quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Entrevista do prefeito Jorge Pontes ao jornal "O Farol"


Depois das turbulências políticas que culminaram na queda do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes, que ficou afastado do cargo por pouco mais de um mês, numa ação diabolicamente arquitetada por um grupo político de oposição ao seu governo, as coisas começam a voltar ao normal na cidade. Com a volta definitiva de Pontes, decisão já consolidada pela justiça, a administração pública da cidade toma novo rumo. Mudanças no governo, projetos paralisados voltando a pauta, obras em execução, educação e saúde funcionando num ritmo acelerado, tudo se encaixando de acordo o plano de governo elaborado pelo prefeito e sua equipe.
Jorge Pontes falou com exclusividade ao O Farol. Pontes fez questão de não falar do passado. Para ele o que aconteceu em Cabrália são “águas passadas”. “O que importa daqui para frente é o que temos a oferecer ao nosso povo. O que temos que fazer é promover o desenvolvimento do município, construir obras que venham melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse.
O gestor cabraliense continua convicto de que se faz necessário quebrar paradigmas. “Nós assumimos a administração do município com o objetivo de implantar um modelo diferente de governar. Mas sabíamos desde o início que levaria tempo para promovermos as mudanças. O povo já estava acostumado com administrações retrógadas, corruptas, viciadas, onde o gestor administrava para alguns seus favorecidos enquanto a maioria da população, especialmente daqueles que mais necessitam das ações do Poder Público, quer na saúde, na educação, em moradia, em saneamento e tantas outras, ficava a mercê das mínimas sobras. Nós implantamos um modelo diferente de governar, e vamos continuar nesse objetivo, pois já percebemos que a população começa a dar sinais de que está entendendo nossas intenções”, enfatizou o prefeito.
Fazendo parte desse novo modelo adotado pelo prefeito de Cabrália está o Orçamento Participativo, do qual Jorge fala com entusiasmo. “Nós implantamos o Orçamento Participativo, a oportunidade que a população tem de indicar suas prioridades; participar efetivamente das diretrizes do governo. Em 2009 fizemos isso, convocamos a população e mostramos a oportunidade de a mesma conhecer seus direitos, participando, sugerindo , enfim; mostramos a população como se administrar com todos e para todos. No primeiro ano de nosso governo, não tivemos como promover as mudanças por nós apregoadas, pois trabalhamos com o orçamento aprovado pela administração anterior. Em 2010, quando começávamos a colocar em prática grande parte do nosso plano de governo, veio a instabilidade causada por meia dúzia de interesseiros. Assim que obtivemos a decisão final da justiça, entramos no período eleitoral, quando, na política, todos os olhos estão voltados para as eleições. Mas, a partir do próximo mês, estaremos iniciando uma série de obras em nosso município. São seis milhões de recursos alocados para setores importantes, como educação, infraestrutura, saúde, esporte e laser. Estaremos dando início a construção de uma praça modelo no Brasil; a Praça da Juventude, composta de área de laser e de várias modalidades esportivas. Também estaremos iniciando construção de duas escolas, sendo uma na sede do município; a Nair Sambrano e outra no povoado de Guaiú. Quatro postos de saúde já estão com recursos garantidos para serem construídos e pavimentação de várias ruas. É isso que o povo espera do seu governo. É isso que o povo precisa e nós vamos proporcionar a todos; a alavancada do desenvolvimento de Cabrália, de olho no bem estar das pessoas, especialmente das mais carentes”, salientou Pontes.
Jorge Pontes falou das mudanças. “È comum em todo governo haver mudanças. Felizmente temos vários parceiros prontos a atenderem o nosso chamamento. Mudanças não significam incompetência nem erros nas escolhas. Tudo é uma questão de perfil, muitas pessoas têm conhecimento técnico mas não tem o dom de gestão. Outras têm gestão, mas não dispõem de conhecimentos técnicos, daí, que se faz necessários a promoção de mudanças na equipe, sempre no segundo ano da administração.
Nosso governo vai seguir cumprindo os compromissos assumidos com a população. Não vamos titubear diante das críticas infundadas de quem só quer ver o atraso, por ter promovido o atraso. Não vamos nos acovardar diante de ameaças e mentiras de opositores que querem voltar ao poder para continuar destruindo o bem do povo, promovendo a desordem em favor de meia dúzia de apaninguados”.
Finalizando a entrevista Jorge Pontes disse acreditar na eleição da candidata a presidenta Dilma e na reeleição do governador Jaques Wagner. “Tenho convicção de que teremos continuidade no brilhante governo do presidente Lula com a eleição de Dilma Rousset, assim como na reeleição do nosso governador. E aproveito a oportunidade para conclamar a nossa população a elegermos nossos representantes na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados, apresentados por nós, pois se trata de pessoas comprometidas com o desenvolvimento do nosso município”, finalizou o prefeito Jorge Pontes.

