sábado, 30 de outubro de 2010

Cabrália é Dilma nas urnas: evento marca o encerramento da campanha presidencial

Para aquecer o ânimo da militância e de aliados cabralienses, o prefeito Jorge Pontes, realizou no dia 28/10, no Casarão, no bairro Campinho, um café da manhã muito especial. Reunindo lideranças comunitárias, indígenas, evangélicas, diretores de escolas, presidentes dos partidos PT, PMDB, PSC, PTB, PMN, PPS, PRB, PTN e PT do B, além de vereadores e sua equipe de governo, o gestor fez questão de ressaltar a importância de se apostar no projeto político de Dilma Rouseff e frisou que serão muitos os benefícios que essa escolha trará para o município, para o estado e para o Brasil.

Alguns representantes de partido aproveitaram a oportunidade para deixarem suas mensagens de apoio à candidatura de Dilma, dentre eles o presidente do PMDB na região, Romailio Moura, que fez questão de apoiar a iniciativa do prefeito. “Esse convite democrático feito pelo prefeito é muito importante. Um convite e não uma imposição, essa é a postura de nosso gestor, uma pessoa que aposta na democracia. Como ele, acho e o partido que represento também, pois tem Michael Temer como vice de Dilma, que o 13 é a nossa melhor opção. A União faz a força”, garantiu Moura.

Já o vereador Jonshon, representante do PSC também deixou o seu recado, no que se refere ao pleito presidencial, reforçando a idéia de que Dilma é a melhor opção de voto para o dia 31/10. “Temos que votar em alguém que seja bom para Bahia e para Cabrália e essa pessoa é Dilma. Em time que está ganhando não se mexe”, declarou. Terezinha Almeida, secretária municipal de Educação e presidente do PT, ressaltou a importância da mulher no próximo pleito. “Tenho orgulho de fazer parte deste projeto, vamos caminhar junto com nossos aliados rumo à vitória. A sensibilidade e força da mulher serão o nosso diferencial”.

Finalizando o evento, o prefeito Jorge Pontes falou a todos com entusiasmo, segundo ele a eleição de Dilma irá fechar com chave de ouro o bom trabalho que tem sido executado em Cabrália. “Realizamos uma longa jornada, foram um ano e dez meses organizando a cidade, lutando e vencendo todos os obstáculos, deixando o município pronto para aportar recursos. Conseguimos muitos benefícios para Cabrália, como o Luz para Todos, o Minha Casa Minha Vida e o Programa de Aquisição de Alimentos. Todos programas federais, criados pelo governo Lula e embasados por Wagner na Bahia. É para que essa realidade continue que apoiar este projeto político é fundamental”.

Para o prefeito o sucesso de Dilma nas urnas, representa um Brasil melhor para todos. “Dilma defende um País para todos. Graças ao governo Lula, 32 milhões de pessoas abandonaram a pobreza e a miséria. Hoje todos tem acesso a Saúde e Educação. Votar em Dilma é votar em um Brasil independente e em desenvolvimento”, ressaltou o prefeito, que foi aplaudido por todos os presentes, que saíram de lá com a certeza da vitória e da escolha certa: o 13 nas urnas.

Fotos Toni Ormundo








quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Parabéns Servidor Público

Ser servidor público, como o próprio nome sugere, é estar a serviço do povo. Um trabalho que exige compromisso e intensa dedicação. Hoje, dia do Funcionalismo Público, queremos parabenizar aos servidores que contribuem, com eficiência e zelo, na realização das atividades da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália.

Neste dia especial, agradecemos o empenho de todos aqueles que, através de seu trabalho, dão o máximo de si para tornar a vida da população do nosso município cada vez melhor.

Santa Cruz Cabrália, uma cidade para todos nos!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Prefeitura decreta ponto facultativo

Palestra debate instalação de torre da Vivo em Guaiú

Uma palestra sobre a implantação de torre de telefonia da Vivo (conhecida como Estação Guaiamun) foi realizada em Gauiu, distrito de Cabrália, no dia 25/10. Ministrada pelos engenheiros da empresa, Ruan e Erivelton, a palestra contou com a participação de lideranças da comunidade e entidades representativas do Litoral Norte. O encontro é pré-requisito para a aprovação da APA.

De acordo com os palestrantes, nenhum dano será causado ao Meio Ambiente ou a comunidade, com a instalação da torre. Na oportunidade, os participantes tiveram a chance de esclarecer todas as suas dúvidas, na sua grande maioria, os comentários foram positivos, exaltando os benefícios que o sinal trará para a região.

