS do Município.
A próxima ação agendada no planejamento do PLHIS de Santa Cruz Cabrália é uma audiência pública para debater a proposta metodológica que contará com a participação popular, com representantes de associações e de setores envolvidos na área habitacional do Município, além dos interessados em contribuir neste setor, que será realizada no dia 29 de novembro, às 19 h, na Câmara Municipal.
Todos os munícipes estão convidados para que juntos possamos desenvolver para o município de Santa Cruz Cabrália um planejamento habitacional e urbano coerente com a realidade local, sendo elaborado de forma democrática e participativa com a comunidade local, e em consonância com as Políticas Nacional e Estadual de Habitação, de forma a garantir o acesso à moradia digna a todos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Professores da rede indígena participam de capacitação

Aconteceu nesta quinta-feira (11) na Loja Maçônica de Santa Cruz Cabrália o curso de capacitação em educação patrimonial promovido pelo ACERVO (Centro de Referência em Patrimônio e Pesquisa).
O tema do curso foi “Abordando o Patrimônio Cultural em Sala de Aula: Consciência e Preservação”.
Abaixo a foto dos participantes após a entrega dos certificados:


Foto Toni Ormundo

Estudantes de Cabrália participam de Caminhada pela Paz


Aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, a 8ª Caminhada pela Paz em Santa Cruz Cabrália. A ação faz parte do Projeto UNEPAZ 2010, cujo foco este ano é a preservação do meio ambiente.
De acordo com a coordenadora da UNEPAZ, Carmen Comini Alves, o projeto privilegiou o tema “Plante uma Árvore”, com objetivo de realizar mutirões para o plantio de cerca de 300 árvores nativas da nossa região. A participação dos estudantes neste sentido é fundamental, pois eles são multiplicadores desta nova atitude.
A caminhada saiu às 15:30 da Praça do Povo, com a participação da rede escolar do município, percorrendo as ruas do Centro.
 
Fotos Toni Ormundo

 Sra Carmen Comini sendo entrevistada pela RIT / TV Sulbahia
 A Secretária de Educação, Terezinha Almeida, também foi entrevistada durante o evento

DESTAQUE PARA A PARTICIPAÇÃO DE VÁRIAS ESCOLAS




 A organização do evento agradece o apoio da Polícia Militar, que garantiu a segurança dos participantes