segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Domingo foi dia de confraternização no Casarão

No último domingo (29), centenas de pessoas se reuniram no Casarão para uma confraternização que contou com a presença do Prefeito Jorge Pontes e Secretários Municipais.
Na festa os presentes receberam Afonso Florence, que enquanto foi Secretário de Desenvolvimento do Estado da Bahia foi responsável por conquistas importantes para o município de Santa Cruz Cabrália, como casas populares, sistema de abastecimento de água e, principalmente, a Praça da Juventude.

Abaixo algumas fotos:

Fotos: Toni Ormundo e Jornal O Farol


Domingo com festa e churrasco no Casarão

Juventude também marcou presença no encontro
Afonso Florence chegou em carreata com Prefeito Jorge Pontes e o cacique Aruan


Prefeito Jorge Pontes com Dona Janete, Secretário Castilho e o Vereador Luciano Monteiro
Jorge Pontes, cacique Aruan, Afonso Florence e Terezinha Almeida (Presidente do PT / SC Cabrália)
Prefeito Jorge Pontes fala do apoio que recebeu de Afonso Florence na conquista de benefícios para o município
Vereador Luciano Monteiro também manifesta seu apoio à candidatura de Afonso Florence para Deputado Federal

 
 
 

 

Associação Nutrivida inaugura novas instalações


O sábado (28) foi de festa na Associação Nutrivida, em Coroa Vermelha, com a inauguração da ampliação da sede da instituição. Na ocasião foi celebrada uma missa no interior do prédio, que durante a cerimônia recebeu a bênção do padre José Carlos.
A Associação Nutrivida é a realização de um sonho do casal Albano e Margarida Cunha, que graça à generosidade de benfeitores como a Planevale de São José dos Campos e das Associações italianas Beata Gianna Beretta Molla e Associação Cucciolo, tem desenvolvido ao longo dos últimos anos um belíssimo trabalho no município de Santa Cruz Cabrália, atendendo atualmente 120 crianças e adolescentes.
Participaram da celebração as famílias das crianças atendidas pela Nutrivida, bem como os benfeitores da instituição, além de autoridades locais que também foram prestigiar o evento, como o Prefeito Jorge Pontes e a primeira-dama e Secretária Janete Pontes.
Além da inauguração das novas instalações da Nutrivida, o evento comemorou também os 25 anos da presença das Irmãs Franciscanas Angelinas no Brasil.

Confira algumas fotos desta festa:

Fotos Joel Santos


 
 
 

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

2º Trilhão Costela Fogo de Chão

Cabrália realiza I Encontro de Educação Infantil


Aconteceu nesta quinta-feira (26), o 1º Encontro de Educação Infantil de Santa Cruz Cabrália. O encontro reuniu na Secretaria de Educação mais de 60 profissionais que trabalham com crianças de 3 a 5 anos nas escolas do município.
Entre os presentes estavam a Secretária Terezinha Almeida, bem como o diretor de Gestão, Edilson Brito, a diretora de Ensino Maria Angélica Piedade Lyrio e as coordenadoras de Ensino Fundamental I e II e Educação Infantil, Maria Virgínia Freire e Cristiane Monteiro.
Este foi o primeiro de muitos encontros, enfatizou a Secretária de Educação, quando se referia à importância da Educação Infantil e da relação estreita que pretende manter com os professores do município. De acordo com a Secretária, serão os professores, junto com a equipe da Secretaria, os responsáveis pelo novo momento que começa a ser vivido pela Educação de Cabrália.
O encontro aconteceu num clima de descontração onde foram apresentadas algumas dinâmicas para servirem de exemplo do que pode ser levado às salas pelos professores.
De acordo com a organização, o principal objetivo foi ouvir os profissionais e saber quais são as maiores dificuldades e desafios do trabalho com as crianças pequenas, sendo também uma oportunidade de trocarem experiências. Além disso, foram discutidas propostas de trabalho e jogos para cada idade.
Na opinião da professora Elisângela, que leciona na escola de educação infantil do bairro da Tânia, o encontro foi positivo porque deu “oportunidade de juntar os professores para somar, trocar experiências, corrigir os erros e enriquecer a prática nas escolas”.
Satisfeitos com o resultado do 1º Encontro de Educação Infantil, os organizadores já estão planejando o segundo encontro ainda para este ano. O próximo passo é realizar oficinas voltadas à educação infantil.