Dentre os as principais melhorias, identificadas pela comunidade, estão a economia no comércio, onde os contatos agora podem ser feitos via telefone e internet. Para a escola municipal, segundo sua diretora Girlandia, o acesso a internet tem aberto novas possibilidades de ensino para os alunos. “Tem sido muito bom, agora os alunos podem conhecer o ambiente digital”.

Participaram do encontro a secretária de Educação, Terezinha Almeida; o diretor de pesca, Cláudio Mendes (Xepa); as representantes do IASA, Lola, Nena e Leia Penteado; o representante da ONG Patecosmar, Paolo Botticelli; representantes da Colônia de Pescadores Z 51; lideranças indígenas; e o Comitê de Acompanhamento do Projeto Pescando com 3G.

Fotos Toni Ormundo




terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sabedoria, simplicidade e alegria, assim era João Capador...

Foto Toni Ormundo
Nascido em vinte e três de junho de mil novecentos e vinte e dois, cidadão baiano arretado de Laje do Gavião, morador da Vila de Santo André, Santa Cruz Cabrália a mais de trinta anos, faleceu e nessa última sexta-feira (22/10) foi enterrado no Povoado de Santo Antonio para tristeza de toda uma comunidade que aprendeu a amar e respeitar um homem simples, dono de muita alegria e sabedoria pra dar e vender, alias, mais para dar do que vender pois seus conhecimentos repassados para as pessoas que o conheciam ou não, eram sempre dados gratuitamente com a única finalidade de fazer o bem.
João Capador, como era conhecido, casado com dona Nenzinha e pai de Aurilene, Aurineide e Marineide, quando de sua chegada em Santo André, em 1979 conheceu o médico Dr. João Manoel Amorim e através de uma grande amizade lhe presenteia com um livro chamado “As plantas curam”. Capador então associa seus conhecimentos práticos com os do livro e desenvolve um belíssimo trabalho de prevenção agindo como terapia de ajuda no processo de cura das doenças de toda comunidade através da medicina natural das plantas e raízes ficando rapidamente conhecido na região e muitas e muitas pessoas, inclusive através de depoimentos por escrito deram seus testemunhos sobre as curas ou melhoras de seus males físicos através dos vários remédios natural, dessa nossa Mata Atlântica maravilhosa que ele passou a conhecer como ninguém.
Afora esse seu dom de curandeiro, era dono de extrema alegria e comunicação, em sua mercearia onde os amigos o acompanhavam no seu dia a dia, para um gole na pinguinha ou na cervejinha, ele cantava fazia versos de cordel sempre com muito humor contando causos e causos dos lugares por onde andou antes de se fixar em Santo André, prendendo a atenção de quem estivesse presente. Seu carisma era determinante na sua personalidade forte, por isso sabemos o quanto ele deixará saudades naqueles que o admiravam.
Em 2009, um amigo chamado Leonardo da Silva Dourado, que através de seus chás e garrafadas, teve melhoras tão significativas para seus males que em sua homenagem escreveu e editou um pequeno livro chamado “JOÃO CAPADOR E AS ERVAS MEDICINAIS”. Nesse livro ele sita várias plantas e ervas, todas com seus nomes comuns e científicos, catalogadas no livro em que Capador ganhou e se baseou para seu trabalho de ajuda às pessoas que o procuravam, “As plantas curam”, explanando pra que fim são usadas e como utilizá-las, nas infusões e coacções de seus chás. Além disso, um pouco do histórico de sua vida e depoimentos de pessoas que o amavam e respeitavam. Essa foi a forma encontrada para homenagear uma figura maravilhosa como nosso João.
Agora que ele se foi, e tenho certeza que as raízes estarão mais perto do que nunca, pelo menos no momento em que seu corpo físico entrar em contato com a terra onde foi enterrado, sua energia fará brotar vida nova em todas as plantas de nossa região deixando seu legado de sabedoria, alegria e simplicidade para aqueles que assim o necessitarem. Deus precisou de sua ajuda, dessa forma acatemos sua decisão sem lamúrias, mas com a alegria que lhe era peculiar. Grande abraço saudoso de um admirador... Ray Rangel

