segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Confira a programação da Festa da Padroeira

As comemorações da Festa da Padroeira já começaram.
Domingo (dia 29/11) aconteceu a I Gincana de Nossa Senhora da Conceição e a carreata. À noite, foi celebrada a Santa Missa, homenageando taxistas, mototaxistas e motoristas.

Durante todos os dias de festa haverá:
- Ofício Mariano, às 6:00, na Igreja Matriz.
- Confissões às 18:00
- Terço (D. Loura), às 19:00
- Santa Missa, às 19:30
- Barracas de Confraternização e Música ao Vivo

Veja a programação a partir do segundo dia:

30/11 (segunda-feira) – 19:30
Presidente da Celebração: Frei Marcos
Liturgia: Paróquia Nossa Senhora da Pena
Homenageados: Comerciantes, Hoteleiros e Pousadeiros

01/12 (terça-feira) – 19:30
Presidente da Celebração: Pe. Edivaldo
Liturgia: Quase Paróquia Santo Antônio
Homenageados: Agentes de Saúde, Enfermeiros, Médicos, Dentistas e toda área de saúde

02/12 (quarta-feira) – 19:30
Presidente da Celebração: Frei Jarilson
Liturgia: Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Eunápolis/BA
Homenageados: Pastoral do Dízimo e Pastoral Litúrgica

03/12 (quinta-feira) – 19:30
Presidente da Celebração: Pe. Stanislaw
Liturgia: Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda
Homenageados: Pastoral da Criança e Pastoral Bíblico-Catequética

04/12 (sexta-feira) – 19:30
Presidente da Celebração: Pe. Gilvan
Liturgia: Nossa Senhora Sagrado Coração de Jesus
Homenageados: Apostolado da Oração, RCC, MFC e Legião de Maria

05/12 (Sábado) – 19:30
Presidente da Celebração: Pe. Lindomar
Liturgia: Paróquia Sagrada Família
Homenageados: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Funcionários Públicos

06/12 (Domingo)
8:00 – Primeira Corrida Rústica de Nossa Senhora da Conceição (Saída Cruz de Coroa Vermelha / Chegada Praça da Matriz)
19:30 – Santa Missa
Presidente da Celebração: Pe. Manoel
Liturgia: Q. Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Homenageados: Batismo, Crisma e Irmãs Angelinas

07/12 (segunda-feira) – 19:30
Presidente da Celebração: Pe. Reinaldo
Liturgia: Paróquia São Sebastião
Homenageados: C. São Francisco, C.N. Senhora de Fátima, C. Santa Terezinha, C. São Mateus, C. São Miguel, Vila Beata, Terra de Cabral e Capitão Luiz de Matos

08/12 (terça-feira) – Dia de Nossa Senhora da Conceição
5:00 – Alvorada
8:00 – Primeira Ação Comunitária de Nossa Senhora da Conceição (Praça da Matriz)
16:00 – Procissão
18:30 – Santa Missa
Presidente da Celebração: Dom José Edson
Liturgia: Matriz e São Francisco
Homenageados: Todos os devotos de Nossa Senhora da Conceição

Prefeitura prepara Cidade Histórica para Festa da Padroeira


Funcionários aparam a grama


Retocam a pintura


Restauram a iluminação


E ornamentam a fachada da igreja


Para deixar a Cidade Histórica pronta para receber a população
de Santa Cruz Cabrália na Festa de Nossa Senhora da Conceição

Ações das Polícias Civil e Militar contra o tráfico de drogas continuam em Santa Cruz Cabrália

Neste domingo 29/11/09, por volta das 09h30 foi a vez de ser preso Danilo dos Santos Araújo em sua residência que também funcionava como ponto de vendas de drogas na Rua Coroa Vermelha, nº 109, Povoado de Santo Antonio.
Foram apreendidos com ele 27(vinte e sete) pedras de crack, 01(um) revólver calibre .32 com três cartuchos, 01(uma)balança de precisão, 05(cinco) aparelhos celulares, R$ 110,00 provenientes da venda da droga e 01(um) canivete.
Segundo o Delegado Wendel Ferreira e o Tenente Uendel Bonfim, o Danilo além de traficar, vinha realizando várias ameaças aos moradores locais para não ser atrapalhado em seu “negócio”. O tenente destacou ainda a importância das denúncias anônimas realizadas pela população que está cansada desta invasão das drogas na região.
“Continuem denunciando, mesmo que não ocorra a prisão imediata, pois em algumas situações é necessária uma investigação mais aprofundada.”
As denúncias podem ser realizadas através do 190.