 
 





quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cabrália realiza reunião para discutir implantação do PAA no município


Dando continuidade à implantação do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Santa Cruz Cabrália, representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram na tarde de terça-feira (24) na Casa de Belmonte para discutirem sobre o cumprimento das exigências da lei 11.497/2009, que determina a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar para a alimentação escolar e definirem o Conselho do PAA.
Estiveram presentes ao encontro o Prefeito Jorge Pontes, a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania Janete Pontes, o Diretor Municipal de Agricultura José Carlos da Purificação, além de representantes dos agricultores, do sindicato dos trabalhadores rurais e do MST.
A lei 11.497/2009 obriga que no mínimo trinta por cento dos recursos do FNDE sejam destinados à compra dos produtos da agricultura familiar, dispensando o processo licitatório desde que os preços sejam compatíveis com os valores vigentes no mercado local e os alimentos atendam às exigências do controle de qualidade. Dessa forma, os agricultores têm oportunidade de ampliar o mercado, sendo que é preciso que eles estejam aptos a fornecerem os alimentos na quantidade, variedade e dentro dos prazos demandados pela merenda escolar.
O município já está realizando o cadastro dos agricultores aptos a fornecerem os gêneros alimentícios.
Fazem parte do Conselho:
Sociedade Civil:
- Geranice Abreu Monteiro Peixoto (Pastoral da Criança)
- Albano Couto da Cunha (Associação Nutrivida)
- Edvaldo Alves (Sindicato dos Trabalhadores Rurais)
- Antônio Pestana de Lima (MST)
- Rogério Costa dos Reis (Produtor Rural)
- Emerson Rocha Terra (Associação)
- Ninete Bonfim Maranhão (Indígena)
Poder Público:
- Terezinha Almeida (Secretária de Educação)
- Rosiene Assis Nascimento (representante da Secretaria de Desenvolvimento Social)
- José Carlos da Purificação (Diretor Municipal de Agricultura)


Prefeito Jorge Pontes apresenta novo secretariado

Na última terça-feira (24), o Prefeito Jorge Pontes se reuniu com servidores na sede da Prefeitura para apresentar os novos secretários de governo e falar dos novos rumos da administração pública de Santa Cruz Cabrália. Além dos servidores, também participaram os vereadores Fabiano e Luciano.
Em breves palavras, Jorge Pontes falou sobre sua permanência no cargo, declarando que sempre confiou na justiça, sobretudo na divina, mas também na dos homens, sendo que ambas não tardaram e a verdade prevaleceu.
Em seguida, convocou todos os servidores públicos a prestarem atendimento com excelência em suas funções. “Somos todos servidores públicos e como tal temos a obrigação de servir à população com um serviço de qualidade, o que começa com o bom atendimento”.
Quanto ao novo secretariado, primeiro Jorge Pontes apresentou o Dr. Márcio Rocha, da Saúde. Em seguida, foi a vez da professora Terezinha Almeida, que deixou a Cultura para assumir a Secretaria de Educação. Já a pasta de Gestão e Finanças está a cargo no secretário Marcos Vinícius Gaudard Tavares. As demais secretarias continuam sob o comando dos mesmos secretários nomeados no início da gestão (Infraestrutura: Fernando Oliveira, Turismo e Meio Ambiente: Mariléia Monteiro, Agricultura e Pesca: Lannes Almeida, Governo: José Castilho Andrade e Desenvolvimento Social e Cidadania: Janete Pontes), restando ainda definir as Secretarias de Cultura e Assuntos Indígenas.


Destaque: Secretário Marcos Vinícius (Gestão e Finanças) à direita do Prefeito Jorge Pontes

Destaque para o novo Secretário de Saúde, Dr. Márcio Rocha, à esquerda do Prefeito Jorge Pontes


terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pescadores de Cabrália terão Fábrica de Gelo

Já está instalada no município de Santa Cruz Cabrália a fábrica de gelo conseguida graças à parceria entre Prefeitura, através da Diretoria de Pesca, Colônia de Pescadores Z-51 e Ministério da Pesca e Aquicultura.
A aquisição faz parte do Projeto Apoio à Cadeia Produtiva do Pescado Proveniente de Pesca Artesanal, através do qual o município foi contemplado com a fábrica que tem capacidade de produzir 1,2 toneladas de gelo por dia.
A fábrica de gelo funcionará na Rua da Embasa, bairro Capitão Luiz de Matos. Embora a localização ideal fosse à beira do cais, não havia como disponibilizar um espaço para a fábrica nessa área dentro dos prazos estabelecidos pelo Ministério, sendo decidido em reunião entre a prefeitura e a diretoria da Colônia que o bairro Capitão Luiz de Matos seria o local mais indicado, uma vez que concentra grande número de pescadores, catadoras de camarão e ambulantes, que serão os principais beneficiados com o gelo produzido.
Para que a fábrica fosse instalada, foi fundamental a contrapartida da Prefeitura, que cedeu o terreno e todo material necessário à implantação da estrutura (caixa de brita, poste para padrão trifásico, instalação de água e cerca). Com isso, o município ficou apto a receber os equipamentos no valor de R$ 258.713,32.
A fábrica de gelo em breve estará em pleno funcionamento, estando dependendo apenas da vinda de um técnico do MPA para a vistoria e análise dos equipamentos. A inauguração está prevista para a segunda semana de setembro e a administração da fábrica ficará a cargo da Colônia Z-51, a fim de que a comunidade pesqueira tenha mais uma alternativa de renda.


Terreno cedido pela Prefeitura sendo preparado para a instalação da fábrica