Por Gil Rocha – Jornal O farol
Leia também a edição impressa

Semana do Idoso de Cabrália aposta na melhor idade


A Prefeitura de Cabrália, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, comemora a Semana do Idoso, desde o último dia 24. O evento, encerrado no dia 29, contou com vasta programação, contando com diversas palestras e atividades para os idosos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Ainda através dos CRAS a melhor idade participou de atividades físicas, assistiu apresentações do Projovem e realizou uma confraternização especial.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janete Pontes, a finalidade da semana é valorizar o idoso do município, fazendo com que os demais segmentos da sociedade e o próprio idoso percebam que a vida não se encerra aos 60 anos. "Muito pelo Contrário. A experiência e os conhecimentos, acumulados durante toda a vida de uma pessoa, são importantíssimos para as novas gerações", disse a secretária, que sempre sonhou em desenvolver trabalho com idosos e crianças.
Para abrir a semana de eventos, os idosos receberam os alunos do quarto período da Faculdade de Ciências Médicas de Coroa Vermelha, que realizaram diversas atividades específicas para a idade, como relaxamento, dicas de cuidados com a saúde e nutrição, controle de peso, glicemia e pressão arterial. Conforme informa a coordenadora do CRAS, Edna Maria Carlos de Jesus, a programação incluiu diversos temas que foram abordados nas palestras, como nutrição e alimentação saudável e atividades físicas. “Eles merecem nossa atenção, quem chega a essa idade tem experiência de vida. Eles são nossas raízes e nossa memória”.
Para a nutricionista, Andria Araújo Marques, ações como estas incrementam a qualidade de vida dos idosos e os tornam ativos e participantes da vida social e familiar. “São dicas simples que podem aumentar o conforto e a saúde deles. O alimento é medicamento e o medicamento é o alimento”.

Alegria de uma vida bem vivida
Para Antônia da Conceição, que segundo conta nem lembra mais de sua idade, só sabe que tem mais de 80 anos, a criação do grupo de idosos do CRAS, denominado “As meninas e os meninos”, foi um verdadeiro presente. “Eu não saía de casa, quase, tinha dificuldade de andar, hoje, por meio das atividades físicas que pratico toda a semana e do que aprendo nas palestras sou outra pessoa, mais ativa e feliz”, ressaltou, com os olhos cheios d’água, dona Antônia, que foi a primeira a fazer parte do grupo.
“Bom demais”, assim se referiu a Semana do Idoso e ao grupo da melhor idade, Alice de Aguiar, 77 anos. “Essa foi uma grande atitude de Jorge Pontes. As aulas e as atividades são ótimas, sem contar que o professor de educação física é lindo”, declarou entre risos a participante do grupo.
Com 7.8, como faz questão de contar Dalva Maria de Jesus, o grupo foi a chance de dar um novo rumo a sua vida. “Ficara em casa, dias e dias, sem fazer nada. Agora sinto que posso tudo, tenho vontade de fazer as coisas. Foi Deus que guio a secretária a nos dar essa oportunidade”.
Valdecir Batista, de 62 anos, vê no grupo e em ações como a Semana do Idoso a oportunidade de fazer o que mais gosta: aprender. “É muito bom e importante para a gente. Participar é uma forma de aprender sempre mais”.

Mesclando gerações
Para os adolescentes que fazem parte do Projovem, participar de eventos como este é muito gratificante. É uma maneira de trocar experiências e também de homenagear os idosos. Os jovens recitaram textos e cantaram músicas, na confraternização do grupo. “A gente aprende muito com eles, com sua experiência e sabedoria. No futuro também chegaremos a essa idade, por isso precisamos respeitá-los”.