“Encontro Pelas Águas” reúne povos indígenas em Coroa Vermelha


Apresentações Indígenas

Cacique Aruâ com Xepa (Diretor de Pesca) e Antônio Carlos, Secretário
Municipal de Assuntos Indígenas

Abertura do evento contou com a presença do Prefeito Jorge Pontes

Promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), o evento reuniu representantes das aldeias Pataxó, Kiriri Canta Galo, Kiriri Mirandela, Tuxá, Kaimbé, Pataxó Hã Hã Hãe e Tupinambás nos dias 27 e 28 de novembro, em Coroa Vermelha.

CEU/SINEBAHIA divulga vagas de emprego da semana:

Auxiliar de Cozinha – sexo masculino – Sem CTPS – 6 vagas
Auxiliar de Escritório – sexo feminino - Com CTPS – 1 vaga
Açougueiro – sexo masculino - Sem CTPS – 1 vaga
Confeiteiro – sexo masculino - Sem CTPS – 1 vaga
Stwart – sexo masculino - Sem CTPS – 2 vagas
Cumim sexo masculino - Sem CTPS – 2 vagas
Garçom – sexo masculino - Sem CTPS – 3 vagas
Carpinteiro – sexo masculino - Sem CTPS – 1 vaga
Saladeiro – sexo masculino - Sem CTPS – 1 vaga
Pedreiro – sexo masculino - Sem CTPS – 10 vagas
Servente de Pedreiro – sexo masculino - Sem CTPS – 10 vagas
Monitor de Esporte e Lazer – sexo feminino - Sem CTPS – 1 vaga

Os interessados devem comparecer com urgência ao CEU/SINEBAHIA, localizado na Rua Pero Vaz Caminha, s/n – Centro Tel.: 3282-1115

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

I Conferência das Cidades: Oficinas Temáticas acontecem neste sábado


Participe das Oficinas Temáticas da 1ª Conferência Municipal das Cidades / Santa Cruz Cabrália. É neste sábado, dia 28, a partir das 9 horas da manhã, no Colégio Terezinha Scaramussa.
Serão quatro eixos temáticos:
I - Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal;
II - Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano;
III - A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento;
IV - Relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano.
Compareça!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

E Cabrália amanheceu triste...

Hoje Cabrália amanheceu triste, faleceu na noite de ontem 25 de novembro de 2009, uma das figuras mais excepcionais que eu tive o grande prazer de conhecer e conviver nesses meus trinta anos de Terra Mater. Humilde, alegre, prestativa, amiga ao extremo, e aí eu poderia citar mais uma infinidade de adjetivos pra demonstrar todas as suas qualidades. Filha de uma família de muitos, logo se tornou seu esteio principal pela sua criatividade e capacidade de trabalho. Cozinheira de mão cheia é conhecida pelo tempero maravilhoso, simples e caseiro que fizeram dela uma das pessoas mais conhecidas e freqüentadas em seu famoso restaurante “Garatéia”.
Quem já veio a Santa Cruz Cabrália a passeio e não almoçou na “Aléa”, foi a Roma e não viu o Papa. Sua extrema simpatia e bondade cativavam qualquer um, não havia um cliente ou amigo que não se encantasse, não só pelo estômago como pelo seu carisma. Seu companheiro de luta, nosso amigo Julio Grilo e seu filho Juninho, choram com a perda irreparável que o destino lhes impôs, como também choramos todos nós que a admiravam-na como exemplo de uma pessoa de conduta irrepreensível como ser humano. E ao pensarmos que Deus estará sendo injusto por nos levar pessoa de tamanha bem querência, poderíamos até mesmo nos revoltar, mas lembremo-nos que Ele nunca fecha uma porta sem deixar outra aberta, para um futuro que desconhecemos, mas que se tivermos fé nos mostrará suas verdadeiras razões. A terra é sim uma local de passagem, acredito que todos temos nossas missões a cumprir nesse mundo material e se repararmos bem, pessoas do quilate da nossa amiga Aléa, tendem a nos deixar mais cedo em função do cumprimento de suas missões antecipadamente, por serem merecedoras de uma vida melhor, de um crescimento espiritual que atingem com suas benevolências em prol dos seus próximos, coisa raríssima hoje em dia, nos seres humanos comuns, normalmente egoístas por excelência. Então é assim que é essa vida, só poderemos guardar em nossas lembranças as coisas boas que ela nos passou e ensinou, quem sabe possamos aprender um pouco da forma linda e exemplar de ser humana, de ser mãe, irmã, tia, filha e amiga, amiga de verdade.
Dizem que o sofrimento fortalece o espírito, nos faz crescer como gente, e podem ter certeza que se ela se foi nesse momento é porque ela queria, mais uma vez, nos beneficiar com esse crescimento, é claro que é isso, tenho convicção, se não ela jamais nos teria abandonado. Cabrália amanheceu triste, sim é verdade, mas a tristeza é um sentimento passageiro como somos todos nós diante da vida, quer queiramos ou não. A alegria retornará aos poucos em medidas distintas para cada um que se entristeceu com sua partida e assim cada um seguirá seu destino e retornará a sua rotina, mas, por favor, lembrem-se e além de tudo, creiam, ela estará em local privilegiado, ou melhor, no “CÉU”. Amém!