Cabrália inicia segunda etapa do PROGESTÃO


Santa Cruz Cabrália sai na frente e é o primeiro município da região a dar início à segunda etapa do Programa de Capacitação de Gestores da Educação (PROGESTÃO).
O encontro de abertura, que aconteceu na última sexta-feira, 22, no Colégio Estadual Terezinha Scaramussa, contou com a participação de Délia Oliveira, representando o governo do Estado. Além dela, a secretária de educação, Terezinha Almeida, participou da solenidade, junto com a coordenadora Maria Virgínia dos Santos e a tutora Edna Carlos de Jesus.
O Progestão é uma capacitação continuada de diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e representantes dos colegiados escolares, das redes estadual e municipais de ensino, com o objetivo de tornar a gestão cada vez mais qualificada e participativa. Nesta segunda edição em Cabrália, a turma foi formada com 70 cursistas.
Além de participar de dinâmicas e conhecer o material utilizado no curso, a nova turma também teve a oportunidade de ouvir o relato de educadores que participaram da primeira edição do Progestão.
Para Celi Monteiro, diretora da Escola Antonio Guerra, o Progestão ajudou muito, principalmente no gerenciamento dos recursos da escola. “Hoje o Antônio Guerra é muito mais eficiente”, declarou. Já Raimunda, da Escola Indígena Pataxó, destacou a gestão democrática e a tomada de decisões em conjunto, temas abordados no curso e que fazem a diferença na prática escolar.
A carga horária do programa está definida em 300 horas, distribuídas em 212 horas de estudos a distância e 88 horas de estudos presenciais. A conclusão do curso se dará em dez meses. 

 Abertura contou com apresentação do PROJOVEM

 Crianças da Associação Nutrivida também se apresentaram





Fotos Toni Ormundo

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Oportunidade: Abertas inscrições para nova turma de Operadores

EUNÁPOLIS - A Veracel Celulose e o SENAI lançam mais uma edição do curso para Formação de Operadores de Máquinas Florestais – Harvest e Forwarder, com o objetivo de capacitar profissionais para o mercado de trabalho. São 20 vagas, sendo uma direcionada para PCD – pessoas com deficiência.
As inscrições para a seleção serão realizadas no prédio da Ulbra (Rua Conselheiro Luis Viana, 629), em Eunápolis, de 28 e 29 de outubro/2010, das 8h às 20 h. Necessário apresentação de habilitação (CNH), no mínimo categoria C e possuir Ensino Médio completo (2o Grau).
Os candidatos participarão de um processo seletivo composto por provas de português e matemática; prova de habilidades (teste no simulador); teste psicológico; dinâmicas e exames médicos. Os selecionados receberão bolsa-auxílio durante o curso, previsto para 5 meses e meio, com aulas de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h com início em dezembro/2010. 
No momento da inscrição, devem ser apresentados os seguintes documentos:
1. carteira de identidade,
2. CPF,
3. documento comprobatório de conclusão do Ensino Médio
4. comprovante de residência,
5. carteira de habilitação e
6. documentação que comprove a condição de pessoa com deficiência ou reabilitada (em caso de pessoa com deficiência).
Mais informações pelo telefone (73) 3281-1021, das 8h às 20h.

Fonte: http://www.radar64.com/ler.php?doc=9143

Projeto Historarte encanta público em Cabrália



A Loja Maçônica de Santa Cruz Cabrália foi placo nesta sexta-feira (22) de um belíssimo evento organizado pela equipe da Escola Municipal Antonio Sambrano Guerra.
O projeto Historarte presenteou o público com a exposição de réplicas das obras de renomados artistas brasileiros, como Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, entre outros, tudo feito pelos próprios alunos, que além de produzirem os trabalhos, também ficaram encarregados de contar a história dos artistas e do período em que as obras foram criadas.
Idealizado pelo professor Leonardo Ramos de Oliveira, o trabalho recebe este nome pelo fato de integrar conceitos de História e Arte, atuando também em parceria com outras disciplinas. Em sua segunda edição, o Historarte já está colhendo os frutos do sucesso do trabalho de 2009, quando foi realizado na própria escola e este ano conta com espaço maior e mais adequado para as exposições, que já despertaram interesse até do Centro de Cultura de Porto Seguro, que pretende expor os trabalhos no município vizinho.
Para o professor Leonardo, a evolução dos trabalhos em um ano é visível. “A pintura dos alunos melhorou, assim como a compreensão das técnicas. Nossas crianças têm muita habilidade e o projeto foi um incentivo para o desenvolvimento do potencial delas, suprindo a carência das práticas artísticas.” Para o próximo evento, o professor pretende acrescentar música e teatro à mostra.
Estão de parabéns os alunos e toda equipe da escola, que direta ou indiretamente participou e contribuiu para o sucesso deste projeto.

Fotos Toni Ormundo:











Nem todos estão na foto, mas toda equipe da Diretora Celi Monteiro está de parabéns: Aline, Ana Carolina, Ana D’Arque, Benilson, Cássia, Cássio, Cláudia, Cleyton, David, Doralice, Divânia, Graciléia, Haidê, Ivanete, Ivonete, Jaciara, Leila, Lusmaia, Maria José, Nivaldina, Riteni, Rivânia, Rosângela, Rubens, Sandra, Silene, Uilma, Uriana, Zenaide e, claro, o professor Leonardo

Doação de brinquedos anima Dia das Crianças de Mata Medonha

A prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Colônia de Pescadores Z51, realizou no dia 11/10, a doação de brinquedos para a comunidade indígena de Mata Medonha. O intuito da doação foi tornar mais alegre o Dia da Criança na localidade.