Alunos do 4º Período da Faculdade de Ciências Médicas na abertura da Semana do Idoso





Secretária Janete Pontes entrega lembrança para a primeira idosa a fazer parte do grupo







Adolescentes do Projovem prestam homenagem aos idosos

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Moradora de Cabrália representa a dança em seminário internacional


A dançarina e professora de dança, Roberta Carneiro, esteve na capital representando o Território do Extremo Sul, no Seminário de Economia da Dança: fluxos colaborativos de gestão para a mobilidade na América Latina. Moradora de Cabrália, Roberta terá agora a importante missão de mapear a dança em toda a região. Para isso contará com o apoio da prefeitura de Cabrália, através da Secretaria de Cultura e Comunicação.
O evento foi realizado pela Rede Sulamericana de Dança (REDSD) e a Plataforma Internacional de Dança (PID), entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro e contou com a presença de gestores culturais de todos os países de América do Sul, visando à colaboração na coordenação de ações e programas que beneficiem a mobilidade e a integração cultural na região em relação à linguagem da dança. O Seminário teve como principal apoiador a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
A REDSD e a PID são organizações que trabalham para o desenvolvimento da dança na América Latina. Esta iniciativa é parte das ações contínuas que o Programa de Mobilidade REDSD 2010-2012 organiza em função de identificar ações, projetos e políticas públicas de fomento ao diálogo e ao intercâmbio de trabalhos latino-americanos. A primeira discussão sobre este tema foi em 2008, durante o Festival Panorama de Dança no Rio de Janeiro, onde o Seminário que chegou à Bahia em 2009 foi então realizado.
Além de expositores brasileiros como Gustavo Vidigal (secretário-geral do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura – MinC), Marcelo Bonés (diretor do Centro de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE), Lorena Pinto Coelho (assessora de Economia da Cultura da SecultBA), Alexandre Molina (diretor de Dança da FUNCEB), nomes de referência na área da economia da dança da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Peru, Uruguai e Venezuela estiveram presentes no evento.
O seminário contou também com a participação de gestores de outros estados brasileiros (São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro) e 14 mobilizadores de dança do interior da Bahia, que participaram de uma capacitação para o desenvolvimento de ferramentas para o trabalho em rede, a ser realizada na Escola de Dança da FUNCEB. “Voltamos com o dever de casa de realizar um censo da dança. A mim coube levantar os dados do Extremo Sul”, declarou a gestora, que pretende contar com o apoio das administrações municipais para realizar a tarefa.

 Abertura do Seminário
 Roberta Carneiro com Alexandre Molina (diretor de Dança da FUNCEB)
 Gestores do interior

Narcóticos Anônimos

Importante: se você tem ou conhece alguém que tem problemas com drogas e quer ser ajudado, o Grupo Serenidade de Narcóticos Anônimos está em Cabrália.
As reuniões acontecem às quartas-feiras das 20:00 às 22:00 horas, na Rua Sidrach Carvalho nº 30 (ao lado do antigo batalhão da Polícia Militar).

Telefone para contato 9948-3047.

Repasse e ajude a salvar vidas!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Moradores encontram pinguim debilitado em praia

Pinguim, com pata machucada, está em caixa de papelão

SANTA CRUZ CABRÁLIA - Um filhote de pinguim, cuja espécie ainda não foi identificada, foi encontrado por um turista, muito debilitado, em uma praia de Santo André, município de Santa Cruz Cabrália, na tarde desta quarta-feira (22).
Segundo o morador Marcos Paulo Bonfim, as ondas trouxeram o animal para a areia. Com uma das patas machucada, ele foi levado, inicialmente, para a piscina de um hotel.
Mas, em contato com o IBAMA, os populares foram orientados a tirar o pinguim da água e deixá-lo em local aquecido.
O pinguim está em uma caixa de papelão. Os agentes ambientais do IBAMA de Eunápolis se deslocaram para o litoral na tarde desta quinta e recolheram o pinguim.
Ainda de acordo com Marcos Paulo, outro pingüim, maior que o primeiro, foi encontrado morto a cerca de um quilômetro do local.
Se você presenciou algum fato importante, ou registrou em foto, áudio ou vídeo, faça como Marcos Paulo, envie para o EU-REPÓRTER, o canal de jornalismo cidadão do RADAR64.

Fonte: http://www.radar64.com/ler.php?doc=8942

Departamento de Transportes informa:

O Esporte a todo vapor em Cabrália

A Diretoria de Esporte e Lazer informa:

 - Acontece neste domingo (26) a rodada decisiva do campeonato infanto-juvenil de futebol de campo. A partida será entre Bafana Bafana e Clube do Porto, a partir das 9 horas da manhã, no campo da Tânia.


- Os praticantes de sinuca também podem se preparar para a sexta rodada da Liga Cabraliense de Sinuca. A próxima etapa acontecerá no dia 10 de outubro no Projeto São Miguel.