Por Ray Rangel

Aviso de Licitação

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ CABRÁLIA
CNPJ Nº 13.635.008/0001-76

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO

O Município de Santa Cruz Cabrália faz saber que realizará Pregão n. 024/09 - Fornecimento de Materiais de Construções, Elétricos e Hidráulicos. Sessão dia: 09/12/2009, Horário às 09:00 hs. Modalidade: Pregão para Registro de Preços. Tipo: Menor Preço por Lote. Informações e Aquisição dos Editais, Setor de Licitações Sede da Prefeitura das 08:00hs as 12:00hs e das 14:00 as 18:00hs, Valor do Edital R$ 20,00. Wérico Marcos Menezes Santana - Pregoeiro.

Alunos da Escola Victurino Figueiredo lançam jornalzinho em Coroa Vermelha


Pais, alunos e a equipe escolar da Escola Victurino Figueiredo, em Coroa Vermelha, participaram na noite desta quarta-feira, 25, do lançamento do jornal “9º News”, produzido pelos alunos do nono ano. A publicação dos alunos, que foi coordenada pela professora Adelaide Alvarenga, trata de assuntos variados e de interesse dos jovens.
Além do jornal, alunos de outras séries também apresentaram os trabalhos confeccionados para a Feira de Arte, Cultura e Literatura, que aconteceu no dia 20 de novembro em Cabrália.
Veja o que foi lançado pelas turmas e as professoras que orientaram os trabalhos:
- Alunos do 5º Ano A, B e C – “Reconto de Fábulas” (Professoras Grace e Cida)
- Alunos do 7º Ano A e B – “Compêndio” (Professora Cleivane)
- Alunos do 8º Ano – Livros abordando o tema “Adolescência” (Professora Adelaide)
Para prestigiar o evento, também estiveram presentes o Vereador Luciano Monteiro e a Vice-Prefeita Professora Ozélia, que lecionava na Escola Victurino.
Após o lançamento e as apresentações dos alunos, integrantes do grupo Stereo SA junto com o aluno Neri Vargas, do 9º Ano, deram um show de Rock’n Roll, animando o público ao som de Nirvana e Pink Floyd.
Parabéns a todos os alunos e professores pelo belíssimo trabalho!







quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mais de meia tonelada de maconha apreendida pela polícia