No dia 12/10, foi feito uma comemoração especial e lá estiveram presentes o diretor de pesca, Cláudio Mendes (Xepa) e a presidente da colônia, Cleonice Feitosa. Na oportunidade as lideranças elogiaram a ação e agradeceram a doação.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Educação: abertura do curso Progestão

Acontece nesta sexta-feira, dia 22, a abertura da segunda edição do Programa de Capacitação de Gestores Educacionais - PROGESTÃO.
A cerimônia será no Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa, a partir das 13:30 h.

Grupo de jovens e da melhor idade de Cabrália participam de curso de olericultura

Os integrantes dos programas Projovem e Melhor Idade encerraram no dia 20/10, curso de Olericultura (horta comunitária). Uma iniciativa da Prefeitura de Cabrália, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR). De acordo com a coordenadora do Centro Especializado Unificado (CEU), Mara Valacio, o curso de três dias será muito importante para todos os participantes. “Além de podermos inserir os alimentos da horta criada no CRAS, na alimentação os participantes se tornarão multiplicadores em suas comunidades”.
Para o professor que ministrou o curso, o administrador de empresas e técnico agrícola, Manuel Macedo, a oportunidade de trocar experiências e repassar o seu conhecimento é muito gratificante. “Estar com os jovens e com representates da melhor idade é muito gostoso, trocamos experiência e aprendemos. Neste curso em específico, o grupo teve muita boa vontade, todos demonstraram interesse e com certeza o que aprenderam irá contribuir para que tenham uma alimentação mais saudável”.
Para a secretária de Desenvolvimento, Janete Pontes, que fez questão de participar do encerramento do curso, marcado por um delicioso almoço, dar novas alternativas de renda e qualidade de vida para os jovens e para melhor idade é meta de sua gestão. “Me sinto recompensada quando vejo grupos como o Pró-Jovem e a Melhor Idade fazendo cursos, se capacitando e buscando formas de levar uma vida mais saudável”.
Durante o curso canteiros foram semeados e plantados no CRAS, as culturas escolhidas foram alface, cebolinha e couve. O curso também será ministrado no assentamento Lulão, de 21 a 23/10, lá o enfoque será em como qualificar e modernizar o plantio já existente.

Fotos Toni Ormundo


Participantes do curso comemoram o encerramento





Produtos serão utilizados na alimentação do CRAS

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cabrália tem novo secretário municipal

Foi nomeado nesta terça-feira, 19, o novo secretário municipal de assuntos indígenas de Santa Cruz Cabrália. O decreto foi assinado pelo prefeito Jorge Pontes em uma reunião com lideranças indígenas, na qual o índio Carlos Alves dos Santos, conhecido como Katão, passou a assumir o cargo.
Durante o encontro com os índios, o prefeito ouviu as principais demandas das comunidades e falou sobre os avanços que já foram dados nas áreas indígenas, como a iluminação pública. Também firmou o compromisso de atender às reivindicações apresentadas e de dar suporte à Secretaria.
Para Katão, assumir a Secretaria de Assuntos Indígenas significa trabalhar “não apenas pela Coroa Vermelha, mas pelas comunidades indígenas de todo o município”. Para tanto, conta com a parceria e o apoio do prefeito Jorge Pontes, colocando-se à disposição da prefeitura e das comunidades indígenas.
Entre as lideranças da tribo Pataxó, estavam também presentes o cacique Aruan e o índio Peroá, diretor de relações étnicas e sociais.

Katão foi nomeado novo Secretário de Assuntos Indígenas


Peroá, Jorge Pontes, Katão e o cacique Aruan


Nomeação foi comemorada com aplausos

Festa das crianças anima creche do 5º Centenário


Para homenagear as crianças pelo seu dia, a equipe da creche municipal do bairro 5º Centenário, em Coroa Vermelha, preparou uma bela e animada festinha para pais e alunos.
A festa teve palhaço, piscina de bolas, tobogã, algodão doce, sorvete, cachorro-quente, gelatina e muito mais para a garotada, que brincou sem parar a manhã inteira. Além disso, todas receberam presentes, comprados graças à ajuda da equipe e de colaboradores.
Estão de parabéns a diretora Lúcia e toda a sua equipe, que mais uma vez deram um show de organização e alegria!