- Já está em fase de implantação o Espaço de Interação Jovem na Coroa Vermelha, que funcionará na BR 367, ao lado da farmácia Pague Menos. O local estará disponível para treinos de tae kwon do, karatê, capoeira, dança de rua e atividades do PROJOVEM. A previsão é de que as atividades sejam iniciadas no mês de outubro.


- OBRAS: A quadra esportiva da Praça do Povo está em reforma. A conclusão da obra está prevista para a segunda quinzena de outubro. Já a quadra poliesportiva de Ponto Central estará pronta até o final de outubro.


Além da agenda esportiva, o diretor de esportes Damião Dias também desenvolve um trabalho voluntário de formação humana com a juventude baiana dentro do movimento denominado renovação carismática católica, no qual é coordenador do Ministério Jovem. Na foto, nosso diretor está em reunião com o Prefeito e Secretários de Educação, Saúde e Finanças do Município de Santa Maria da Vitória, apresentando o Projeto do EEJ (Encontro Estadual da Juventude).

Cabrália realiza 1º Encontro de Educação de Jovens e Adultos

 As novas tendências para a educação de jovens e adultos: este foi o tema do 1º encontro de Professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Santa Cruz Cabrália. O evento reuniu professores, diretores, coordenadores e demais profissionais que trabalham na EJA e no TOPA (alfabetização de jovens e adultos) na última quinta-feira (23) na Escola Victurino Figueiredo, em Coroa Vermelha.
O encontro foi organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, que não mediu esforços para que a reunião fosse um sucesso, cuidando carinhosamente de todos os detalhes como música ao vivo na recepção do público, coquetel de encerramento, material gráfico e, principalmente, na escolha da palestrante: a pedagoga Rita Sandra de Jesus, especialista em gestão educacional e em educação de jovens e adultos.
A palestra trouxe à tona temas como políticas públicas voltadas à educação de jovens e adultos, dificuldades, desafios, mudanças, entre outros. Tudo de forma leve e bem humorada, envolvendo o grupo com dinâmicas, vídeos e canções com referência ao dia a dia das escolas, motivando a reflexão dos profissionais sobre o trabalho em sala de aula.
A secretária de educação, Terezinha Almeida, disse que este é apenas o primeiro encontro e não vai parar por aí. Conforme declarou, os jovens e adultos têm outras expectativas e a escola precisa inovar, agregar novos valores. “Conheço as dificuldades de perto e peço um voto de confiança nesta nova equipe que está assumindo a educação no município, porque com certeza são pessoas que levam a educação com muita seriedade”.
Um dos grandes avanços da Educação de Jovens e Adultos em Santa Cruz Cabrália foi a criação de uma coordenação específica para EJA, agregando a profissional Verônica Rosa Pereira a partir do mês de agosto à equipe. E foi a nova coordenadora que anunciou a adesão da EJA do município ao PNLD (Programa Nacional do Livro didático). “O problema da falta de livros acabou. Em março os livros estarão nas mãos dos alunos. Este já é o primeiro passo para a mudança da EJA em Santa Cruz Cabrália”. A coordenadora informou que os professores têm até o dia 4 de outubro para escolher os livros didáticos que serão adotados em 2011.
Para a diretora da Escola Victurino, Marideise Presende, as dificuldades da EJA são grandes e capacitações como esta são muito importantes. Também sugeriu ampliar a divulgação da EJA na comunidade para que mais pessoas possam concluir seus estudos.
Participaram da composição da mesa: Terezinha Almeida (secretária de educação), Verônica Rosa Pereira (coordenadora da EJA), Marideise Presende (diretora escolar), Isabel Ferrari (representando os professores da EJA), Angélica Lyrio (diretora municipal de ensino), Oldack Lyrio (representando o Conselho Municipal de Educação), Márcia Aparecida Silva (representando o TOPA) e o secretário de agricultura e pesca Lannes Almeida (representando o prefeito Jorge Pontes). Além deles, foi registrada a presença do secretário de saúde, Dr. Márcio Rocha e equipe de saúde, além da coordenadora da EJA de Porto Seguro, Janilda Selma Rebouças.
Credenciamento
Música ao vivo
 




Palestrante Rita Sandra de Jesus
Dr Márcio Rocha e equipe da saúde

Terezinha Almeida, secretária de educação
Lannes Almeida, secretário de agricultura e pesca
Secretária de educação e equipe: Angélica, Márcia e Virgínia
Verônica Rosa Pereira, coordenadora da EJA / Santa Cruz Cabrália