CÁBRALIA - 557 quilos de maconha prensada foram apreendidos na manhã desta quarta-feira (25) em Santa Cruz Cabrália. Foi o resultado da Operação Prepara Verão III, ação conjunta das polícias Civil e Militar, sob o comando do delegado Wendel Ferreira, titular do município, e do Tenente Uendel Bonfim, comandante da Companhia PM de Santa Cruz Cabrália. Foi uma das maiores apreensões de drogas dos últimos anos na Bahia.
Segundo o delegado Evy Paternostro, coordenador da 23ª Coorpin, a substância entorpecente foi localizada em um sítio, nas imediações do Projeto São Miguel, onde funcionava a sede do tráfico.
Na ação, também foram apreendidas duas espingardas calibre 12, seis espingardas calibre 36, quatro motos, um Fiat Doblô, um Ford Fiesta, um GM Montana, um caminhão baú, uma balança precisão e uma espada samurai.
Foi preso e autuado em flagrante, Admilson dos Santos Sena, 33 anos, natural de Porto Seguro. Outros dois conseguiram fugir. Foram detidos ainda, por suspeita de pertenceram à quadrilha, Reinaldo Antonio Correa, 29 anos, e José Rocha da Silva, 41, ambos naturais de São Paulo. Eles chegam ao sítio quando a polícia estava terminando a ação. Eles serão ouvidos e podem ser indiciados.
"Foi um grande golpe na criminalidade", afirma o Tenente Coronel PM Carlos Maurício Nunes dos Santos, comandante do 8º Batalhão em Porto Seguro.
Ainda de acordo com o delegado Evy, foram encontrados vestígios de que a quadrilha possuía uma tonelada da droga. "Os outros 500 quilos já teriam sido distribuídos na região, porque encontrados 25 pacotes vazios", disse Evy. Ele acredita que a droga veio de São Paulo.
A droga foi periciada por uma equipe da Polícia Técnica e logo após, por ordem do juiz André Marcelo Strogenski, da Comarca local, a maconha foi queimada. Semana passada, na mesma operação, foram apreendidos quase 80 quilos de maconha em Porto Seguro.

Por Joelson Angelo
Fonte: Site Radar64
http://www.radar64.com.br/ler.php?doc=6671

Campanha de Vacinação Anti-Rábica





Foi realizada neste sábado (21) a campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos. Foram vacinados 3.068 animais, o que corresponde a 83,5% do número total desses animais em nosso município, atingindo assim, de forma satisfatória a meta preconizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB.
Os proprietários que não vacinaram seus animais ainda podem realizar a vacinação até o dia 15/12/2009.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

I Feira de Arte,Cultura e Literatura foi um sucesso!!!
















Na sexta-feira,20/11, aconteceu a I Feira de Arte,Cultura e Literatura promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália através da Secretaria Municipal de Educação.
A I Feira de Arte,Cultura e Literatura contou com a participação das escolas municipais,além do PETI,PROJOVEM,CRAS,CEU e Secretaria de Saúde.
Durante a feira houve apresentações de dança,música,jogral,capoeira e também um concurso de desenhos com parceria da Veracel que premiou os melhores desenhos com presentes,dentre eles um computador e uma bicicleta.
Os alunos das escolas,professores e funcionários além da comunidade compareceram em massa para prestigiar a feira.
Um bela iniciativa da Secretaria de Educação!!!

Confira mais fotos no Orkut do Cabralia Informe!!!

Coroa Vermelha ganha um posto policial









Inaugurado hoje,24/11 o posto policial de Coroa Vermelha chega para atender a população e com isso oferecer mais segurança à comunidade.O espaço foi cedido pelo Supermercado Cambuí,a polícia também conta com a parceria do CDL na alimentação do efetivo policial além da parceria com a Prefeitura que desde o início tem apoiado a polícia.
O tenente-coronel Maurício destacou a importância do trabalho em conjunto entre a polícia e a comunidade no combate à violência frisando que todos colherão os frutos dessa parceria.Por sua vez, o tenente Uendel divulgou o número do telefone que será exclusivo para atendimento à comunidade de Coroa vermelha.Com isso,segundo o tenente,o atendimento será agilizado pois o contato da população será direto com os policiais que estarão de plantão na área,não precisando mais passar pela central.
O número do atendimento é 73 88619230.
A inauguração contou com a presença de alguns vereadores,do presidente do CDL,Adilson Ribeiro,do diretor de Turismo Wagner Mateus,do tenente-coronel Maurício,do capitão Vagner,comandante do pelotão de Polícia Rodoviária Estadual,do tenente Uendel e do novo delegado Wendel Ferreira e também da vice-prefeita a profª Maria Ozélia.

Campeonato Municipal de Futsal chega às semi-finais





Quatro times se classificaram para disputar as semi-finais que começam amanhã e serão disputadas em 2 jogos.
O Cabrália enfrenta o Campinho às 20:00h e logo em seguida o Renovação enfrenta o Tigres.
Traga sua torcida e venha prestigiar seu time!!!

Esporte é vida!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Extrato de Termo de Compromisso entre entes públicos para implantação do programa Medicamento em Casa

Termo de Compromisso que entre si celebram o município de Santa Cruz Cabrália,através da Secretaria de Saúde do município e o Estado da Bahia,através da Secretaria Estadual de Saúde,visando a formalização de adesão ao Programa Medicamento em Casa.
Objeto: Formalizar a implantação do Programa Medicamneto em Casa definindo o papel dos Sistemas Municipal e Estadual de Saúde. A formalização da contratação se dará através da fixação de metas,conforme Cláusula Segunda desse Termo.Durante a vigência deste Termo de Compromisso fica a cargo da SESAB a aquisição dos medicamentos e insumos selecionados para o Programa Medicamneto em Casa,conforme resolução da CIB nº 34/2008. Vigência:24( vinte e quatro) meses a partir da data de publicação no DOE. Assinam Dr. Jorge José dos Santos Pereira Solla - Secretário da SESAB e Sr.Paulo Roberto Borges Badaró - Secretário Municipal de Saúde de Santa Cruz Cabrália.Data:22/10/2009.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Caminhada pela Paz reúne estudantes e a comunidade em geral.









Na sexta-feira uma caminhada em defesa da paz promovida pela UNEPAZ reuniu estudantes e sociedade em geral.A caminhada pela paz contou também com a presença da vice-prefeita a prof. Ozélia.

domingo, 15 de novembro de 2009

Prefeito e Secretário de Infra-estrutura vistoriam obras de calçamento no Campinho









Acompanhados pelo vereador Jonhson Peixoto, o prefeito Jorge Pontes e o Secretário de infra-estrutura Fernando Oliveira vistoriam as obras do início do calçamento das ruas do Bairro Campinho.
Essas ruas ficaram esquecidas em gestões anteriores e agora o calçamento já começa a virar realidade.
Na visita o prefeito conversou com alguns moradores e esses se disseram satisfeitos pelo calçamento das ruas.
Uma obra do Governo Federal em parceira com a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália.

Prefeito e Secretário de Infra-estrutura visitam bairro Terra de Cabral que em breve será pavimentado.







O prefeito Jorge Pontes na companhia do Secretário de Infra-Estrutura,Fernando Oliveira e também do Secretário de Finanças,Nildo Botelho fazem visita ao bairro Terra de Cabral para conhecer as ruas onde será feita a rede de esgoto e posterior calçamento do bairro.Os moradores estão acompanhando tudo de perto e o prefeito apresentou a planta da obra.
Essa é uma reinvidicação antiga dos moradores que sonham em ver o bairro com saneamento básico e calçamento.

Garis e Engarregados recebem uniformes.











Uma reinvidicação do Prefeito feita à empresa de lixo que prontamente atendeu ao pedido e uniformizou os garis e serventes com botas,luvas e uniformes novos.
Num café da manhã onde estiveram presentes o Secretário de Infra-estrutura Fernando Oliveira,o Secretário de Finanças Nildo Botelho,o responsável pela empresa de coleta de lixo,Aguinelo e todos os encarregados da limpeza o prefeito Jorge Pontes entregou os uniformes aos encarregados para que passem ao garis.O prefeito frisou a importância do uso do uniforme e principalmente das luvas para segurança e saúde dos garis.
Depois da entrega houve uma confraternização com um belo café da manhã.

Abertura do Campeonato de Futebol de Praia em Santo Antonio







Em Santo Antonio domingo e dia de praia e futebol.Começou o campeonato de futebol de praia organizado pela cabana Santuário e o time de Cabrália foi convidado para fazer a abertura.As meninas se saíram bem na partida e venceram o jogo pelo placar de 3x1.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009