Parceria entre a prefeitura de Cabrália e estado traz luz para Santo André

 

A comunidade do distrito de Santo André, pertencente à Cabrália, está sendo beneficiada com a implantação de iluminação na Ciclovia e também em trecho da BA-001, que liga a balsa ao povoado. A ação é uma realização da gestão de Jorge Pontes, em parceria com o Governo do Estado, através do Derba. Graças ao aumento da rede, os 900 habitantes do distrito terão mais tranquilidade, pois passam a contar com vias mais claras e seguras.
A iluminação pública na BA – 001 trará grande progresso para Santo André. Com ela, chegará também o estimulo e equilíbrio do comércio, a valorização imobiliária ao longo da rodovia, o melhor acesso às escolas, postos de saúde, pontos de trabalho, área de lazer e a segurança no trânsito. Além disso, valoriza e ajuda a preservar o patrimônio urbano, embeleza o bem público e propicia a utilização noturna de atividades como lazer, comércio e cultura.
"A iluminação pública é essencial para a qualidade de vida da comunidade. É de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico e constitui-se num dos vetores importantes para a segurança pública, no que se refere ao tráfego de veículos e de pedestres e à prevenção da criminalidade”, afirma o prefeito Jorge Pontes, sobre mais uma ação de sua administração e antiga reivindicação da comunidade local.
Santa Cruz Cabrália, uma cidade para todos nós!

Fotos Toni Ormundo



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ministro da Pesca fica impressionado com o desenvolvimento do setor em Cabrália


O Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, visitou, no dia 22/9, Santa Cruz Cabrália a fim de cumprir agenda de serviço na cidade. A visita do Ministro é fruto da realização de uma série de convênios efetuados entre a prefeitura e o Ministério da Pesca e Aquicultura com o objetivo de dinamizar o setor pesqueiro de Cabrália.

O Governo Federal está reconhecendo a importância do pólo pesqueiro de Cabrália e, dessa forma, por meio dos convênios firmados, dotou a cidade de infra-estrutura apropriada e vários equipamentos que permitirão um maior desenvolvimento do setor na cidade. “Estou muito feliz de visitar três importantes obras na cidade, o tele-centro em Guaiú, a Unidade de Beneficiamento de Pescado em Coroa Vermelha e a Fábrica de Gelo, na sede. O nosso objetivo e o do Governo Federal é investir em projetos como esses, que gerem novas alternativas de renda para a cidade”.

Para o prefeito, o momento é de comemoração, em sua terceira visita ao município, visita esta, destinada a concretizar reivindicações dos pescadores. “É muito bom saber que o Governo Federal, por meio do Ministério da Pesca, acredita em Cabrália, cidade onde o Brasil começou. Hoje, podemos contar com uma política voltada para pesca, especificamente. São várias as alternativas de geração de renda, que vão beneficiar e desenvolver a comunidade pesqueira”, declarou o prefeito, que se comprometeu com os pescadores indígenas, de fazer uma sala para capacitação na unidade de beneficiamento.

Ao final da visita, após visitar todos os projetos, conversar com a comunidade e com estudantes, usuários do tele centro, o ministro fez questão de parabenizar o prefeito pelo seu comprometimento com o setor pesqueiro e com a população. “Fiquei impressionado com o projeto Pescando com 3G, Cabrália é o único município brasileiro que aplica a tecnologia digital na mariscultura. Além disso, o tele – centro e a doação da sede, com recursos próprios da prefeitura são também atitudes que comprovam o empenho do prefeito”, ressaltou Gregolin, que também recebeu documentos com reivindicações da comunidade pesqueira Pataxó.

Acompanharam a visita, o superintendente federal de Pesca, Onildo Lustosa, o secretário municipal de Agricultura e Pesca Lannes Almeida, o diretor de Pesca, Cláudio Mendes (Xepa), secretários de governo e lideranças da comunidade indígena e dos pescadores.

Fotos Toni Ormundo 

Assistam o IASA na TV PIÁ!

O IASA (Instituto Amigos de Santo André) informa:


O Programa TV PIÁ da TV Brasil (SKY canal 116), neste domingo 26/09, às 14:30hs, apresentará nossos alunos da lutheria!
Para quem não tem SKY ou antena parabólica, vamos transmitir o programa aqui na sede do IASA para todos os alunos e a comunidade de Santo André.
A chamada do programa já está no ar no blog da TV PIÁ: http://www.tevepia.blogspot.com/ 

ANIVERSÁRIO DA CONFRARIA DOS ARTISTAS DO BRASIL


Fonte: http://www.confrariadosartistas.blogspot.com/


Êta mundo véio! Nosso lema daqui pra frente é: “ Nóis insiste, persiste mas nunca desiste!” , e é por isso mesmo que chegamos aonde chegamos. Conseguimos fazer uma linda festa, tudo correu maravilhosamente bem, dizer mais o quê? Quem esteve presente com certeza não se arrependeu, quem esteve presente na verdade se deliciou com todas as apresentações que foram feitas com muito amor, com muito carinho, com alma, botando todo talento que todos nós temos e as vezes deixamos adormecido por motivos que nem sempre sabemos. Mas então, que beleza ver novos valores que ainda não tinham aparecido na confraria, como por exemplo a Banda de Forró Sola de Pé, essa até que já bastante conhecida na cidade, mas também a Banda de Reggae Lyons Day, que apresentou brilhantemente seu trabalho próprio inclusive com músicas suas, a Banda Coróia, os meninos do rock and roll mandaram vê, que maravilha! Roger e sua companheira demonstrando que entendem do assunto, fora é claro os dinossauros da confraria que se fizeram, como sempre, presentérrimos. Redundantemente falando, sim porque todos assíduos dos eventos da Confraria, já estão carecas de conhecer o trabalho desenvolvido, como o de Emanuel declamando “Jessiê Quirino” em dois cordéis sensacionais, tocando uma MPB de altíssima qualidade além de acompanhar os novos talentos como a menina da flauta doce (vide fotos), a já formada em música Indara Mel, que mostrou seu talento no violino e na flauta doce, Gustavo seu filho na mesma rota, solando ou acompanhando talento puro. Bené do CSA, puxando uma do Zeca Pagodinho pra diversificar, Zé Buião do bandolim, alias o nosso mais velho da Confraria toca de tudo e com muita honra tem nos dado o prazer de sua presença, outros músicos como nossa doce Cris, pura MPB, com sua linda voz e uma levada na viola toda sua, Vitor talento novo já também se tornando assíduo nos eventos, os bateristas Julinho do Garatéia e Renato, Ray na guitarra, Ronildo na percussão, Murilo Saxofone dispensa apresentações pois atualmente já é um profissional dono de um swing espetacular, Serginho com sua levada de reggae personalisada enfim se esqueço nomes me perdoem, pois lá se vai uma semana e só agora sentei pra escrever sobre a festa, portanto é bem possível que esqueça de pessoas e coisas que deveria ter transcrito para o nosso blog.
Claro, preciso deixar um grande abraço e agradecimentos para aqueles que nos apoiaram e ajudaram de alguma forma, como por exemplo os responsáveis pelo Lual do Barra Mares, Restaurante Rabo de Saia, a Prefeitura Municipal de Cabrália, Aziz Ramos que pela segunda vez nos brinda com o bolo de aniversário, Niltão e amigos (Veracel) que nos ajudaram na confecção das belíssimas camisetas que infelizmente só foi possível presentear os artistas e algumas poucas pessoas em função do número de camisetas que foram feitas, mas não fiquem triste que faremos mais no próximo evento, porém não mais gratuitamente.
Não posso deixar de falar também no IASA que através da nossa amiga Lola, gentilmente trouxe os meninos de Santo André para uma apresentação com instrumentos criados pelo luthier Marcelo Bottini e confeccionados pelas próprias crianças, trabalho espetacular que merece todo nosso apoio e a Confraria abre os braços para esse tipo de iniciativa. O artesanato esteve presente (vide fotos), nas barracas com material em casca de côco, instrumentos musicais do Marcelo, peças em papel marchê da Márcia Santana, entalhes e esculturas em madeira bruta do grande artista Marcos Fagundes, moveis rústicos trazidos por nosso amigo Cláudio Benfica de artesãos do bairro Tânia, Jorge Martins, do Circuito Cultural lusófono, apresentando a arte literária portuguesa com vários livros, enfim, tudo estava perfeito e assim decorreu a noite na mais tranqüila e gostosa harmonia para deleite dos artistas e público presente.
Pois bem, acho que já falei bastante e agora vou deixar vocês com as fotos do evento, um vídeo e algumas faixas gravadas ao vivo durante o evento pelo nosso amigo e colaborador Eduardo Macal, por aqui fico e até o próximo evento... fui! (Ray Rangel)